Obra integra projeto
de duplicação do Contorno Sul de Apucarana e abre nova frente de
desenvolvimento, possibilitando expansão imobiliária, comercial e industrial na
região
A concessionária
CCR RodoNorte liberou nesta quarta-feira (16/12) o tráfego de veículos sobre o
viaduto construído no Contorno Sul de Apucarana, nas imediações do Jardim
Catuaí. Chamado de viaduto da “Nova Ukrânia, o elevado integra as obras de
duplicação do trecho de 11,8 quilômetros do contorno e possibilita maior
agilidade os motoristas que passam pela rodovia (BR-376) e segurança ao fluxo
para quem acessa ou deixa a cidade através da rua Nova Ukrânia, via urbana que
foi recentemente remodelada pela Prefeitura de Apucarana para absorver a
nova demanda.
A obra
de arte especial (OAE), como os viadutos são chamados na construção civil,
envolveu ainda serviços complementares importantes, com construção de alças,
marginais e implantação das entradas e saídas bem sinalizadas. “A transposição
da rodovia se dá por cima, enquanto a via de tráfego principal (rodovia)
acontece por baixo do elevado”, relata o prefeito Júnior da Femac.
Júnior
pontua que, assim como a entrega do viaduto no acesso à cidade pela Rua Cristiano
Kussmaul, na altura da estrada velha do Rio Bom, ocorrido em julho deste ano, a
liberação do tráfego de veículos no viaduto “Nova Ukrânia” é outro momento
histórico para Apucarana. “É mais uma frente de desenvolvimento que se abre
nesta região, possibilitando expansão imobiliária, comercial e industrial”, diz
o prefeito assinalando que além de várias indústrias e operacionalização do
aterro sanitário, a região do Contorno Sul está recebendo um novo cemitério
municipal. “Também já há na prefeitura solicitações para liberação de novos
loteamentos residenciais para a região”, informa.
Júnior
recorda a luta política para garantir a duplicação do contorno. “Com os ajustes
de contrato, essa obra iria ser retirada do cronograma da concessionária, mas
com a gestão Beto Preto Apucarana reconquistou representatividade política no
cenário paranaense. Lutamos muito, o Beto como prefeito e eu enquanto vice, e a
obra foi mantida”, relembrou o prefeito Júnior da Femac.
Além de garantir que a concessionária executasse a obra, a Prefeitura de
Apucarana desempenhou papel ativo na duplicação do Contorno Sul, arcando com as
desapropriações de áreas ao longo do trecho. “A prefeitura esteve sempre
presente na execução desta duplicação, acompanhando a elaboração do projeto, sugerindo
alterações importantes que garantiram melhor mobilidade, como a construção de
dois viadutos, até a colaboração direta, arcando as desapropriações
necessárias”, relata o prefeito Júnior da Femac.
A
presidente da CCR RodoNorte, engenheira Thais Caroline Labre, enalteceu as boas
parcerias firmadas com prefeitura na duplicação. “Sem o trabalho do prefeito
Júnior e das suas equipe da secretaria de obras, jurídico e patrimônio,
agilizando os processos de desapropriações, a obra não teria saído”, assinalou.
A
duplicação – Iniciada em agosto de 2018, a duplicação do Contorno Sul foi
executada em duas etapas. A primeira fase compreendeu a duplicação de 4,5
quilômetros entre o acesso da cidade nas proximidades do 10º Batalhão da
Polícia Militar e a entrada para a estrada velha para Rio Bom. Já a segunda
fase envolveu a duplicação de trecho entre a estrada velha para Rio Bom e o
chamado “viaduto do Contorno Sul”, no acesso a Apucarana para quem vem de
Curitiba.
Além de
dois viadutos – acesso a estrada velha de Rio Bom (concluído em julho) e o da
“Nova Ukrânia” (entregue nesta semana) – o projeto contemplou ainda uma ponte
sobre o Córrego Biguaçu.
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