Eleito a
partir de mistificações como o "kit gay" e a mamadeira erótica, o
governo de Jair Bolsonaro quer fixar regras para vetar anúncios de estatais em
sites que publicam mentiras
Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR | Reprodução) |
Sputnik – O governo Jair Bolsonaro está montando um grupo de trabalho para
elaborar regras, de modo a evitar que ministérios e estatais veiculem
publicidade em sites que divulgam fake news.
A força-tarefa do
governo pretende criar uma espécie de "selo de qualidade" que indique
aos órgãos públicos que um veículo de informações não está envolvido em
publicação de notícias falsas, informou Estadão nesta sexta-feira (31).
No mês de maio, o Tribunal de Contas da
União (TCU) suspendeu publicidade do Banco do Brasil e cobrou do governo normas
para garantir a confiabilidade de sites, como já acontece com empresas que
desejam negociar com o setor público.
Depois da
"dura" do TCU, seguida por pressões do STF e do Congresso, o governo
criou o grupo de trabalho, composto por sete funcionários, que foi tornado
oficial no dia 13 de julho por uma portaria assinada pelo ministro Wagner
Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU).
Segundo o documento, o grupo vai buscar
"mitigar riscos para a integridade decorrentes da utilização de mídias
digitais para veiculação de campanhas publicitárias financiadas com recursos de
órgãos e entidades da administração federal direta e indireta".
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