Dados serão migrados
do servidor para a plataforma “nuvem” e, com isso, os serviços web ficarão fora
do ar no período das 16 horas de segunda-feira até o meio dia de terça-feira.
(Foto: PMA) |
Vários serviços
online, como a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, não estarão disponíveis nesta
segunda (20/04) e terça-feira (21/04). A GOVBR, empresa fornecedora do software
de gestão pública, aproveitará o feriado para fazer a migração de todos os sistemas
para a plataforma “nuvem”. Com isso, diversos serviços disponibilizados
através do site da Prefeitura de Apucarana serão afetados e a expectativa é que
retornem ao meio dia de terça-feira.
O prefeito Junior da Femac, que decretou
ponto facultativo nas repartições públicas municipais (com exceção de serviços
essenciais) na segunda-feira, afirma que as mudanças trarão mais segurança ao
sistema e vão melhorar o atendimento ao cidadão. “A empresa fornecedora do
software, junto com a equipe do Departamento de Tecnologia da Informação e da
Secretaria de Fazenda, escolheu fazer a migração neste feriado, buscando gerar
o menor transtorno possível aos usuários do sistema”, pondera Junior da Femac.
Os serviços online ficarão fora do ar no
período das 16 horas de segunda-feira até o meio dia de terça-feira (feriado de
Tiradentes). “A mudança para a plataforma nuvem vai melhorar a qualidade e a
disponibilidade dos serviços para a população. Não há como fazer isso sem
interromper momentaneamente os serviços online, por isso pedimos a compreensão
dos usuários da plataforma web”, reforça Junior da Femac.
O prefeito salienta que a mudança
permitirá aumentar o número de serviços online ofertados pelo Município. “A
ampliação do uso da tecnologia na gestão pública para agilizar o atendimento e
evitar deslocamentos desnecessários ganha ainda mais importância neste período
de enfrentamento à pandemia do coronavírus”, reitera Junior da Femac.
Atualmente todos os sistemas de gestão
pública estão alocados num servidor dentro da Prefeitura. “Desta forma o
serviço está sujeito a quedas de energia, eventual indisponibilidade de
internet na região da Prefeitura e a situações que podem ocorrer no prédio,
como reformas, manutenção de servidores, queda de rede interna e até sinistros”,
explica André Gustavo dos Santos Burin, superintendente do Departamento de
Tecnologia da Informação (DTI).
Burin afirma que o “GOVBR nuvem”
disponibilizará o que existe de mais moderno em tecnologia para facilitar o
trabalho dos funcionários da Prefeitura e melhorar o atendimento aos cidadãos.
“Com a migração, todos os dados e sistemas que estavam no servidor local
ficarão armazenados na chamada nuvem, que é uma tecnologia fornecida pela
Amazon e que garante a continuidade do serviço, reduzindo grandemente situações
de instabilidades e interrupções”, esclarece Burin.
Os dados, conforme Burin, ficarão
protegidos na nuvem. “Uma das vantagens é exatamente essa. Tudo ficará num
ambiente mais seguro, pois a Amazon tem um reconhecido protocolo de segurança
das informações e realiza periodicamente o backup da base de dados”, frisa o
superintendente municipal do DTI.
Outras vantagens citadas por Burin são
maior rapidez nos processos, facilidade em disponibilizar novos serviços e
economia de recursos para manutenção e atualização de equipamentos. “A migração
será feita pela GOVBR, que é a empresa contratada pelo Município para fazer a
manutenção dos serviços ligados ao software de gestão pública e que ficará
responsável pela contratação da plataforma nuvem junto à Amazon ”, observa.
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