sábado, 21 de março de 2020

Governo do Paraná reduz horário de atendimento de órgãos públicos por causa do coronavírus

Foto: Arnaldo Alves/AEN
(Foto: Arnaldo Alves/AEN)


O governador Ratinho Junior (PSD) assinou nesta sexta-feira (20) um novo decreto (4.310/2020) que institui redução de jornada para os servidores públicos. A medida acresce critérios mais objetivos no primeiro decreto de combate ao novo coronavírus (Covid-19), emitido na segunda-feira (4.230/2020), e se soma a outras inúmeras iniciativas do governo do Estado para evitar a proliferação da doença.
O documento estabelece que os titulares dos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional deverão fixar expedientes presenciais diários apenas entre 13 horas e 17 horas. As chefias também poderão, após análise justificada da necessidade administrativa e dentro da viabilidade técnica e operacional, suspender total ou parcialmente o expediente.
O atendimento presencial ao público e o regime de teletrabalho para servidores, resguardando a manutenção dos serviços considerados essenciais, já estão sendo adotados nas repartições públicas desde o começo da semana. Pela resolução, deve ser resguardado quantitativo mínimo de servidores em sistema de rodízio, através de escalas diferenciadas e adoções de horários alternativos.
Essa medida não engloba servidores da Secretaria da Saúde, da Secretaria da Segurança Pública, Defesa Civil e Casa Militar.
Prazos – Entre as medidas administrativas adotadas pelo governo do Estado, também ficam suspensos os prazos recursais e de defesa de interessados nos processos administrativos e acesso aos autos dos processos físicos, por trinta dias. Elas, podem, inclusive ser prorrogadas.
Fonte: AEN

Preso no Paraguai, Ronaldinho Gaúcho vai ganhar churrasco dos presos pelo aniversário de 40 anos


Ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, que completa 40 anos neste sábado (21), irá comemorar o seu em um presídio de segurança máxima em Assunção, no Paraguai. Ele foi preso ao tentar entrar no país com documentos falsos
Ronaldinho preso

247 - O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, que completa 40 anos neste sábado (21), irá comemorar o seu aniversário na prisão. Ele está em um presídio de segurança máxima em Assunção, no Paraguai, desde que tentou untar no país com documentos falsos. Segundo informações da ESPN, os presos farão um churrasco para homenagear o ex-atleta. 
A defesa de Ronaldinho chegou a pedir que ele e o irmão Assis, preso juntamente com ele, fosse transferido para o regime de prisão domiciliar, mas a solicitação foi negada pela Justiça paraguaia.

Agricultores do Paraná são absolvidos pela Justiça e acusam perseguição de Moro


Operação Agro-Fantasma ajudou a desmontar Programa de Aquisição de Alimentos
Na sentença do último processo da operação, expedida em fevereiro deste ano pela juíza Gabriela Hardt, fica constatada a falta de provas para as acusações - Wellington Lenon
Brasil de Fato - Em 2013, a Polícia Federal deflagrava a chamada operação Agro-Fantasma, com o objetivo de investigar supostas fraudes no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). À época, o então juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, decretou a prisão preventiva de ao menos dez agricultores de 14 municípios do Paraná. Eles ficaram presos de 60 a 90 dias, antes mesmo do processo criminal.
De 2013 até 2020, a operação apresentou oito ações penais, conduzidas pelo Ministério Público Federal, tendo como acusados cerca de 40 pessoas, entre pequenos agricultores e funcionários da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Até meados de 2019, sete dessas ações haviam sido concluídas, com absolvição de todos os acusados.