As pessoas que
necessitam de benefícios eventuais devem enviar mensagem pelo aplicativo
whatsapp e, após o contato, o técnico social marcará o dia e o horário em que
acontecerá o atendimento presencial.
Visando evitar
aglomerações neste período de enfrentamento do coronavírus, a Secretaria
Municipal de Assistência Social adotou o sistema de agendamento para fazer o
atendimento. As pessoas que necessitam de benefícios eventuais – leite, cesta
básica, tarifa social de água e luz – devem enviar mensagem pelo aplicativo
whatsapp. Após o contato, o técnico social marcará o dia e o horário em que
acontecerá o atendimento presencial.
A secretária municipal de Assistência
Social, Ana Paula Nazarko, explica que esse atendimento é descentralizado e
ocorre nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) existentes
em Apucarana. “Por isso, pedimos que as pessoas anotem o telefone do CRAS mais
próximo da sua residência e registrem no seu aparelho celular”, frisa Nazarko.
As pessoas que moram próximas ao CRAS I,
que fica no Jardim América e abrange os bairros adjacentes, devem agendar o
atendimento pelo whatsapp (43) 99967-0335. “Da mesma forma devem proceder as
pessoas que moram perto dos outros CRAS”, reitera.
Quem mora nas proximidades do Residencial
Sumatra, onde fica o CRAS II, deve agendar atendimento pelo whatsapp (43)
99654-8292. A população atendida pelo CRAS III da Vila Reis deve enviar
mensagem pelo número (43) 99654-8481. Já no CRAS IV, da Vila Regina, o contato
para agendamento deve ser feito pelo número (43) 99654-8467.
Nazarko afirma que o agendamento por
telefone segue as orientações da Portaria nº 337, do Ministério da Cidadania.
Para a concessão do benefício eventual, a pessoa precisa ter o Cadastro Único,
conforme a Lei Municipal nº 155 de 2013. “A família que não possuir o Cadastro
Único, poderá fazer no horário agendado, desde que esteja com a documentação de
todos os integrantes da família”, esclarece Nazarko.
Com a proliferação do coronavírus e o
anúncio de medidas de enfrentamento, a Secretaria de Assistência Social viu
crescer a demanda. “Somente nos últimos 30 dias, os nossos CRAS já fizeram mais
de 2 mil atendimentos. Poderíamos ter atendido um número ainda maior de
pessoas, mas infelizmente 30% das pessoas que fazem o agendamento acabam não
comparecendo ao atendimento presencial. Por isso, pedimos para que quando o
agendamento é feito as pessoas compareçam no dia e horário marcado”, solicita,
acrescentando que o benefício eventual é liberado desde que a família preencha
os critérios sociais exigidos.
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