quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Nova iluminação já atendeu a 95% da região Leste de Apucarana

 

Último bairro da lista, Núcleo Habitacional Castelo Branco será atendido em breve com a modernização do sistema público, aponta relatório do Idepplan

(Foto/PMA)

Com a substituição de 140 luminárias vapor de sódio por novas vapor metálico junto aos jardins Trabalhista, Monções, Vila Guarujá e Loteamento Central, a Prefeitura de Apucarana, através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), promoveu ao longo do ano a modernização de quase todo o parque de iluminação pública da região Leste da cidade.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30/12) pelo diretor-presidente do Idepplan, engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, ao apresentar um relatório dos trabalhos ao prefeito Júnior da Femac. De acordo com o balanço, 95% da região recebeu novas luminárias, faltando apenas o Núcleo Habitacional Castelo Branco, que será atendido em breve. “Os trabalhos são realizados de forma gradativa de acordo com um estudo técnico. Esses últimos quatro bairros atendidos (Trabalhista, Monções, Guarujá e Central), integram uma parte bastante populosa e tinham uma iluminação pública muito deficitária, com luminárias de 70 watts vapor de sódio. Com o investimento feito pelo município, a realidade agora é totalmente oposta, com luminárias de 150 watts vapor metálico a luminosidade atende às necessidades dos moradores que podem circular com maior segurança”, detalhou o prefeito Júnior da Femac.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, relata o prefeito, o setor avançou muito no decorrer do exercício. “A licitação foi realizada antes da situação de emergência em saúde e os recursos carimbados, oriundos da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip) já estavam reservados, com isso levamos a modernização para mais de 40 bairros somente em 2020”, disse Júnior da Femac. Desde outubro do ano passado, mais de R$3,7 milhões foram aplicados no trabalho de modernização do sistema.

Os serviços, realizados por uma empresa terceirizada, já têm um cronograma para ser executado na primeira quinzena de janeiro. “Vamos viabilizar a troca de luminárias nas vias marginais à BR-376 junto ao Parque Industrial Zona Sul e ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), instalando novas com tecnologia LED na potência 190 watts”, disse Lafayete dos Santos Luz, diretor-presidente do Idepplan.

Quanto aos trabalhos realizados nos bairros da zona Leste, ele enfatiza que os moradores têm agora uma prestação de serviço de qualidade. “O sistema que existia era de resultado sofrível, com lâmpadas de tecnologia ultrapassada e de baixa capacidade. O investimento feito pelo município mudou o quadro radicalmente para melhor, proporcionando aos moradores maior qualidade de vida, possibilitando mais segurança a todos, que podem curtir a vida noturna com mais tranquilidade, especialmente agora no verão cujos dias quentes são um convite para as pessoas permanecerem na rua por mais tempo”, comentou Luz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário