terça-feira, 29 de dezembro de 2020

UBS da Vila Regina reabre após reforma e ampliação

 

O atendimento voltou a ser feito na sede da unidade na segunda-feira (28/12) 

(Foto: PMA/arquivo)

Moradores da Vila Regina, Jardim Figueira, Colônia dos Novos Produtores e Residencial Orlando Bacarin voltaram a receber atendimento de saúde junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Mercedes da Silva Moreno. Por algum tempo, até que fossem executadas obras de reforma e ampliação, a unidade atendeu em imóvel alugado.

O atendimento voltou ser feito na sede da unidade na segunda-feira (28/12). O prefeito Júnior da Femac, que conferiu de perto todos as fases da obra, salienta que o investimento feito pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) estão dentro da política de gestão da Saúde em Apucarana. “Assim como já promovemos em uma série de outras UBS, realizamos melhorias estruturais importantes no prédio, que oferece agora totais condições dos profissionais desenvolverem suas atividades e onde a população encontra um maior conforto durante o atendimento”, pontua o prefeito.

O investimento, com recursos próprios do município, foi de R$134.843,43. O diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta, relata que a ampliação realizada foi de 51,10 m². “Aumentamos a área da sala de espera, construímos novos banheiros e duas novas salas, que são utilizadas agora como consultórios”, detalha Kaneta.

Já a reforma envolveu todo o prédio. “Foram executadas melhorias na estrutura elétrica, cobertura, pintura, troca de portas antigas e enferrujadas, instalação de pastilhas internas e externas. A reforma também abrangeu a ampliação da sala de vacina, da sala de agentes e a implantação de um banheiro para os funcionários”, enumera Emídio Bachiega, vice-presidente da AMS.

Composta por uma equipe do Estratégia Saúde da Família (ESF), a UBS Mercedes da Silva Moreno conta com médico, enfermeira, técnica de enfermagem, odontologista e agentes comunitários de saúde. “Uma marca da unidade é o clínico-geral Dr. Ivan Miculis, que atende a população da Vila Regina e imediações há 21 anos”, relata Bachiega.

Além da reforma e ampliação, o superintende da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro, informa que a administração municipal investiu em novo mobiliário.

Saúde recebe atenção contínua em Apucarana

Nos últimos anos, resgata o prefeito Júnior da Femac, a gestão municipal realizou investimentos contínuos na melhoria da estrutura da saúde. “Foram construídas e entregues cinco UBS’s: UBS Eunice Penharbel, do Residencial Sumatra; UBS Emília Cretuchi, no Parque Bela Vista; UBS Orestes Marquito, no Jardim Marissol; UBS Elayne Mazur, no Jardim Interlagos; e UBS Benedito Cláudio “Pinga Fogo” de Oliveira, do Residencial Solo Sagrado”, lembra o prefeito.

Outras sete UBSs foram reformadas: UBS Marcos Sanches Mascaro (Parigot de Souza); Unidade de Apoio Diácono João Cândido (Barreiro); Unidade de Apoio Joice Dias Piza (Recanto do Lago); Unidade de Apoio Arlinda Nogueira (São Domingos); Unidade de Apoio Calil João Miguel (Castelo Branco); Unidade de Apoio (Vila Rural Nova Ucrânia); e Unidade de Apoio Hermenegildo Pereira (S. P. Taquara). Mais duas foram reformadas e ampliadas: UBS Júlia Renczkowski (Marcos Freire) e UBS Mercedes da Silva Moreno (Vila Regina).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário