Apucarana planeja o
crescimento de novos eixos, integrando a cidade com os distritos de Vila Reis e
Pirapó
(Fotos; PMA) |
Com a duplicação
da BR-376, na saída para Curitiba, e da BR-369 na saída para Maringá, além do
Contorno Sul, Apucarana começa a planejar a integração de uma macrorregião. O
objetivo é fomentar a ocupação ordenada de novos espaços urbanos, delimitando
novas áreas para indústrias, comércio e ainda residencial. O planejamento visa
integrar a cidade com os distritos de Pirapó e Vila Reis.
O projeto foi apresentado nesta
quinta-feira (13/08) pelo prefeito Junior da Femac ao presidente e o
vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia), Jayme
Leonel e Wanderlei Faganello; presidente do Sindicato das Indústrias do
Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elisabete Ardigo; Tiago Cunha,
do Sebrae e da Governança do Projeto “Conecta Apucarana”; equipe técnica do
Idepplan e alguns secretários municipais.
Apresentando mapas da região e projetos de
urbanização nestas duas entradas da cidade, o prefeito Junior da Femac diz que
Apucarana segue o exemplo de intervenções consolidadas em Curitiba, sob a
liderança de Jayme Lerner. “Estamos pensando no futuro, nos preparando para
acomodar uma população maior e para o crescimento industrial e do nosso
comércio, com mais mobilidade e equipamentos urbanos mais atraentes”, assinala
Junior, acrescentando que isso também passará por consulta prévia da sociedade,
na formatação final do novo Plano diretor de Apucarana, que está sendo
concluído neste ano.
O prefeito anunciou que, dentro deste
contexto, está sendo preparada a duplicação de trechos urbanos de rodovias.
“Temos projeto para duplicação do trecho que vai do novo viaduto – na região da
Paranatex – até o Estádio Olímpio Barreto. E também do trecho que vai do 10º
Batalhão da Polícia Militar até a entrada do Núcleo João Paulo”, informa.
Nestes dois trechos a proposta apresentada
prevê, além da duplicação, a implantação de canteiro central, com iluminação de
LED, ciclovias, arborização, pontos de ônibus e todo aparato de sinalização
vertical e horizontal. Soma-se a estas intervenções o trabalho já finalizado
nas “novas” avenidas Cristiano Kussmaul e Nova Ucrânia.
Ao discorrer sobre este planejamento
Junior da Femac fez questão de lembrar a luta política pela manutenção da
duplicação do Contorno Sul – que havia sido descartada anteriormente -, e a
criação da “frente norte” na duplicação da BR-376, no trecho que vai de
Apucarana a Mauá da Serra. “Ao lado do ex-prefeito e atual secretário de saúde,
Beto Preto, travamos estas lutas e tivemos êxito, com o apoio de lideranças
empresariais e de prefeitos da região”, lembrou.
O presidente da Acia, Jayme Leonel, avalia
que as melhorias que já aconteceram foram uma grande conquista. “A partir de
agora o município avança no planejamento envolvendo também os distritos. Isso é
ter visão no futuro e de uma cidade grande, com novos parques industriais e
melhor mobilidade”, opina Leonel.
Para a presidente do Sivale, Elisabete
Ardigo, Apucarana tem perspectivas promissoras com um planejamento deste porte.
“Na condição de empresária fico bastante otimista com relação à Apucarana, cuja
gestão está criando novos atrativos, focados no desenvolvimento
sócio-econômico”, comenta Elisabete Ardigo.
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