sábado, 20 de junho de 2020

Com risco de prisão no Brasil, Weintraub foge para os Estados Unidos


"Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos EUA”, escreveu seu irmão Arthur
Abraham Weintraub
Abraham Weintraub (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 - Abraham Weintraub, o pior ministro da educação da história do Brasil, fugiu para os Estados Unidos. A informação foi prestada por seu irmão Arthur. "Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos EUA."
Weintraub corre o risco de ser preso por ter defendido a prisão dos “vagabundos do Supremo Tribunal Federal” e por estar ligado ao esquema de ataques às instituições e de disseminação de fake news.
A exoneração de Abraham Weintrau ainda não foi publicado no Diário Oficial da União. Na quinta-feira (18), ele anunciou, ao lado de Jair Bolsonaro, que estava deixando a pasta após aceitar o convite para ocupar um cargo de direção no Banco Mundial, onde também deve ser rejeitado.


“Bela Vista e Novo Horizonte” ganham novas luminárias


Os serviços de modernização da iluminação pública integram um pacote de obras no valor de R$ 2,6 milhões que estão atendendo vários bairros de Apucarana 
(Foto: PMA)

O Parque Bela Vista e o Jardim Novo Horizonte recebem desde o início da semana serviços de modernização da iluminação pública. As antigas luminárias de vapor de mercúrio, que oferecem baixa luminosidade, estão sendo substituídas por novas de vapor metálico. Segundo relata o prefeito Júnior da Femac, que vistoriou os trabalhos nesta sexta-feira (19/06), estão sendo renovados 296 pontos.
“Esta é uma das regiões que já recebeu uma série de melhorias em urbanização dentro da gestão Beto Preto. O Novo Horizonte, de forma emblemática, depois de décadas ganhou asfalto e simboliza uma das principais bandeiras da nossa administração, que é atender Apucarana dos bairros para o centro. E agora estamos viabilizando uma melhor iluminação pública, que valoriza ainda mais o bairro e garante maior segurança a todos os moradores”, destaca o prefeito.
O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Lafayete dos Santos Luz, conta que como outros bairros já contemplados com o novo sistema, a iluminação no “Bela Vista e Novo Horizonte” é muito precária. “Os morados de onde já promovemos a troca perceberam a diferença, que é grandiosa”, relata Luz. Segundo ele, estão sendo utilizas três potências. “De acordo com a característica do trecho estamos instalando lâmpadas de 100, 150 ou 250 watts”, diz.
Os trabalhos nos dois bairros devem ser concluídos até meados da próxima semana. “Conforme cronograma, na sequência iremos de imediato para a região do Recanto Mundo Novo e do Núcleo Vale Verde, onde serão substituídas 330 luminárias por novas vapor metálico”, comunica Luz.
Os serviços de modernização da iluminação pública em andamento integram um pacote de obras, no valor de R$ 2,6 milhões, assinado pelo prefeito Júnior da Femac antes do início das medidas de enfrentamento ao coronavírus. O contrato em vigência já beneficiou ao Jardim Colonial, jardins Aviação e Santos Dumont, residenciais Jaçanã, Sumatra I, II e III, Jardim Santiago e Residencial Interlagos.
Os recursos são oriundos da Contribuição de custeio da iluminação pública (Cosip) e prevê, ao todo, a troca de 4.133 luminárias ultrapassadas de vapor de mercúrio e de vapor de sódio, por novas vapor metálico e também de tecnologia LED, em vias de maior movimento localizadas em diversos bairros e área central de Apucarana.
Instalados por uma empresa especializada contratada pelo município via licitação, os equipamentos adquiridos são os mais modernos disponíveis no mercado, possuindo como diferencial um sistema de proteção antivandalismo (pedradas).


Retirada de tocos reduz obstáculos nos passeios públicos


Somente nos últimos 30 dias, foram retirados cerca de 120 tocos de árvores em várias regiões da cidade. 
(Foto: PMA)

A retirada de tocos é uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Apucarana para reduzir obstáculos nas calçadas, promovendo a acessibilidade. Somente nos últimos 30 dias, foram retirados cerca de 120 tocos de árvores que, devido ao enraizamento inadequado para a área urbana, dificultavam a mobilidade.
Passeios com desníveis são empecilho, especialmente para cadeirantes, gestantes, mães com carrinhos de bebês e idosos. “Uma situação emblemática é de um toco retirado nesta semana na Rua Ponta Grossa, em frente ao Edifício Imperador. É um local com um grande fluxo de pessoas e há 20 anos havia ali o toco de uma árvore”, exemplifica Junior da Femac.
A gestão Beto Preto, prossegue o prefeito, contratou uma empresa especializada que vem fazendo a retirada de tocos em vários pontos da cidade. “São as partes dos troncos que permanecem depois que a árvore foi cortada. O serviço é realizado por uma empresa especializada contratada pela prefeitura e está dentro da política municipal de promoção da mobilidade urbana”, frisa Junior da Femac.
A empresa responsável pelos serviços, SK Coleta de Entulhos Ltda, de Apucarana, conta com maquinário específico para o serviço, que inclui uma mini-carregadeira multifuncional compacta, adaptada com triturador. “Nos últimos 30 dias, o serviço de destoca atendeu, além da área central, diversos bairros e também distritos. Uma calçada bem conservada é essencial para garantir o ir e vir de todos, em especial a pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial”, reitera Junior da Femac.


