As webconferências
acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 14 horas, na sala de
licitações, e respeitam um calendário definido
(Foto: Divulgação) |
Depois de discutir
alterações na lei do parcelamento do solo, a Equipe Técnica Municipal (ETM) de
revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento de Apucarana voltou a se reunir
nesta quinta-feira (02/07), na sala de licitações da prefeitura, com técnicos
da DRZ Gestão de Cidades. Vencedora da licitação, a empresa vem conduzindo
tecnicamente a revisão em parceria com o Município.
Por conta da pandemia do novo coronavírus
(Covid-19), as discussões estão acontecendo com auxílio da tecnologia, através
de webconferência. “Fizemos uma consulta junto à promotoria e nos foi colocado
que alguns momentos poderemos realizar desta forma, mas pelo menos duas
audiência públicas finais deverão ser feitas presencialmente”, relata Herivelto
Moreno, secretário Municipal de Obras e coordenador da equipe de revisão.
“Seguindo as recomendações das autoridades em saúde, estamos zelando pela saúde
de todos os envolvidos sem deixar com que os trabalhos fiquem parados, atuando
de forma a minimizar os riscos de contaminação”, pontuou Moreno.
As webconferências acontecem todas as
quintas-feiras, a partir das 14 horas, na sala de licitações, e respeitam um
calendário definido. Os técnicos da DRZ ficam sediados em Londrina. “A partir
das observações e sugestões colhidas junto à sociedade por intermédio das
oficinas, encontros, audiência públicas e outros eventos em etapas anteriores,
discutimos na primeira data alterações na lei de parcelamento do solo e, nesta
quinta-feira tratamos da lei do Código de Obras”, detalha Moreno.
Na próxima semana, o tema a ser debatido
tecnicamente será referente à lei que trata do perímetro urbano e sistema
viário. “Até o dia 13 de agosto, o calendário das quintas-feiras vai discutir,
cronologicamente, as leis do Plano Diretor; das Telecomunicações e Meio
Ambiente; do Código de Posturas; do Uso e Ocupação do Solo; e Plano de Ação e
Investimentos”, informa a engenheira civil Caroline Moreira de Souza, diretora
da Secretaria Municipal de Obras e membro da ETM, que é composta por atores de
outras secretarias municipais.
Por conta do novo calendário eleitoral e
dos impactos causados pela pandemia, o contrato com a empresa de consultoria
foi prorrogado sem ônus até do dia 31 de dezembro. “O resultado das discussões
das webconferências vai estar disponível para consulta da sociedade através do
site da prefeitura”, diz Herivelto Moreno, coordenador da equipe de revisão.
O documento de revisão do Plano Diretor
reúne mais 300 propostas, que foram elaboradas a partir de oficinas
comunitárias com a participação da população, técnicas e de capacitação. O
prefeito Junior da Femac destaca a importância do Plano Diretor dentro do
planejamento futuro da cidade, norteando empreendimentos e o desenvolvimento do
município. “As alterações que serão feitas nesta revisão terão validade de 10
anos, podendo ser atualizadas somente após cinco anos”, lembra o prefeito.
Atualmente encontra-se em vigor uma versão parcialmente atualizada do plano
diretor de 2008, que passou por alguns ajustes no ano de 2015.
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