quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Prefeitura divulga nota de pesar pela morte de Germano Delben

 



O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, manifestou, em nota oficial divulgada nesta quinta-feira, profundo pesar pelo falecimento de Germano Delben, aos 69 anos, vítima de câncer. “Germano Delben é de família pioneira, ligada ao setor da agricultura e que contribuiu com o desenvolvimento da região do Distrito de Caixa de São Pedro. Também foi servidor público municipal e era uma pessoa muito querida na cidade”, manifesta Junior da Femac.

Germano Delben trabalhou na Prefeitura de Apucarana nos períodos de 1993 a 1996 e de 2001 a 2012, onde desempenhou diversas funções nestes dois períodos, chefiando o pátio de máquinas, Gabinete, Procon e Autarquia de Serviços Funerários (Aserfa). Germano era advogado e deixa enlutados esposa, um filho e duas filhas.

O velório aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, seguido do sepultamento no Cemitério da Saudade. 

Luis Arce, candidato de Evo Morales à presidência, lidera pesquisas eleitorais na Bolívia

Luis Arce (Foto: Reprodução)

O candidato Luis Arce, do partido Movimento pelo Socialismo (MAS), o mesmo de Evo Morales, lidera as pesquisas eleitorais a poucas semanas da eleição presidencial na Bolívia, segundo mostrou uma pesquisa de opinião nacional divulgada na quarta-feira (16)

Sputnik - O ex-ministro da Economia, Luis Arce, tem 29,2% das intenções de voto, bem à frente de seu rival mais próximo, o ex-presidente Carlos Mesa, que obteve 19% de votos na pesquisa publicada pela Fundação Jubileu com uma rede de universidades.

Arce foi escolhido pelo ex-presidente Evo Morales para liderar o desafio do MAS de reconquistar a Presidência nas eleições de 18 de outubro - que já foi adiada duas vezes.

As eleições acontecerão cerca de um ano depois da vitória eleitoral em primeiro turno de Morales para um terceiro termo, o que gerou protestos da oposição, acusações de fraude eleitoral e um ultimato dos militares no país contra o governo. O líder indígena, que estava à frente do país sul-americano desde 2006, renunciou e foi forçado a fugir para o México, em meio a ameaças.

A presidente interina Jeanine Áñez - uma ex-senadora conservadora que assumiu após a renúncia de Morales - está em quarto lugar nas pesquisas, com apenas 7%. Já a liderança regional de direita, Luis Fernando Camacho, um dos rostos mais importantes dos protestos pela derrocada de Morales, está em terceiro lugar, com 10,4%.

A organização internacional Human Rights Watch acusa o governo de Áñez de usar o sistema de Justiça do país para perseguir aliados de Morales, o que a ex-senadora nega.

Evo Morales, que vive atualmente exilado na vizinha Argentina, recorreu ao tribunal constitucional de La Paz para anular uma decisão recente da comissão eleitoral da Bolívia, que o proibiu de concorrer nas eleições ao Senado.

 

MDB decide lançar ex-deputado João Arruda candidato a prefeito de Curitiba

João Arruda: ex-deputado foi escolhido após fracasso em negociações com outros partidos (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O MDB de Curitiba decidiu hoje em convenção lançar o ex-deputado federal João Arruda como candidato do partido à prefeitura de Curitiba. A decisão ocorreu depois que o deputado federal e ex-prefeito, Gustavo Fruet (PDT), desistiu da disputa alegando falta de recursos para a campanha. O MDB vinha negociando uma aliança com Fruet.

Após a substituição de Fruet pelo deputado estadual Goura como candidato do PDT, havia a possibilidade do MDB ainda sim fazer aliança com o partido. Também especulou-se como alternativa a candidatura do ex-senador Roberto Requião, o que acabou não se confirmando. No final, prevaleceu a resolução de lançar um candidato próprio com o sobrinho de Requião. Arruda foi candidato ao governo nas eleições de 2018, quando fez 705.976 votos, ou 13,19% dos votos válidos, terceira maior votação.

Fonte: Bem Paraná

Presidente do Nacional-PR morre após ser esfaqueado por ex-jogador do clube



O presidente do Nacional, clube da cidade de Rolândia (PR), foi morto na noite de quarta-feira por um ex-atleta de apenas 20 anos. José Danilson, de 58 anos, recebeu facadas no pescoço e na perna e, mesmo socorrido ao Hospital do Coração de Londrina, acabou morrendo. O motivo do crime teria sido uma possível dívida no valor de R$ 7 mil.

O homicídio aconteceu na rua Santa Catarina, esquina da rua Hugo Maria do Vale, próximo à empresa KonexTelecom, que tem José Danilson como um dos proprietários. Ele foi surpreendido pelo jogador, identificado como Vinicius (Henrique) Corsini (da Silva).

Vinícius deu duas facadas em José Danilson, sendo uma na região do pescoço e uma na perna. Após a agressão, jogou a faca em uma residência próxima e tentou fugir. Mas acabou detido por populares que o seguraram até a chegada de uma viatura da Polícia Militar, que o prendeu e o encaminhou à delegacia.

Ao ser abordado, o jogador afirmou que cometeu o crime por ter uma desavença com o ex-mandatário dos tempos em que atuou no Nacional-PR. O clube teria uma dívida com seu ex-atleta em torno de R$ 7 mil. Vinícius iniciou a carreira no Rolândia e passou por Nacional-PR e São Paulo Crystal-PB. Atualmente, estava sem clube.

FIGURA CONHECIDA - José Danilson Alves de Oliveira era uma figura bastante conhecida na cidade de Rolândia, de 67 mil habitantes, próxima de Londrina. Foi vice-prefeito e três vezes vereador entre 2001 e 2012, inclusive comandando a presidência da Câmara Municipal. Ele iria concorrer à vereança de novo agora neste ano.

Desde 2000 acompanhava o Nacional-PR, clube do qual presidiu a partir de 2007. O time fará a sua estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, a quarta divisão nacional, neste sábado, às 15h30, em casa, no estádio Erich George, diante da Ferroviária-SP.

A diretoria ainda não se pronunciou sobre o caso, mas tudo leva a crer que pedirá adiamento da partida. O clube foi campeão no ano passado da Taça Federação Paranaense de Futebol (FPF) e, por isso, ganhou o direito de disputar a Série D. E jogará a segunda divisão do Campeonato Paranaense agora nos últimos meses do ano.

Fonte: Bem Paraná com Estadão Conteúdo

 

Arapongas registra 27 novos casos de Covid-19, 78 curados e dois óbitos



Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta quarta, (16/09) o registro de 27 novos casos, 78 pacientes curados e 02 óbitos por coronavírus (Covid-19) na cidade. Agora o município chega a 3.984 casos dos quais 3.316 já estão curados (83,2%), 576 ainda estão com a doença e 92 infelizmente vieram a óbito. Ao todo, já foram realizados 20.810 testes. Sobre estes novos casos a Secretaria de Saúde informa que:
91º óbito ocorrido em 15/09: Paciente do sexo feminino, 81 anos, com comorbidades, realizado coleta do exame no dia 03/09 com resultado positivo divulgado no dia 07/09, internada em leito de enfermaria no dia 10/09 sendo transferida para leito de UTI após piora do quadro, vindo a óbito ontem, 15/09.
92º óbito ocorrido em 15/09: Paciente do sexo feminino, 90 anos, com comorbidades, realizado colet do exame no dia 05/09 om reultado positivo divulgado no dia 05/09, internada em leito de enfermaria no dia 05/09 sendo transferida para leito de UTI após piora do quadro, vindo a óbito ontem, 15/09.
A Secretaria de Saúde se solidariza com os familiares.
A Secretaria de Saúde esclarece que os casos divulgados no dia de hoje são resultados de exames realizados em dias anteriores.
Entre os 27 casos confirmados, estão 16 do sexo feminino com a respectivas idades: 11, 20, 26, 31, 32, 34, 39, 40, 41, 41, 42, 45, 45, 46, 51 e 65 anos.
Do sexo masculino, foram diagnosticados 11 pacientes com as respectivas idades: 04, 09, 28, 35, 37, 46, 48, 52, 56, 58 e 68 anos.
Referente aos pacientes de Arapongas com COVID-19, 07 permanecem na UTI e 06 na enfermaria;
Referente aos leitos SUS hospitalares ocupados em Arapongas, existem 60% dos 30 leitos de UTI e 22,5% dos 40 leitos de enfermaria ocupados;
A Secretaria de Saúde de Arapongas reforça a importância de que a população siga as orientações dos especialistas, mantendo os cuidados de higiene, usando máscaras e evitando aglomerações, inclusive em festas e confraternizações familiares.

Apucarana tem mais nove casos confirmados de Covid-19

 

Mais nove casos de Covid-19 foram confirmados nesta quarta-feira (16) em Apucarana pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Agora, o município soma 1.193 registros da doença.  Segundo boletim da AMS, Apucarana segue com 36 óbitos e tem 145 suspeitas em investigação. São 1.101 pessoas recuperadas da doença.

Os resultados positivos são de seis homens (18, 38, 39, 41, 44 e 52 anos) e três mulheres (16, 32 e  48 anos).

São nove pacientes de Apucarana internados no Hospital da Providência, sendo dois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete em leitos de enfermaria.

O Pronto Atendimento do Coronavírus soma 9.237 atendimentos presenciais desde o início da pandemia; 379 pessoas são monitoradas atualmente.

O município chegou a 11.451 testes realizados, sendo 6.945 rápidos, 3.550 RT-PCR Lacen e 956 RT-PCR privado.