terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Governo do Paraná prorroga o ‘toque de recolher’ mas libera os dias 31 e 1º

Toque de recolher no Paraná segue até a primeira semana de 2021, pelo menos. Medida pode ser estendida se números de casos não cair (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O Governo do Estado prorrogou por mais dez dias as medidas dispostas no Decreto nº 6.294, de 3 de dezembro de 2020, que tratam sobre restrições de circulação e de distanciamento social, para evitar a propagação do novo coronavírus e conter o aumento das infecções no Paraná. A nova regra mantém em vigor a limitação de horário para circulação de pessoas no período noturno, o chamado “toque de recolher”.

O novo decreto repete as mesmas restrições anteriormente divulgadas, limitando a circulação de pessoas das 23 horas às 5 horas. Apenas serviços essenciais, como saúde e segurança pública, ficam liberados da restrição. Continua a proibição da comercialização e do consumo, em vias e espaços públicos, de bebidas alcoólicas das 23 horas às 5 horas.

No entanto, o documento traz uma ressalva dizendo que Excepcionalmente, na passagem do dia 31 de dezembrode 2020 para o dia 1º de janeiro de 2021, as medidas dispostas no decreto não se aplicam. A nova regra entrou em vigor ontem e pode ser prorrogada ou não.

O novo decreto mantêm proibidas confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas, excluídas da contagem crianças de até 14 anos. A exceção são ações sem contato físico, incluindo o modelo drive in. A orientação é que as pessoas festejem a virada do ano em seus núcleos familiares, evitando aglomerações.

A restrição de circulação de pessoas no período noturno se dá. sobretudo, para evitar a ocupação de leitos de UTI, já que 15% das unidades de terapia intensiva costumam receber vítimas de traumas causados por acidentes. Com as restriçoes impostas desde 3 de dezembro, já foi registrada queda de cerca de 30% no número de acidentes no Estado.

Originalmente o “toque de recolher” foi decretado no dia 1º de dezembro, com validade para 14 dias. Foi posteriormente renovado até ontem, quando novamente foi prorrogado.

Curitiba — Curitiba segue em bandeira laranja, nível de alerta médio para o novo coronavírus e desde 17 de dezembro prorrogou as medidas restritivas para comércio e serviços na cidade. O novo decreto municipal nº 1710, publicado naquele dia tem validade de 22 dias. A principal medida na bandeira laranja é a restrição de funcionamento de atividades aos domingos.

Boletins

Em dois dias Curitiba registra 790 novos casos e 23 óbitos pela Covid

Curitiba registrou, no domingo e ontem, 790 novos casos de Covid-19 e 23 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Dezoito desses óbitos ocorreram nas últimas 48 horas.

As vítimas são 13 homens e 10 mulheres, com idades entre 36 e 96 anos, que estavam internadas. Apenas uma vítima não tinha nenhum fator de risco para complicações da covid-19.

Até agora são 2.179 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Com os novos casos confirmados, 108.307 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 98.148 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 7.980 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Ontem, a taxa de ocupação dos 374 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 está em 82%. No momento restam 68 leitos livres.

Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná divulgou ontem 2.825 novos casos confirmados e 50 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 401.631 casos confirmados e 7.671 mortos em decorrência da doença.
1.534 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estavam internados até ontem. Eram 1.188 pacientes em leitos SUS (610 em UTI e 578 em leitos clínicos/enfermaria) e 346 em leitos da rede particular (137 em UTI e 209 em leitos clínicos/enfermaria).

Brasil ultrapassa 7,5 milhões de pessoas infectadas na pandemia

Jonas Valente – Agência Brasil

O Brasil ultrapassou a marca de 7,5 milhões de casos de Covid-19. Com 20.548 novos diagnósticos positivos da doença registrados ontem, o país chegou a 7.504.833 pessoas infectadas desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Os dados estão na atualização diária feita pela pasta e divulgada na noite desta segunda-feira (28). O balanço reúne informações levantadas pelas secretarias estaduais de saúde de todo o país.

De acordo com a atualização, o total de mortes provocadas pelo novo coronavírus atingiu 191.750. Nas últimas 24 horas, foram registradas 431 novas vítimas fatais da pandemia.

Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário