O prefeito Sérgio Onofre esteve em Brasília nesta terça-feira
(24), onde participou de reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT) para tratar sobre a execução de obras que possam resolver os
transtornos causados pela circulação de trens no perímetro urbano. Sérgio
esteve acompanhado pela deputada federal Luísa Canziani (PTB). “No ano que vem,
o governo federal vai renovar as concessões da malha ferroviária Sul e nosso
trabalho é incluir as obras reivindicadas pelo prefeito Sérgio Onofre e pela
população de Arapongas no futuro contrato”, afirma a deputada. Também
participaram da reunião o diretor de Infraestrutura Ferroviária, Marcelo
Chagas, o coordenador geral de Obras Ferroviárias, Jean Carlo Trevizolo de
Souza, e o analista em Infraestrutura de Transportes, Anderson Benedito Sass
Murbac.
Andréa Lapenda de Moraes Barbosa, diretora de
projetos da Geo Sistemas, empresa que venceu a licitação do DNIT para fazer os
estudos de viabilidade técnica e ambiental (EVTEA), informou que a ordem de
serviço é do dia 10 deste mês. “Agora eles estão elaborando o diagnóstico e o
levantamento dos dados. Para isso, foi agendada uma visita técnica no início de
dezembro”, afirma o prefeito Sérgio Onofre. No caso de Arapongas, entre outros
transtornos, há pelo menos sete pontos onde o tráfego é frequentemente
estrangulado pela movimentação dos trens.
O prazo para a elaboração do estudo, que vai se
estender por outros municípios atingido pela rede ferroviária, é de 210 dias. É
o diagnóstico que vai indicar as soluções para equacionar o conflito ferrovia x
cidade. “A diretoria do DNIT explicou que essas obras em algumas cidades podem
ser a construção de viadutos, para outras a elevação de nível, construção de
trincheiras etc. Só depois da visita técnica e da elaboração do diagnóstico é
que haverá uma definição sobre o conjunto de obras necessárias para resolver o
problema na cidade”, acrescenta o prefeito.
Sérgio Onofre destacou o empenho da deputada Luísa Canziani e classificou a reunião como muito positiva, pois percebeu o interesse do governo federal de fazer com que os investimentos no setor deslanchem. “A renovação do contrato de concessão da malha viária federal é a grande oportunidade do governo de fazer com que esse serviço seja muito mais eficiente e, ao mesmo tempo, resolver problemas que se arrastam há muitos anos nas cidades, que se desenvolveram em torno dos trilhos e hoje pagam um preço alto por isso”, finaliza Sérgio Onofre.
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