quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Investimentos garantem fim da falta d’água em Apucarana


Acompanhado de secretários municipais, prefeito Júnior da Femac percorreu investimentos da Sanepar no município, englobando obras de melhoria no sistema de captação e distribuição de água potável e também de coleta e tratamento de esgoto
(Foto: PMA)

Com recursos na ordem de R$8 milhões, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou nesta quarta-feira (12/02) que foi possível solucionar o problema de abastecimento de água que afetava residências, comércios e indústrias da região norte de Apucarana. O funcionamento do novo Sistema Parque da Raposa, que englobou a construção de um reservatório com capacidade para até dois milhões de litros e seis estações elevatórias para bombeamento da água, foi detalhado ao prefeito Júnior da Femac durante visita técnica chefiada por Rafael Malaguido, gerente-geral da Sanepar na Região Nordeste do Paraná.
“Devido à grande expansão industrial e imobiliária nos últimos anos, o sistema antigo não conseguia dar atendimento ao crescimento da demanda devido a baixa pressurização. Problema que agora está solucionado mediante investimentos em obras de melhoria operacional”, explicou Malaguido.
O Sistema Parque da Raposa é responsável por abastecer uma área que abrange desde o Parque Industrial Zona Norte, passa pelo campus da UTFPR até os residenciais Sumatra e Jaçana. “Esta região era o maior gargalo da companhia na cidade. Com estes investimentos adquirimos potencial para levar água ininterruptamente a 48 mil pessoas e também atender as necessidades das muitas indústrias desta região”, complementou Luiz Carlos Jacovassi, gerente da Regional Apucarana, frisando que a Regional conta com equipe capacitada, equipamentos e tecnologia de ponta. “Através de nosso Centro de Controle Operacional (CCO) monitoramos todo o sistema ao longo das 24 horas do dia”, explicou.
O prefeito Júnior da Femac enalteceu o resultado dos investimentos da Sanepar, viabilizados em parceria com a prefeitura. “Apucarana cresce a cada ano. O IBGE vem confirmando isto. Muitas pessoas têm sido atraídas pelo novo momento que a cidade vive para trabalhar, estudar e também para empreender. E graças a este trabalho realizado pela Sanepar, com investimentos do Governo Ratinho Júnior, e muito bem gerenciados pelo Rafael Malaguido e pelo Jacovassi, podemos dizer com toda segurança que não tem mais falta d’água em Apucarana e, melhor, que temos água em qualidade e quantidade mais que suficientes para atender com tranquilidade e por muitos anos todo este desenvolvimento econômico e social do município que estamos atraindo”, assinalou o prefeito.
Acompanhado de secretários municipais, Júnior percorreu ainda outros dois investimentos da estatal na cidade: Estação Elevatória de Esgoto (EET) do Jardim Catuaí e o Poço Artesiano 28, na região do Parque Municipal Jaboti. “A EET foi fundamental para viabilizarmos a construção do Centro Municipal de Educação Infantil do bairro, que vai atender a mais de 200 crianças, e também para absorver o crescimento habitacional. O Poço Artesiano 28, é outra importante obra de captação de água, com vazão de 55 mil litros por hora, vai ganhar um reservatório de 2 milhões de litros garantindo água por muitos anos também para a região Oeste, outro setor de Apucarana que tem crescido muito”, pontuo o prefeito Júnior da Femac.
Júnior salienta que abastecimento de água e tratamento de esgoto são temas transversais, que têm impacto direto nos índices de saúde, educação, promoção de grandes eventos na cidade, bem como no desenvolvimento industrial e comercial. “Faz grande diferença também na construção civil, com por exemplo neste momento em que Apucarana vive um “boom” na verticalização. Não existe edifício com fossa, é preciso uma rede de esgoto com capacidade, e mais uma vez a Sanepar realiza um grande trabalho, promovendo investimentos no centro de Apucarana com grande competência para absorver toda esta demanda”, destacou o prefeito.
Expansão contínua – Atualmente, 100% da cidade é atendida com água potável, sendo que a cada três litros, um é oriundo de poço artesiano. Já no setor de esgoto, 81% de Apucarana é coberta por rede coletora e de tratamento. “A gestão Beto Preto assumiu a cidade com apenas 24% de rede de esgoto e não tenho dúvidas de que todo o investimento feito neste período pela Sanepar, em parceria com a prefeitura, foi um diferencial para a retomada do desenvolvimento da cidade”, avaliou Júnior, frisando que existem projetos em andamento para novas obras no setor, contemplando bairros como o Residencial Interlagos, Orlando Bacarin, Jardim Curitiba e os distritos de Pirapó e Vila Reis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário