sábado, 12 de dezembro de 2020

Eleição define “compartilhamento” de mandato na Amuvi

 

Aclamada por unanimidade em votação aberta realizada nesta sexta-feira em Apucarana, nova diretoria-executiva prega união entre os prefeitos para conquista de desenvolvimento regional 

(Fotos/PMA)

Com a presença do deputado Estadual Alexandre Curi (PSB) e do coordenador-geral da Casa Civil do Governo do Paraná, Rafael Cantagallo, a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) realizou nesta sexta-feira (11/12), nas dependências do salão nobre da Prefeitura de Apucarana, eleição para definir os membros da Diretoria-Executiva, conselhos Fiscal e Regionais para o biênio (2021/2022). Em sessão comandada pelo 2º vice-presidente da Amuvi e prefeito de Bom Sucesso, Raimundo Severiano de Almeida Júnior, o Raimundinho, os prefeitos e vice-prefeitos presentes validaram acordo prévio e, por aclamação, confirmaram a vitória da Chapa Força do Vale e o compartilhamento de mandato.

Na prática, o prefeito reeleito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSB), o Gallo, assume o comando da Amuvi em meados de janeiro para um mandato até o dia 31 de dezembro de 2021. Já em 2022, a presidência ficará a cargo do prefeito eleito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD). “A Amuvi hoje se tornou uma família, com todos os prefeitos querendo ajudar. Daqui para frente a associação vai ser ousada. Juntamente com o prefeito Gil, vamos trabalhar para fazer um Vale do Ivaí mais forte e valorizado. O que estabelecemos nesta eleição de consenso é uma união que certamente vai deixar um legado de boas ações em prol de todos os municípios”, afirmou Cantagallo, ratificando que Apucarana permanecerá como cidade-sede. “Jamais vamos tirar a sede de Apucarana”, anunciou.

A luta da nova diretoria-executiva, reforçou o vice-presidente eleito da Amuvi e prefeito eleito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, será a busca do desenvolvimento regional. “Eu e o Gallo somos dois prefeitos que têm vontade de trabalhar para fazer a diferença, por isso fechamos esta parceria chancelada pelos demais prefeitos da associação. Temos um plano regional constituído dentro da entidade, iniciado quando eu fui presidente, que agora precisamos trabalhar para colocá-lo em prática”, pontuou Gil.

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, salientou que a Amuvi tem dado bons exemplos de que é em conjunto que se trabalha.. “Esta eleição revelou mais uma vez que os prefeitos estão unidos para fazer a região cada vez mais forte. Como bem frisou o prefeito Gallo, somos uma irmandade e, entre irmãos, a gente se entende. É com união que se conquista coisas pequenas e também coisas grandes. Para Apucarana é um orgulho ser parte do Vale do Ivaí, estamos de portas abertas para que for necessário”, disse o prefeito anfitrião da Assembleia Geral de Eleição. “Parabenizo o atual presidente da Amuvi, Washington Luiz da Silva que encerra o seu mandato. Em tempos de pandemia não é fácil ser prefeito, imagino que não deva ser fácil acumular a função como presidente de uma associação como a Amuvi, mas ele fez um ótimo trabalho dentro do que foi possível ser feito, sobretudo neste ano tão difícil”, avaliou Júnior da Femac.

A afinidade dos prefeitos que vão compartilhar o próximo mandato na Amuvi com lideranças estaduais foi destacada feito pelo deputado Estadual Alexandre Curi. “Tanto o Gallo quanto o Gil têm grande proximidade com o Governador Ratinho Júnior e principais secretários de Estado. A região tem ainda o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Ortega, além de ser representada por deputados que trabalham muito pelas cidades”, disse Curi, renovando sua disposição de apoio aos prefeitos da Amuvi.

Em nome do Governo do Paraná, o coordenador-geral da Casa Civil, Rafael Cantagallo, parabenizou o resultado da eleição. “Com essa união quem ganha são as cidades da Amuvi. Podem contar com o Governo Ratinho Júnior, que está de portas abertas para o Vale do Ivaí”, afirmou.

A associação – Fundada em 12 de julho de 1969 com apenas 10 municípios, aos 50 anos a entidade hoje é composta por 26 municípios, tendo Apucarana como município-sede, e sua atuação busca a integração administrativa, econômica e social dos Municípios que a compõe.

 

A composição da Amuvi para o biênio 2020/2021 ficou da seguinte forma:

Diretoria-executiva

– Presidente: Ylson Álvaro Cantagallo (Faxinal)

– Vice-presidente: Luiz Carlos Gil (Ivaiporã)

– Segundo vice-presidente: Lauro de Souza Silva Júnior (Jandaia do Sul)

– Tesoureiro: Raimundo Severiano de Almeira Júnior (Bom Sucesso)

Conselho Fiscal (titulares)

– Adhemar Rejani (Marumbi)

– Aquiles Taqueda Filho (Marilândia do Sul)

– Reinaldo Grolla (Lunardelli)

Conselho Fiscal (suplentes)

– Ilton Shigemi Kuroda (Rosário do Ivaí)

– Antônio Ribeiro da Silva (Grandes Rios)

– Natal Casavechia (Cruzmaltina)

Representantes da ADI – Área de Desenvolvimento Integrado

ADI Apucarana e Jandaia do Sul

– Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac) (Apucarana)

Abrangência: Apucarana, Rio Bom, Califórnia, Marilândia do Sul, Jandaia do Sul, Marumbi, Cambira, Novo Itacolomi, São Pedro do Ivaí e Bom Sucesso

ADI Faxinal e Marilândia do Sul
– Hermes Wicthoff (Mauá da Serra)

Abrangência: Faxinal, Cruzmaltina, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Borrazópolis e Kaloré

ADI de Ivaiporã e São João do Ivaí

– Primis de Oliveira (Godoy Moreira)

Abrangência: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre, Ivaiporã, Lunardelli, São João do Ivaí, Lidianópolis, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Grandes Rios e Godoy Moreira.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário