Com a aplicação da
capa asfáltica, cronograma atinge 90% e restam agora apenas serviços
complementares.
(Foto: PMA) |
A Prefeitura de
Apucarana, através da empreiteira contratada, aplicou a capa
asfáltica junto à rotatória na Avenida Central do Paraná. A
intercessão está sendo implantada no cruzamento da avenida com a Rua Dom Pedro
II, no Jardim Ponta Grossa, nas imediações da capela mortuária. As obras estão
em fase final e restam agora somente alguns serviços complementares.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac,
vistoriou os serviços na manhã desta quarta-feira (29/04), acompanhado do
superintendente municipal de Trânsito, Carlos Mendes, e do secretário municipal
de Obras, engenheiro Herivelto Moreno.
Junior da Femac afirma que esta é mais uma
obra estratégica que já estava licitada e por isso não teve seu cronograma
afetado por causa da pandemia do coronavírus. “Esse trecho da Avenida Central
do Paraná, onde há a transposição da linha férrea, tem um tráfego intenso e a
implantação da rotatória vai acarretar na redução de conflitos, proporcionando
maior segurança ao trânsito”, salienta Junior da Femac.
O prefeito afirma que nesta região da
cidade existem diversos prédios e serviços públicos, como a Praça CEU, a
Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do
Vale do Ivaí e Região (Cisvir), capela mortuária e, em fase de construção, a
nova sede do Fórum Trabalhista de Apucarana. “Além da grande densidade
populacional, os diversos serviços públicos que foram levados para essa região
da cidade nos últimos anos aumentaram muito o fluxo de veículos”, avalia.
Junior da Femac informa que cerca de 90%
do cronograma da obra já foi executado. “Até o momento, o serviço envolveu a
limpeza geral, a adaptação de galerias pluviais, a demolição do asfalto para a
implantação da interseção com rotatória, meio-fio, colocação de quatro postes
republicanos para reforçar a iluminação e agora a colocação de uma camada
asfáltica de quatro centímetros”, cita Junior da Femac.
O projeto foi elaborado pelo Instituto de
Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). ”A rotatória
tem uma circunferência de 10 metros e uma pista de 8 metros de largura,
totalizando 1.600 m² de pavimentação e recape”, informa Carlos Mendes,
superintendente municipal de Trânsito, acrescentando que o investimento é de
cerca de R$ 150 mil.
Restará agora a execução de serviços complementares,
como sinalização horizontal e vertical, calçadas, plantio de grama e ilhas de
concreto. “As ilhas são necessárias para que os motoristas sigam o sentido da
rotatória, realizando o movimento correto. Quando for executada a sinalização
viária, também vamos estabelecer a proibição de estacionamento nas duas quadras
que ficam em frente da rotatória, com o objetivo de evitar o congestionamento”,
pontua Mendes.
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