Conquista foi
comemorada por Junior da Femac que, ao lado de Beto Preto, participou da
mobilização pela “frente Norte”
(Fotos: PMA) |
A duplicação da
BR-376 (Rodovia do Café), no trecho de cerca de 60 quilômetros, entre Apucarana
e Mauá da Serra, passando por Califórnia e Marilândia do Sul está concluída. A
informação foi dada nesta segunda-feira por representantes da Concessionária RodoNorte.
E, pela manhã, o prefeito de Apucarana percorreu o trecho até Mauá da Serra,
onde se encontrou com o colega prefeito Hermes Wicthoff. Juntos os dois
observaram os trechos finais das obras de duplicação e comemoraram a conquista.
“Essa duplicação é histórica para todos os
cidadãos de Apucarana e de todo o Vale do Ivaí, após décadas de sofrimento e de
tragédias na rodovia. E, especificamente, em relação a nós de Apucarana tem um
valor ainda maior, por que no início da duplicação do trecho Ponta Grossa-Apucarana
havia apenas a frente de trabalho que vinha do sul para o norte”, lembrou
Junior da Femac.
O prefeito relata que em março de 2013 a
abertura da frente de trabalho norte, a partir de Apucarana, foi garantida após
uma ampla mobilização liderada pelo então prefeito Beto Preto e por ele. “Na
época, percorremos todas as cidades do Vale do Ivaí da macrorregião norte
obtendo a adesão de todos os prefeitos da Amuvi e da Amepar, e também de
lideranças empresariais e do agronegócio, em reuniões realizadas no Conselho de
Desenvolvimento de Maringá (Codem), e na Associação Comercial e Industrial de
Londrina (Acil)”, recordou Junior da Femac.
Segundo o prefeito de Apucarana, ver esse
trecho de rodovia duplicado agora, depois de seis anos de obras é muito especial
para todos da região. “A rodovia vai garantir melhor mobilidade e mais
segurança no transporte de cargas e para todos os demais condutores na ligação
do norte ao sul do Estado”, assinala, reiterando que foi uma árdua luta que
encabeçou ao lado de Beto Preto.
Em março de 2013, no trecho entre Ponta
Grossa e Apucarana, de 244 quilômetros, havia apenas 13 quilômetros já
duplicados, na Serra do Cadeado, entre Mauá da Serra e Ortigueira. Na época o
Governo do Estado anunciou a obra de 231 quilômetros, incluindo o contorno em
Apucarana. A ordem de serviço para o início das obras aconteceu em Ponta
Grossa. Porém, apenas a frente sul iria começar de imediato, por que já existia
o projeto executivo elaborado pela CCR Rodonorte.
As obras de duplicação da Rodovia do Café
na frente norte, no trecho de Apucarana a Mauá da Serra, foram iniciadas apenas
em setembro de 2014. Na época, o prefeito Beto Preto e o vice, Júnior da Femac,
participaram do lançamento da duplicação da BR-376, no trecho Apucarana a
Califórnia. “A ideia era ter uma segunda frente de obras no sentido norte-sul,
como maneira de avançar mais rápido na duplicação da Rodovia do Café”, lembra
Junior, avaliando que a obra irá gradativamente mudar o patamar da
infraestrutura do Paraná, passando a dispor de um corredor de exportação mais
ágil e seguro, ligando a macrorregião norte com Curitiba e o Porto de
Paranaguá.
A partir da próxima concessão de rodovias
no Paraná, prevista para 2021, ainda restará um trecho de cerca de 80 Km para
ser duplicado entre Ponta Grossa e Ortigueira.
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