Foco é o crescimento
de novos eixos, ligando a cidade com os distritos de Vila Reis e Pirapó
Com a duplicação
da BR-376, na saída para Curitiba, e da BR-369 na saída para Maringá, além do
Contorno Sul, Apucarana começa a planejar a integração de uma macrorregião. O
objetivo é fomentar a ocupação ordenada de novos espaços urbanos, delimitando
novas áreas para indústrias, comércio e ainda residencial. O planejamento visa
integrar a cidade com os distritos de Pirapó e Vila Reis.
O projeto foi apresentado em agosto pelo
prefeito Junior da Femac ao presidente e o vice-presidente da Associação
Comercial e Industrial de Apucarana (Acia), Jayme Leonel e Wanderlei Faganello;
presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí
(Sivale), Elisabete Ardigo; Tiago Cunha, do Sebrae e da Governança do Projeto
“Conecta Apucarana”; equipe técnica do Idepplan e alguns secretários
municipais.
Mostrando mapas da região e projetos
de urbanização nestas duas entradas da cidade, o prefeito que Apucarana segue o
exemplo de intervenções consolidadas em Curitiba, sob a liderança de Jayme
Lerner. “Estamos pensando no futuro, nos preparando para acomodar uma população
maior, e também no crescimento industrial e do nosso comércio, com mais
mobilidade e equipamentos urbanos mais atraentes”, assinala Junior,
acrescentando que isso também passará por consulta prévia da sociedade, na
formatação final do novo Plano diretor de Apucarana, que está sendo concluído
neste ano.
O prefeito anunciou que, dentro deste
contexto, está sendo preparada a duplicação de trechos urbanos de rodovias.
“Temos projeto para duplicação do trecho que vai do novo viaduto – na região da
Paranatex – até o Estádio Olímpio Barreto. E também do trecho que vai do 10º
Batalhão da Polícia Militar até a entrada do Núcleo João Paulo”, informa.
Nestes dois trechos a proposta apresentada
prevê, além da duplicação, a implantação de canteiro central, com iluminação de
LED, ciclovias, arborização, pontos de ônibus e todo aparato de sinalização
vertical e horizontal. Soma-se a estas intervenções o trabalho já finalizado
nas “novas” avenidas Cristiano Kusmaull e Nova Ucrânia.
Ao discorrer sobre este planejamento o
chefe do executivo municipal fez questão de lembrar a luta política pela
manutenção da duplicação do Contorno Sul – que havia sido descartada
anteriormente -, e a criação da “frente norte” na duplicação da BR-376, no
trecho que vai de Apucarana a Mauá da Serra. “Ao lado do ex-prefeito e atual
secretário de saúde, Beto Preto, travamos estas lutas e tivemos êxito, com o
apoio de lideranças empresariais e de prefeitos da região”, lembrou.
O presidente da Acia, Jayme Leonel, avalia
que as melhorias que já aconteceram foram uma grande conquista. “A partir de
agora o município avança no planejamento envolvendo também os distritos. Isso é
ter visão no futuro e de uma cidade grande, com novos parques industriais e
melhor mobilidade”, opina Leonel.
Para a presidente do Sivale, Elisabete
Ardigo, Apucarana tem perspectivas promissoras com um planejamento deste porte.
“Na condição de empresária fico bastante otimista com relação à Apucarana, cuja
gestão está criando novos atrativos, focados no desenvolvimento
sócio-econômico”, comenta Elisabete Ardigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário