quarta-feira, 22 de abril de 2020

No Paraná, casos de coronavírus chegam a 1.063 com cinco novos óbitos

(Foto: Josué Damacena/Fiocruz IOC)


O Paraná registra mais 38 confirmações e cinco óbitos pelo novo coronavírus. Óbitos foram registrados em Curitiba, Londrina e São João do Ivaí.
O informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde registra mais 38 casos do novo coronavírus. São 20 mulheres e 18 homens confirmados nas últimas 24 horas. Há casos de pacientes em 111 municípios do Estado.
Os novos casos estão em: Araucária (1), Pinhais (1), Curitiba (7), Ponta Grossa (1), Verê (1), Boa Vista da Aparecida (1), Campo Mourão (2), Querência do Norte (1), Santa Cruz de Monte Castelo (1), Nova Londrina (1), Amaporâ (5), Planaltina do Paraná (1), São João do Caiuá (1), Nova Esperança (5), Paranacity (1), Floresta (2), Maringá (1), Londrina (1), Telêmaco Borba (3), Imbaú (1).
Três pacientes que residiam em Curitiba morreram, três homens com as idades 73, 85 e 93 anos. Em São João do Ivaí o paciente que faleceu foi um homem de 61 anos e em Londrina, uma mulher de 82 foi a óbito em decorrência da doença. Todos os cinco já estava internados.
Fonte: Bem Paraná com SESA


Prefeitura repassa R$ 120 mil para a “Casa do Dodô”


Criada em 2009, residência inclusiva atende a 10 pessoas com necessidades especiais que perderam o vínculo familiar 
(Foto: PMA)

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, oficializou nesta quarta-feira (22), o repasse de R$120 mil para a Casa do Dodô. O recurso é proveniente do Governo Federal e o Município tem a responsabilidade legal de fazer o repasse, mediante o devido cumprimento de todas as normas legais por parte da Casa do Dodô.
O prefeito Júnior da Femac informa que o Município mantém parceria com a entidade, que é uma residência inclusiva destinada ao atendimento de pessoas com necessidades especiais que, por diversos motivos, tiveram o vínculo familiar rompido. “Trata-se de um belíssimo trabalho de resgate social, que tem todo o nosso apreço. Sem dúvidas esses recursos serão muito bem empregados pela entidade”, assinala Júnior.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko relata que a residência inclusiva abriga atualmente 10 pessoas maiores de 18 anos. “A Casa do Dodô é uma entidade que não visa fins lucrativos e, além de apoio governamental, está aberta a receber contribuições da sociedade. Além de recursos financeiros é possível colaborar com materiais escolares, roupas, alimentos, material de limpeza, entre outros itens”, relata a secretária.
O local conta com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social e acompanhamento espiritual. Mais informações sobre a residência inclusiva e como fazer doações podem ser obtidas no site http://casadododo.com.br ou pelo telefone 3422-9728.


Distribuição de máscaras para a população começa na segunda-feira, em Apucarana

O equipamento de proteção individual será entregue nas casas pelo Exército e também através de um “drive-thru”.
(Foto: PMA)

A partir desta segunda-feira (27/04), assim que receber o primeiro lote das empresas fabricantes, o Município de Apucarana iniciará a distribuição de 150 mil máscaras para a população. O equipamento de proteção individual será distribuído nas casas e também através de um “drive-thru” que ficará estacionado no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão).
De acordo com o prefeito Junior da Femac, o equipamento de proteção é de tecido lavável e o objetivo é que cada habitante receba pelo menos uma máscara. “Já havíamos comprado 100 mil máscaras descartáveis destinadas para nossas equipes de saúde, assistência social, órgãos de segurança e Hospital da Providência. Agora, serão 150 mil máscaras para a população e que, após serem lavadas, poderão ser reutilizadas”, frisa Junior da Femac.

A Prefeitura contará com o apoio do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) para fazer a distribuição nos bairros e distritos. “Quero agradecer ao tenente-coronel Alexandre Colombo, comandante do 30º BIMec. Obrigado por atender ao nosso pedido e se prontificar em ajudar. Já nos reunimos com membros do 30º BIMec e a logística de distribuição está definida”, reforça.

