A avenida, onde fica a
sede do Cisvir, tem atualmente sete metros e passará a ter 10 metros de
largura.
(Foto: PMA) |
Junto com o
desenvolvimento, a Prefeitura de Apucarana está levando obras de infraestrutura
aos bairros para acompanhar o crescimento da demanda. Exemplo disso é a
Avenida Santa Catarina, que ficou pequena após receber a sede do Consórcio
Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). Apesar da pandemia
do coronavírus, as obras de alargamento da via foram mantidas e já atingem 50%
do cronograma previsto.
O prefeito de Apucarana esteve nesta
semana no local acompanhando o ritmo das obras, que estão sendo tocadas pela
Construtora Vitorino, empresa contratada pelo Município. “A partir da
chegada do Cisvir, o fluxo de trânsito aumentou bastante, exigindo a
remodelação da avenida. Com o alargamento, vamos dar mais segurança e fluidez
ao tráfego”, destaca Junior da Femac.
A avenida tem atualmente sete metros e
passará a ter 10 metros de largura, no trecho compreendido entre a Rua Carlos
Schmidt até a Rua Dom Pedro II, junto à lateral paralela ao consórcio e a linha
férrea. “Esta obra da Avenida Santa Catarina não foi pensada de forma
aleatória, ela tem o porquê de existir e está dentro de um planejamento que
visa dotar toda esta região, que está em expansão, de estrutura adequada para
absorver o impacto de importantes equipamentos públicos atraídos recentemente”,
reitera.
Além do Cisvir, existem nesta região da
cidade diversos prédios e serviços públicos, como a Praça CEU, a Unidade Básica
de Saúde Bolivar Pavão, capela mortuária e, em fase final de construção, a nova
sede do Fórum Trabalhista de Apucarana. “Somente na Avenida Santa Catarina,
estamos investindo R$ 310 mil e a obra faz parte de um conjunto de melhorias
realizadas pela prefeitura nesta região da cidade, como a construção de uma
rotatória na Avenida Central do Paraná”, salienta Junior da Femac.
Segundo o secretário municipal de Obras,
engenheiro Herivelto Moreno, na remodelação da Avenida Santa Catarina serão
executados 1,2 mil m² de asfalto novo e 2.345 m² de reperfilamento asfáltico,
além da implantação de 420 m² de calçadas, com 1,20 metro de largura. “A
empreiteria já fez a demolição do asfalto na área onde a pista será alargada,
limpeza, implantação de meio-fio e a base com pedra graduada. Restam agora os
serviços de recuperação e deslocamento de bocas de lobo, aplicação da capa
asfáltica e do reperfilamento”, informa Herivelto.
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