sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Junior apresenta planejamento de integração de áreas urbanas


Apucarana planeja o crescimento de novos eixos, integrando a cidade com os distritos de Vila Reis e Pirapó 
(Fotos; PMA)

Com a duplicação da BR-376, na saída para Curitiba, e da BR-369 na saída para Maringá, além do Contorno Sul, Apucarana começa a planejar a integração de uma macrorregião. O objetivo é fomentar a ocupação ordenada de novos espaços urbanos, delimitando novas áreas para indústrias, comércio e ainda residencial. O planejamento visa integrar a cidade com os distritos de Pirapó e Vila Reis.
O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (13/08) pelo prefeito Junior da Femac ao presidente e o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia), Jayme Leonel e Wanderlei Faganello; presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elisabete Ardigo; Tiago Cunha, do Sebrae e da Governança do Projeto “Conecta Apucarana”; equipe técnica do Idepplan e alguns secretários municipais.
Apresentando mapas da região e projetos de urbanização nestas duas entradas da cidade, o prefeito Junior da Femac diz que Apucarana segue o exemplo de intervenções consolidadas em Curitiba, sob a liderança de Jayme Lerner. “Estamos pensando no futuro, nos preparando para acomodar uma população maior e para o crescimento industrial e do nosso comércio, com mais mobilidade e equipamentos urbanos mais atraentes”, assinala Junior, acrescentando que isso também passará por consulta prévia da sociedade, na formatação final do novo Plano diretor de Apucarana, que está sendo concluído neste ano.
O prefeito anunciou que, dentro deste contexto, está sendo preparada a duplicação de trechos urbanos de rodovias. “Temos projeto para duplicação do trecho que vai do novo viaduto – na região da Paranatex – até o Estádio Olímpio Barreto. E também do trecho que vai do 10º Batalhão da Polícia Militar até a entrada do Núcleo João Paulo”, informa.
Nestes dois trechos a proposta apresentada prevê, além da duplicação, a implantação de canteiro central, com iluminação de LED, ciclovias, arborização, pontos de ônibus e todo aparato de sinalização vertical e horizontal. Soma-se a estas intervenções o trabalho já finalizado nas “novas” avenidas Cristiano Kussmaul e Nova Ucrânia.
Ao discorrer sobre este planejamento Junior da Femac fez questão de lembrar a luta política pela manutenção da duplicação do Contorno Sul – que havia sido descartada anteriormente -, e a criação da “frente norte” na duplicação da BR-376, no trecho que vai de Apucarana a Mauá da Serra. “Ao lado do ex-prefeito e atual secretário de saúde, Beto Preto, travamos estas lutas e tivemos êxito, com o apoio de lideranças empresariais e de prefeitos da região”, lembrou.
O presidente da Acia, Jayme Leonel, avalia que as melhorias que já aconteceram foram uma grande conquista. “A partir de agora o município avança no planejamento envolvendo também os distritos. Isso é ter visão no futuro e de uma cidade grande, com novos parques industriais e melhor mobilidade”, opina Leonel.
Para a presidente do Sivale, Elisabete Ardigo, Apucarana tem perspectivas promissoras com um planejamento deste porte. “Na condição de empresária fico bastante otimista com relação à Apucarana, cuja gestão está criando novos atrativos, focados no desenvolvimento sócio-econômico”, comenta Elisabete Ardigo.
 

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