Santa Catarina reabre comércio e shopping lota no primeiro dia (vídeo)


Comandado por Carlos Moisés (PSL), o governo de Santa Catarina anunciou a reabertura gradual de algumas atividades, dentre elas comércio e templos religiosos
Templos religiosos também foram reabertos pelo governo catarinense
Templos religiosos também foram reabertos pelo governo catarinense (Foto: Mauricio Vieira/ Secom | Divilgação/NSC)

247 - O governo de Santa Catarina anunciou o retorno gradual de atividades e serviços no estado, entre elas o comércio. De acordo com o governador Carlos Moisés (PSL), "essa retomada de atividades está sendo feita de forma muito responsável e calculada, inclusive com o uso de ferramentas que medem o impacto de cada movimento que o governo faz". 
O estado tem pelo menos 1.063 confirmações e 35 óbitos provocados pelo coronavírus. Em nível nacional são 43.079 confirmações e 2.741 óbitos, de acordo com site criado pelo governo para disponibilizar a atualizações de casos e falecimentos por conta de covid-19.


Em Florianópolis, um decreto publicado na sexta-feira (17) no Diário Oficial do município prevê que, para reabrir, os comerciantes precisaram garantir que apenas um cliente por atendente entre no estabelecimento e que haja espaço de quatro metros quadrados entre as pessoas.
"Contamos também com a colaboração de todos os catarinenses para que sigam as regras estabelecidas, a fim de evitar o contágio", disse o governador.
Templos e igrejas já podem receber fiéis nesta terça-feira (21). Essas localidades devem funcionar com apenas 30% da capacidade total, mas está proibido o acesso de pessoas que estejam no grupo de risco, como idosos e doentes crônicos. Os fiéis devem manter distância de 1,5m entre si e usar máscaras de proteção. Cada templo terá que dispor álcool em gel.
A vigilância sanitária fiscaliza o cumprimento das normas.


Doria faz autocrítica por voto em Bolsonaro: não imaginava que seria tão irresponsável


O governador de São Paulo, João Doria, diz que Bolsonaro se alinha ao lado de ditadores e foi contido pela ação dos governadores
João Doria e Jair Bolsonaro
João Doria e Jair Bolsonaro (Foto: GOVSP | PR)

247 – O governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, fez uma autocrítica por ter votado em Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições presidenciais de 2018. "Não tinha a perspectiva de ter um presidente que pudesse vir a ter comportamentos tão irresponsáveis, tão distantes da verdade, tão condenáveis sobretudo numa situação de pandemia como essa", disse ele, em entrevista a Sérgio Dávila, na Folha de S. Paulo. Ele disse ainda que Bolsonaro "felizmente não conseguiu implementar a sua irresponsabilidade, pois os 27 governadores dos estados tiveram uma posição oposta e defenderam a vida". 
Ele disse ainda que é falso o dilema entre economia e saúde. "Não há economia que possa sobreviver a um saldo de mortes, em que pessoas padecem, sofrem, perdem vidas, amigos que se vão, familiares que são sepultados, a um cenário macabro. Preciso primeiro salvar vidas. Salvando vidas, salvaremos também a proteção social, aqueles que precisam de ajuda nesse momento para sobreviver. Na sequência vem a recuperação econômica, lembrando que o isolamento em São Paulo foi o mais leve de todos os implementados pelos estados", afirmou. As medidas de saída do isolamento devem ser anunciadas no dia 8 de maio.

Brasil tem 2.906 mortes e 45.757 casos de coronavírus, diz ministério


Segundo balanço divulgado pelo ministério da Saúde nesta quarta-feira (22), Foram 165 mortes a mais em comparação com a terça-feira (21)
Protegidos com mascaras por causa da pandemia do Coronavírus, paulistanos caminham na avenida Paulista
Protegidos com mascaras por causa da pandemia do Coronavírus, paulistanos caminham na avenida Paulista (Foto: Guilherme Gandolfi)

247 - O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (22) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os principais dados são:
  • 2.906 mortes, na terça eram 2.741.
  • 45.757 casos confirmados, na terça eram 43.079.
  • São Paulo tem 1.093 mortes e 15.385 casos confirmados.


