Além de serem uma
tendência na gestão pública, uso da tecnologia também contribuirá para evitar a
aglomeração de pessoas e deslocamentos desnecessários.
(Foto: PMA) |
O prefeito de
Apucarana, Junior da Femac, reuniu nesta terça-feira (14/04) a equipe do
Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e pediu a ampliação de serviços
online. Outra medida solicitada aos secretários é a criação de fluxogramas nos
respectivos setores para que o atendimento presencial, quando for necessário,
seja feito por prévio agendamento.
O prefeito afirma que os serviços online,
além de serem uma tendência na gestão pública, também contribuirão para evitar
a aglomeração de pessoas e deslocamentos desnecessários nesta fase de
enfrentamento da pandemia do coronavírus. “Alguns setores, como o de
tributação, já estão bem estruturados e oferecem grande parte dos serviços
digitalmente, necessitando apenas fazer alguns ajustes para facilitar ainda
mais o acesso”, pontua.
Entre os serviços online já
disponibilizados pela Secretaria Municipal de Fazenda estão a emissão de
certidão negativa, a geração de guias de recolhimento, abertura de empresas,
impressão de carnês de impostos e taxas como IPTU e ISS, solicitação e
renovação de alvará, emissão de Nota Fiscal Eletrônica, entre outros.
A intenção, conforme o prefeito, é fazer
com que os serviços online sejam ofertados amplamente também em outros setores,
como a Secretaria Municipal de Obras. Atualmente, cerca de 40 processos
tramitam diariamente no setor, sendo que a maioria deles exige o atendimento
presencial. “O objetivo é criar um fluxograma no site da Prefeitura, onde a
pessoa poderá fazer o encaminhamento de pedidos como certidão de endereço, Habite-se
e aprovação de projetos”, cita o engenheiro Herivelto Moreno, secretário
municipal de Obras.
Com o objetivo de evitar filas e
aglomeração, o prefeito também solicitou a ampliação do atendimento por prévio
agendamento nas secretarias. “Já tivemos experiências como na área da
assistência social, quando foi adotado o agendamento para o fornecimento da
cesta básica, evitando a formação de filas. Na liberação de crédito emergencial
para microempreendedores, essa sistemática também foi colocada em prática e
pretendemos agora ampliá-la ”, afirma Junior da Femac, solicitando a
compreensão das pessoas.
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