sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Apucarana projeta recapeamento de ruas em paralelepípedo


Prefeito Júnior da Femac determinou estudo para viabilizar o recapeamento asfáltico de trechos ainda em paralelepípedo das ruas Bela Vista, Francisco Corrêa Assis e Horeslau Saviski 
(Foto: PMA)

Como faz frequentemente, o prefeito Júnior da Femac percorreu nesta semana diversos bairros visando identificar demandas a serem atendidas pela prefeitura. Em passagem pela região do bairro Igrejinha, determinou ao secretário Municipal de Obras, Herivelto Moreno, estudo para viabilizar o recapeamento asfáltico de trechos ainda em paralelepípedo das ruas Bela Vista, Francisco Corrêa Assis e Horeslau Saviski.
“Recentemente, com a autorização da pavimentação do Jardim Santiago, atingimos um marco histórico ao levarmos asfalto para 100% dos bairros de Apucarana. A execução de recape em trechos ainda em paralelepípedo é outra marca do planejamento da gestão Beto Preto, que vamos agora viabilizar para estas vias”, assinala o prefeito Júnior da Femac.
Segundo explica o secretário Herivelto Moreno, um levantamento técnico será realizado a partir de agora visando a execução da melhoria. “Temos em vigência uma ata de registro de preços para a contratação de até 200 mil metros quadrados de reperfilamento asfáltico. Diante da indicação destas ruas por parte do prefeito, vamos providenciar os estudos e projeto necessários para incluir os serviços dentro do cronograma”, explica Moreno. Segundo ele, ainda não é possível estabelecer um prazo para a execução das obras.


Reunião planeja sistema de segurança para a festa dos 76 anos


A principal preocupação é quanto aos shows, especialmente da dupla Bruno e Marrone, que deverá reunir um público entre 40 mil e 50 mil pessoas. 
(Foto: PMA)

O sistema de segurança pública para a Festa de Aniversário de Apucarana já começou a ser planejado. O assunto foi tratado nesta sexta-feira (03/01) durante reunião entre o prefeito Junior da Femac, membros da comissão organizadora dos festejos e autoridades policiais.
A principal preocupação é quanto aos shows, especialmente da dupla Bruno e Marrone. “Um ranking nacional aponta que nos últimos 25 anos as músicas da dupla Bruno e Marrone estão entre as três mais tocadas no Brasil. Por isso, acreditamos que o show irá reunir entre 40 e 50 mil pessoas”, projeta Junior da Femac.
A programação de shows, que acontecerão na Praça Rui Barbosa, iniciará no dia 24 e se estenderá até o dia 27. Além da dupla Bruno e Marrone, haverá também shows com artistas locais, praça de alimentação e também a tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro.
A intenção, conforme Junior da Femac, é montar um esquema de segurança nos moldes do ano passado, quando foram registradas poucas ocorrências. “Queremos que a segurança seja novamente uma marca da festa, garantindo que a celebração dos 76 anos de Apucarana seja um momento de alegria e de confraternização das famílias de Apucarana”, ressalta.
O prefeito afirma que outro destaque da programação e que reunirá grande número de pessoas é a tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro. “A prova deverá ter a participação de cerca de 3.500 atletas e uma das características desta prova é o grande público que prestigia o evento, reunindo ao longo do percurso entre 10 e 15 mil pessoas”, reitera, citando a importância das forças policiais na interdição das ruas e para disciplinar o trânsito nas proximidades.
Junior da Femac afirma ainda que serão montados três palcos. “Um somente para a prova pedestre, outro para os shows principais e um terceiro, que é o palco alternativo, onde se apresentarão os artistas de Apucarana. Passamos todos esses detalhes para que a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal possam fazer o planejamento necessário”, pontua.
De acordo com o major Marcos José Fácio, sub-comandante da 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), o objetivo é repetir o esquema de segurança do ano passado. “Estaremos fazendo uso de drones e também já fizemos o pedido para o Comando Geral da Polícia Militar, de um caminhão com um sistema de vigilância por câmeras. Fizemos a mesma solicitação no ano passado e esperamos na festa deste ano sermos atendidos novamente”, afirma.
Além do major Fácio, esteve também presente na reunião o major Vilson Laurentino da Silva, representando o 10º BPM, o major André Lopes, comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros e que esteve acompanhado do capitão Rossato, além do delegado-adjunto da 17ª Sub-divisão da Polícia Civil, Marcos Felipe da Rocha Rodrigues, e de Jefferson Zanon, supervisor da Guarda Municipal de Apucarana. Representando a Prefeitura, participaram o secretário municipal de Indústria, Comércio e do Emprego, Edison Estrope, Jossuela Pinheiro, secretária municipal de Esportes e Lazer, e Mário Felipe, coordenador de turismo da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur).


Bolsonaro tem hérnia e pode ser obrigado a passar por nova cirurgia


Jair Bolsonaro está com uma hérnia lateral no abdômen, perto da região onde levou uma facada. Ele passará por exames em fevereiro, após retornar de viagem à Índia, e poderá ser submetido a nova cirurgia
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

247 - Jair Bolsonaro poderá ser obrigado a fazer nova cirurgia devido a uma hérnia. Ele afirmou que se consultará com o cirurgião Antonio Luiz Macedo, que o operou por conta da facada. Indagado se será operado novamente, respondeu: “Isso quem vai dizer é o médico". 
O médico Regis Ramos, que operou a primeira-dama Michelle em um procedimento estético, disse durante visita que Bolsonaro fez à esposa que "aparentemente é uma hérnia lateral". 
De acordo com o cirurgião, é algo que "não tem nada demais, mas tem um certo desconforto de vez em quando”.    
No estilo jocoso de sempre, Bolsonaro disse que está “grávido”. E informou que em fevereiro fará uma nova "inspeção de saúde”, informa o Valor