segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Servidores alertam Inep sobre alteração indevida no gabarito do Enem

Duas questões sobre racismo abordadas no Enem 2020 tiveram as respostas corretas alteradas no gabarito divulgado pelo Inep, que ignorou o alerta e só corrigiu o gabarito da prova um dia após a divulgação

O Enem teve respostas alteradas indevidamente após a divulgação dos resultados (Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil)

247 - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi alertado por servidores que o gabarito da prova deste ano sofreu alteração indevida após a sua elaboração. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Duas questões sobre racismo abordadas no Enem 2020 tiveram as respostas corretas alteradas no gabarito divulgado pelo órgão, que ignorou o alerta e só corrigiu o gabarito da prova um dia após a divulgação.

Depois da mudança, uma das questões apontava como correta a alternativa que considerava a decisão de uma mulher negra de não querer alisar os cabelos como uma "postura de imaturidade". O questionamento foi elaborado tendo como resposta certa a que identificava o comportamento da mulher como "atitude de resistência".

Outra questão apontava que discriminação racial em sistemas de inteligência artificial, como buscas do Google, estaria relacionado à linguagem. A pergunta original da prova apontava a resposta certa como sendo o preconceito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário