quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Lula: "Estou muito disposto a brigar por esse país, recuperar a soberania e a dignidade dessa nação"

 "Sou muito grato a tudo que o povo brasileiro fez por mim", disse ainda o ex-presidente, que ontem completou 75 anos e luta pela devolução de seus direitos políticos, que foram arrancados por meio de um processo de lawfare que permitiu a volta do neoliberalismo ao Brasil e também a chegada da extrema-direita ao poder


Ricardo Stuckert (Foto: Ricardo Stuckert)

Por Lula, em seu facebook – Estou muito emocionado com as homenagens que recebi hoje. Emocionado com as mensagens dos meus companheiros de partido, dos nossos amigos do PSOL, do PCDOB, do PDT, do PSB, de tantos amigos da luta internacional, da luta sindical, dos artistas, personalidades, cada um de vocês que mandou uma mensagem carinhosa. 

Ao longo do dia me emocionei muitas vezes, desde o discurso da Gleisi Hoffmann na Câmara dos Deputados, até a homenagem a meu neto Arthur, que me fez chorar de saudades.

Sou muito grato a tudo que o povo brasileiro fez por mim. Espero ao completar meus 75 anos que eu continue com a energia de 30 e o tesão de 20. Estou muito disposto a brigar por esse país, reconquistar a soberania e a dignidade dessa nação. Meu abraço em cada um de vocês. Muito obrigado.

 

Ex-porta-voz do governo, general ataca Bolsonaro: o poder 'inebria, corrompe e destrói'

 

O general Otávio Rêgo Barros, ex-porta-voz da Presidência, afirmou em um artigo que Jair Bolsonaro se comporta como um "imperador imortal", sem mencionar o nome de seu ex-chefe. "Infelizmente, o poder inebria, corrompe e destrói!”, destaca

Otávio Rêgo Barros e Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR | Alan Santos/PR)


247 - O ex-porta-voz da Presidência Otávio Rêgo Barros criticou Jair Bolsonaro de maneira indireta por meio de um artigo publicado nesta terça-feira (27) no jornal Correio Braziliense. Embora não tenha citado o nome de Bolsonaro, ele afirma que o poder “inebria, corrompe e destrói”. No texto, Barros também critica os assessores e aliados que se comportam como “seguidores subservientes” pelo fato de o ex-capitão não aceitar críticas contrárias aos seus posicionamentos.  

“Os líderes atuais, após alcançarem suas vitórias nos coliseus eleitorais, são tragados pelos comentários babosos dos que o cercam ou pelas demonstrações alucinadas de seguidores de ocasião”, disse o ex-porta-voz no artigo. “A autoridade muito rapidamente incorpora a crença de ter sido alçada ao olimpo por decisão divina, razão pela qual não precisa e não quer escutar as vaias. Não aceita ser contradita. Basta-se a si mesmo. Sua audição seletiva acolhe apenas as palmas. A soberba lhe cai como veste. Vê-se sempre como o vencedor na batalha de Zama, nunca como o derrotado na batalha de Canas. Infelizmente, o poder inebria, corrompe e destrói!”, diz ele mais à frente.  

Para Rêgo Barros, é preciso que os demais Poderes e instituições devem permanecer vigilantes e firmes contra pressões e abusos. “As demais instituições dessa república — parte da tríade do poder — precisarão, então, blindar-se contra os atos indecorosos, desalinhados dos interesses da sociedade, que advirão como decisões do “imperador imortal”. Deverão ser firmes, não recuar diante de pressões. A imprensa, sempre ela, deverá fortalecer-se na ética para o cumprimento de seu papel de informar, esclarecendo à população os pontos de fragilidade e os de potencialidade nos atos do César”, pontua.

 

Arapongas registra 16 novos casos de Covid-19 e oito curados


Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta terça (27/10) o registro de 16 novos casos de COVID-19 no município e 08 curados. Agora o município chega a 4.561 casos dos quais 4.241 já estão curados (93%), 208 ainda estão com a doença e 112 infelizmente vieram a óbito. Ao todo, já foram realizados 25.524 testes. Sobre estes novos casos a Secretaria de Saúde informa que:
O município possui 76 casos que aguardam resultados. Entre os resultados dos testes públicos e privados realizados no município foram divulgados 79 resultados negativos.
Entre os 15 casos confirmados, estão 08 do sexo feminino com as respectivas idades: 21, 26, 29, 36, 39, 51, 57 e 75 anos.
Do sexo masculino, foram diagnosticados 08 pacientes com as respectivas idades: 15, 25, 31, 36, 37, 39, 45 e 52 anos.
Referente aos pacientes de Arapongas com COVID-19, 02 permanece na UTI e 04 na enfermaria;
Referente aos leitos hospitalares em Arapongas, existem 16,6% dos 30 leitos de UTI e 12,5% dos 40 leitos de enfermaria ocupados;

A Secretaria de Saúde de Arapongas reforça a importância de que a população siga as orientações dos especialistas, mantendo os cuidados de higiene, usando máscaras e evitando aglomerações, inclusive em festas e confraternizações familiares. 

Mais oito casos de Covid-19 são confirmados em Apucarana nesta terça-feira



Mais oito casos de Covid-19 foram confirmados nesta terça-feira (27) pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) em Apucarana. Agora, são 1.588 registros da doença. O município segue com 48 óbitos e tem 93 suspeitas em investigação. O número de recuperados chega a 1.474.

Os resultados positivos de Covid-19 foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). São quatro homens (41, 66, 66 e 72 anos) e quatro mulheres, incluindo duas crianças (6, 11, 40 e 41 anos). Todos estão em isolamento domiciliar.

O Pronto Atendimento do Coronavírus chegou a 11.027 pessoas atendidas presencialmente desde o início da pandemia. O número de pacientes monitorados atualmente é de 293.

Já foram testadas 13.395 pessoas, sendo 7.555 em testes rápidos, 4.634 pelo Lacen (RT-PCR) e 1.206 por laboratórios particulares (RT-PCR).

São 11 pacientes de Apucarana internados, quatro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete em leitos de enfermaria.

O município tem 66 casos ativos de Covid-19.