Parceria com
secretaria da Mulher estimula a denúncia do agressor e a busca pela garantia de
direitos
Apucarana é uma
das sete cidades do Paraná a contar com instalações públicas e profissionais
exclusivas para atender mulheres em situação de violência doméstica. O
resultado do trabalho, na esfera pública, do combate à violência, acaba de ser
mostrado em uma pesquisa realizada pelo 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
O
10°BPM divulgou fechou os dados comparativos do número de atendimento de
situações relacionadas com o crime de lesão corporal – violência doméstica
entre 2019 e 2020, constatando um número 45% maior no ano passado.
O Major
Vilson Laurentino da Silva acredita que o aumento no número de atendimentos se
deva à maior divulgação sobre os direitos das mulheres, ao incentivo de buscar
ajuda especializada e ao encorajamento que as mulheres vêm tendo para denunciar
o agressor. Para a secretária da Mulher, Denise Canesin, as ferramentas de
combate à violência doméstica oferecidas pelo poder público municipal, em
parceria com a PM, fazem toda diferença. “O sucesso de nosso trabalho não seria
possível sem o apoio incondicional da Prefeitura e do prefeito Júnior da Femac,
que é muito sensível à causa da violência contra a mulher. A parceria com a PM
confere maior segurança às mulheres que, além de ser atendidas
emergencialmente, serão acompanhadas pela equipe do CAM.”
Em
2020, o 10ºBPM fez campanhas em parceria com a secretaria Municipal da Mulher e
do CAM – Centro de Atendimento à Mulher. Os resultados apontados pelo
levantamento mostram que as mulheres procuraram mais ajuda para sair da
situação de violência doméstica.
10°
BPM: 2019 – 537 Chamadas recebidas
2020 –
781 Chamadas recebidas: aumento de 45%
2019 –
300 casos consumados
2020 –
357 casos consumados: aumento de 19%
Centro
de Atendimento à Mulher: 2019 – 237 casos e 2020
362 casos:
aumento de 52,74%
Especializados Cerca de oito
novos casos são atendidos no CAM por semana, isto é, mulheres atendidas pela
primeira vez no serviço – afora os casos em acompanhamento pelo Centro. O
suporte, tanto no momento da violência doméstica (PM) quanto no pós-atendimento
(CAM), estão cada vez mais especializados. No ano passado, por exemplo, o
10°BPM criou o POP – Procedimento Operacional Padrão – uma padronização do
atendimento policial militar às mulheres, que fornece auxílio e acolhimento e já
é um referencial no atendimento à mulher em situação de violência doméstica em
todo o Estado.
O CAM,
por sua vez, oferece atendimento individual e sigiloso, inteiramente gratuito,
realizado por equipe interdisciplinar exclusiva, composta pelas áreas do
direito, psicologia e serviço social.
Serviço O CAM fica aberto
de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, (Rua Castro Alves, n° 1629 – Jardim
América) e atende pelos telefones (43) 3422-4479 ou 0800 645 4479.
Denúncias
devem ser feitas através do 190.
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