O impacto nas contas
da prefeitura, que vai arcar com o subsídio de R$0,60 até o dia 31 de dezembro,
será na ordem de R$2,5 milhões com recursos livres
A partir de abril,
a tarifa do transporte coletivo de passageiros de Apucarana passará dos atuais
R$3,60 para R$3,00. A redução, que vai atender diretamente a cerca de 20 mil
usuários do sistema, foi definida nesta terça-feira (30/03) pelo prefeito
Júnior da Femac, em conjunto com os vereadores da base.
Para
entrar em vigor, a medida precisa passar por votação na Câmara Municipal.
“Apucarana pode ter absoluta certeza de que tem uma prefeitura, e oito
vereadores que compõem a nossa base, que pensa na população. Essa proposta de
lei foi discutida e idealizada para fazer a diferença na ponta, na mesa das
famílias dos trabalhadores que, com a economia que vão obter ao pagar menos
pelo transporte diário e poderão adquirir mais alimentos”, disse o prefeito
Júnior da Femac, pontuando que R$3,00 era a tarifa praticada no município há 4
anos.
O
projeto de lei que regulamenta a concessão do subsídio deve começar a ser
apreciado a partir desta quarta-feira (31/03) em sessões extraordinárias.
Durante a reunião, Júnior dividiu sua angústia com vereadores e secretários
municipais diante do avanço da pandemia e do “empobrecimento” da população.
“Vivemos o pior momento da pandemia, com recorde de óbitos, pessoas de
diferentes idades adoecendo com a doença que tem nova e mais contagiosa variante
circulando entre nós. Tudo está subindo de preço, os alimentos, o combustível.
Os governos Federal e Estadual já promoveram suas políticas de auxílio. A força
da prefeitura não é muita, mas analisamos juridicamente qual a medida
legalmente possível e a redução da tarifa foi o caminho”, pontuou o prefeito
Júnior da Femac.
“Pode
parecer pouco, mas para uma família que tem duas, três pessoas que usam o
transporte diariamente, significa mais R$60 ou R$90 no bolso para ser gasto no
comércio local em alimentos, remédios”, disse o prefeito, lembrando que a
medida também beneficia indiretamente a economia local. “O mercadinho, a
panificadora, o pequeno comércio de bairro onde as pessoas adquirem o alimento,
o pão diário. O dinheiro permanece girando na cidade”, comentou.
O
impacto nas contas municipais até o dia 31 de dezembro, prazo previsto para
durar o subsídio municipal, será na ordem de R$2,5 milhões. “A concessionária
VAL vai continuar recebendo R$3,60 por cada tarifa. Os R$0,60 serão arcados
pela prefeitura até o final do ano”, esclarece o prefeito Júnior da Femac. De
acordo com ele, os recursos serão do caixa próprio. “O dinheiro que será
empregado no subsídio da tarifa estava reservado para obras de recape agendadas
para este segundo semestre, mas que agora transferimos para o primeiro semestre
do próximo ano”, explica Júnior, frisando que em reunião com a empresa
concessionária cobrou reforço de veículos nas linhas com maior número de
usuários.
O
presidente da Câmara de Vereadores, Francisley “Poim”, disse que a proposta vai
ter a chancela de todos os vereadores da base. “A redução da tarifa do
transporte coletivo é uma medida de grande sensibilidade social do nosso
prefeito que conta com total apoio da Câmara Municipal. Sem dúvida é uma ajuda
que todo trabalhador que usa ônibus estava precisando. O que ele vai economizar
certamente fará a diferença na hora de ir ao mercado, podendo comprar mais”,
avaliou Poim.
O
vice-prefeito Paulo Sérgio Vital salientou que mesmo sem o subsídio, Apucarana
já pratica atualmente a menor tarifa do transporte coletivo em comparação a
outras cidades do mesmo porte populacional. “O subsídio é mais uma forma da
prefeitura ajudar a população, em especial a mais carente economicamente, e
amenizar as dificuldades impostas pela pandemia”, colocou Vital.
Participaram
também da reunião os secretários Municipais Nicolai Cernescu Júnior (Gestão
Pública), Sueli Pereira (Fazenda), o diretor-presidente do Instituto de
Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes,
o diretor-administrativo da Câmara, Cecílio Luz, e os vereadores Marcos da Vila
Reis, Luciano Molina, Jossuela Pinheiro, Tiago Cordeiro, Rodrigo Liévore
(Recife), Luciano Facchiano.
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