Carla Zambelli ataca Alexandre de Moraes do STF: faz parte de um plano com Maia para derrubar Bolsonaro


Zambelli questionou porque Moraes se reuniria em São Paulo com Maia: “Assim como minha vida é um livro aberto, Alexandre podia deixar claro o que faz nas reuniões não oficiais em SP na Rua Curitiba com Rodrigo Maia”
(Foto: Agência Câmara)

247 - A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli atacou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, acusando-o de fazer parte de um plano com o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, para derrubar Jair Bolsonaro.
“Rodrigo Maia trabalha com governadores, vices e até o ministro do STF Alexandre de Moraes para derrubar o presidente Jair Bolsonaro”, disse no Twitter nesta quarta-feira, 22. Zambelli questionou porque Moraes se reuniria em São Paulo com Maia: “Assim como minha vida é um livro aberto, Alexandre podia deixar claro o que faz nas reuniões não oficiais em SP na Rua Curitiba com Rodrigo Maia”, escreveu no Twitter.

Na madrugada desta quarta, STJ marca julgamento de Lula com início para o mesmo dia


"Como é um julgamento virtual, ou seja, sem debate, a parte tem que ter o direito de ter um prazo para se opor à sua realização. E isso não aconteceu", enfatizou o advogado Cristiano Zanin Martins
(Foto: Ricardo Stuckert | Felipe Gonçalves/247)

247 - A defesa do ex-presidente Lula apresentou nesta quarta-feira (22) um pedido para que o julgamento marcado na madrugada sobre o caso do triplex do Guarujá (SP) seja retirado da pauta ou anulado, caso venha a acontecer, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação é da jornalista Bela Megale, do jornal O Globo.
"Como é um julgamento virtual, ou seja, sem debate, a parte tem que ter o direito de ter um prazo para se opor à sua realização. E isso não aconteceu", enfatizou o advogado Cristiano Zanin Martins, afirmando que a movimentação do processo não obedeceu o regimento interno da Corte, pois “não foi devidamente publicada, em tempo e modo, suprimindo a reboque o direito da defesa de apresentar memoriais, ter conhecimento prévio do julgamento para se preparar, bem como eventualmente opor oposição ao julgamento virtual”.
O relator do processo é o ministro Félix Fischer e está sendo apreciado em sessão virtual que começa nesta quarta (22).
A defesa aponta que “não podem ser surpreendidos por julgamentos lançados na madrugada para ocorrer na mesma data”. O julgamento só foi lançado no sistema no início da madrugada, à 1h, com início do julgamento na mesma data. Neste modelo, não há debate entre os ministros, eles apenas depositam seus votos até o dia 28, quando termina a sessão.
Os advogados lembram ainda há pendente um pedido de suspeição de Sergio Moro como juiz da ação que pode ser apreciado a qualquer momento no Supremo Tribunal Federal (STF), o que anularia toda o processo do triplex.


Bolsonaro volta a incitar ataques à imprensa: “inventam tudo” (vídeo)


"Eu não vou falar com a imprensa. O que eu li hoje inventam tudo. Então pode continuar inventando aí", disse Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, em mais uma de suas cenas em frente ao Palácio da Alvorada
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 - Jair Bolsonaro voltou a atacar a imprensa nesta quarta-feira (22) ao afirmar que a mídia “inventa tudo”. "Eu não vou falar com a imprensa. O que eu li hoje inventam tudo. Então pode continuar inventando aí", disse sem explicar a razão da sua irritação. Ainda segundo ele, a imprensa é “canalha”. 
“Tenho um parente meu que é lotérico. Em uma cidade pequenininha. Toda vez que eu falo em lotérica, essa imprensa canalha diz que eu estou fazendo pelo meu parente. Não tem nada a ver com isso", disse Bolsonaro em referência ao irmão Ângelo, proprietário de uma lotérica em Eldorado, no interior de São Paulo. A declaração de Bolsonaro foi feita após um apoiador perguntar sobre as medidas adotadas por ele em relação às lotéricas.
Em março, Bolsonaro publicou um decreto determinando a abertura das casas lotéricas de todo o país em meio às medidas de isolamento social adotadas por estados e prefeituras visando conter a pandemia causada pelo novo coronavírus.