sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Fórum Cidade Digital apresenta experiências inovadoras


O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Apucarana, visou promover a troca de experiências, trazendo modelos em andamento nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado
(Foto:PMA)

Apucarana sediou nesta quinta-feira (13/02) o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Ivaí. Durante o evento, programado para acontecer ao longo do dia no anfiteatro do CREA, foram apresentados diversos cases de sucesso de tecnologias que já estão sendo aplicadas no serviço público. O fórum também reconheceu a iniciativa dos gestores e entregou dez títulos de “prefeito inovador”.
O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Apucarana, visou promover a troca de experiências, trazendo modelos em andamento nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado. O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, recebeu o título devido a diversas ações, como a implantação de aplicativos de rastreamento em tempo real da frota do transporte coletivo, de automatização do controle de vagas do estacionamento rotativo, informatização dos atendimentos do Programa de Saúde Mental e o APP de turismo “visite Apucarana”.
Também receberam o título os prefeitos de Faxinal e que preside a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Ylson Alvaro Cantagallo, e de Cambé, José do Carmo Garcia. Também foram agraciados com o título os prefeitos de Rolândia, Arapongas, Paranavaí, Cambira, Maringá, Nova Esperança e Alto Paraná.
O prefeito Junior da Femac avalia que os municípios precisam ainda avançar na digitalização de serviços públicos. “A realidade do digital não é o futuro, mas é o presente. O olhar digital já está bastante disseminado na disponibilização de informações, mas precisamos avançar no tocante à prestação de serviços ao cidadão. A cidade precisa disponibilizar serviços digitalmente para que as demandas possam ser resolvidas de forma rápida e prática”, pontua Junior da Femac.
O prefeito de Faxinal afirma que o município implantou câmeras de monitoramento público em ruas, escolas, centros de educação infantil e em outros espaços públicos. A estratégia busca contribuir com as investigações da Polícia Civil e Militar e oferecer mais segurança para a população, assim também como identificar vândalos e infratores. “No Centro de Convivência Municipal (CECOM), além das câmeras, disponibilizamos tablets com o objetivo de que as crianças cresçam inseridas neste mundo digital”, frisa Cantagallo.
Em Cambé, as soluções tecnológicas foram aplicadas na implantação de um sistema de iluminação pública com lâmpadas LED. “O digital não está na idade, mas na cabeça das pessoas. As prefeituras já estão vivendo a era digital, por conta de estruturas que nos impõem condutas. Da mesma forma, as inovações fazem parte do empreendedorismo das prefeituras. Por isso, ganha importância a presença de servidores efetivos e de prestadores de serviço neste evento, pois eles representam a continuidade deste processo”, observa José do Carmo Garcia, prefeito de Cambé.
Conforme Sharlene Sarti, gerente da Rede Cidade Digital, foram programadas onze palestras ao longo do dia com especialistas, além da apresentação de quatro cases. “Os modelos escolhidos para serem apresentados são os de Apucarana, Paranavaí, Faxinal e Cambé. A ideia foi apresentar ideias e soluções que estão dando certo e que podem ser replicadas, gerando economia, aumento da arrecadação, melhorando a comunicação entre os munícipes, fomentando o empreendedorismo e o crescimento econômico, promovendo um ambiente de conectividade e gerando maior eficiência no serviço público”, reitera.
Apucarana tem núcleo especializado para criação de aplicativos.
O case de Apucarana seria apresentado por André Gustavo dos Santos Burin, superintendente municipal de Tecnologia da Informação. De acordo com ele, o setor de TI da Prefeitura tem um núcleo especializado para a criação de aplicativos e sistemas. “Cada vez mais a Prefeitura de Apucarana está buscando dar soluções na área de atendimento aos contribuintes utilizando tecnologias atuais. Os primeiros programas criados pela equipe são o portal do turismo e o APP de turismo, além de uma plataforma de aplicação web para atender as necessidades do setor de saúde mental. A equipe também está desenvolvendo aplicativos para outras áreas, como relações com a comunidade e para o Estacionamento Rotativo, a chamada Zona Azul”, cita Burin, lembrando ainda que também já está disponível o aplicativo “Vou de Ônibus”. “Ele permite o rastreamento em tempo real da frota do transporte coletivo. Com isso, o usuário consegue saber quanto tempo o ônibus levará para chegar até a parada”, assinala.
Na área de turismo, Burin afirma que as ferramentas criadas contribuem para o fortalecimento do comércio local e estimulam a população a permanecer na cidade. “O APP apresenta notificações de eventos e campanhas, acesso ao conteúdo do portal e recursos de interatividade, como o QRCode para acessar conteúdos especiais”, exemplifica.


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