Monumento à Bíblia é revitalizado em Apucarana


Os serviços aliaram preservação do meio ambiente e contemplação da fé 
(Foto: PMA)

A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), promoveu melhorias no Monumento à Bíblica. Localizado junto ao Parque Municipal Biguaçu, próximo ao centro da cidade, o espaço ecumênico é de acesso público e existe desde 2007. Com mão-de-obra própria e intervenções decorativas de baixo custo, a revitalização deixou o ambiente mais receptivo à visitação.
“Trata-se de um local que mostra a importância da palavra de Deus na vida dos apucaranenses. Além de exemplares da Bíblia, o monumento – que é fechado por paredes de vidro – ganhou novos itens de decoração, sendo um muito especial: quadro com a foto de um exemplar do livro sagrado todo escrito a mão, dado à Prefeitura de Apucarana em 1996 pela Igreja Adventista e que está exposto no gabinete municipal”, relata o prefeito Júnior da Femac.
Responsável pelos trabalhos de revitalização, o superintendente da Promatur, Mário Felipe Rodrigues conta que, a pedido do prefeito, os serviços aliaram preservação do meio ambiente e contemplação da fé. “No entorno do monumento promovemos a manutenção da vegetação com poda consciente, limpeza geral e roçagem da vegetação. Realizamos ainda reforço na iluminação, pintura, manutenção das calçadas e decoração com a introdução de cerejeiras artesanais, vasos de flores, novo púlpito para exposição das bíblias, entre outras melhorias”, detalha Rodrigues.
As intervenções receberam aprovação dos visitantes. “Tenho estado no monumento frequentemente e os elogios são muitos. O resultado realmente atingiu os objetivos traçados pelo prefeito Júnior da Femac, levando ao local mais segurança e embelezamento, reaproximando as famílias do local, que além de um ambiente ecumênico de reflexão sobre a importância da palavra de Deus, também é um espaço de lazer”, conclui Mário Felipe, superintendente da Promatur.


Espaço das feiras recebe cobertura com material termoacústico


Ao todo, serão colocadas 400 placas de um material especial, que diminui o ruído da chuva e também a propagação do calor.
(Foto: PMA)

A empresa contratada pelo Município iniciou nesta semana a implantação da cobertura no Espaço das Feiras. Ao todo, serão  colocadas 400 placas de um material especial, que diminui o ruído da chuva e também a propagação do calor. A obra, que está sendo erguida ao lado do Cemitério Municipal da Saudade, será um ambiente para feiras, gastronomia e lazer.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, esteve no local na manhã desta sexta-feira (19/06) vistoriando o início dos trabalhos. “Está sendo colocada uma telha constituída de material termoacústico, que absorve o barulho da chuva e também o calor do sol”, explica Junior da Femac, prevendo que a colocação de todas as placas levará cerca de dez dias.
Estão sendo colocadas 200 placas na dimensão de 3,51 por um metro e mais 200 no tamanho de 5 metros por um. “Trata-se de um material especial, preenchido com poliuretano e revestido interna e externamente por zinco com pintura epóxi branca”, detalha a arquiteta do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento Apucarana (Idepplan) e responsável pelo projeto, Anellize Alves dos Santos Campana
De acordo com o prefeito, a obra vem avançando de acordo com o cronograma previsto. “A empreiteira licitada já executou a pavimentação do ambiente de carga e descarga destinado aos comerciantes, em uma área de 720 metros quadrados, além de construção de meio-fio”, relata Junior da Femac, acrescentando que as obras da estrutura em alvenaria que abrigará sanitários e fraldário também estão em estágio avançado.
Nesta semana, também já foi iniciado o assentamento do piso externo, além da delimitação das áreas onde serão instalados o parque infantil e a Academia ao Ar livre. “Com a finalização da cobertura, 80% do cronograma terá sido executado, faltando apenas obras de acabamento como o piso interno, pintura e instalação elétrica”, cita Junior da Femac.
O Espaço das Feiras consiste em um grande pavilhão coberto, com área de 1.400 metros quadrados, medindo 100 metros de comprimento por 13 metros de largura.  “Um projeto moderno, pensado com muito carinho pela gestão Beto Preto e que certamente também será um novo ponto de encontro da população apucaranense e de visitantes de toda a região”, projeta Jnior da Femac.
Além de 30 pontos gastronômicos fixos, o projeto contempla espaço livre com capacidade para abrigar mais 80 feirantes, com destaque às feiras do produtor rural e do artesanato, que hoje funcionam no Terminal Urbano de Transporte Coletivo Sílvio Stocco.
O projeto deverá receber também, inicialmente uma vez por semana, a Feira da Roupa. “É sempre importante lembrar que Apucarana produz 25% de toda roupa confeccionada no Paraná e vamos garantir um local de comercialização para este importante setor da nossa indústria”, complementa.
O Espaço das Feiras está recebendo investimento municipal de R$ 1,6 milhão, sendo que R$ 1,2 milhão destes recursos são oriundos de devolução da Câmara de Vereadores.  “É uma obra que foi licitada antes do início da pandemia do coronavírus e estamos dando sequência ao cronograma e cumprindo os prazos legais”, observa Junior da Femac.