sábado, 14 de dezembro de 2019

"Vocês têm dúvida de que o governador do Rio está atrás de mim?", diz Bolsonaro


Jair Bolsonaro voltou a acusar o governador Wilson Witzel de tentar incriminá-lo nas investigações do assassinato de Marielle Franco. “Vocês têm dúvida de que o governo do Rio está atrás de mim? Vocês têm dúvida disso?", indagou Bolsonaro a jornalistas
Apoio de Bolsonaro a Israel ameaça venda de carne aos países islâmicos
Apoio de Bolsonaro a Israel ameaça venda de carne aos países islâmicos (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

247 - Em entrevista na entrada do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro comentou a publicação feita pelo seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), que compartilhou um vídeo do deputado federal Otoni de Paula Júnior (PSC-RJ) acusando o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), de usar a Polícia Civil para forjar um diálogo entre milicianos para envolver a família Bolsonaro no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ).
"Vocês têm dúvida de que o governador do Rio está atrás de mim?", indagou Bolsonaro, acusando novamente o governador Wilson Witzel de tentar incriminá-lo no caso Marielle.
"Olha o caso do porteiro". acrescentou, se referindo à citação feita pelo porteiro do condomínio Vivendas da Barra, onde mora Jair Bolsonaro e Carlos Bolsonaro, que citou o nome dele como o responsável por ter autorizado a entrada de um dos acusados da morte de Marielle Franco. Após ser ameaçado de prisão, com a Lei de Segurança Nacional, o porteiro mudou a versão que deu em dois depoimentos anteriores à Polícia Civil do Rio de Janeiro.
"Com todo o respeito, acho que vocês não são delegados de polícia, nem eu, [mas] eu conduziria muito melhor o inquérito”, afirmou Bolsonaro.
Nesta sexta (13), Bolsonaro insinuou que “outras acusações” viriam sobre o caso Marielle. “Outras acusações virão, armações, vocês sabem de quem”, disse.
No vídeo compartilhando por Carlos Bolsonaro, o deputado Oton disse que a informação foi passada a ele por uma "fonte muito séria". "O governo do Wilson Witzel está colocando a máquina do Estado para forjar provas que envolvam a família do presidente no caso Marielle", diz o parlamentar num trecho da gravação.


Carlos Bolsonaro divulga vídeo sobre suposta armação de Witzel contra o clã relacionada ao caso Marielle


“Pode ser que eles estejam preparando uma matéria igual àquela do porteiro para o Jornal Nacional. Ou de hoje (ontem) até o Fantástico de domingo. E só há um jeito da gente segurar esses imbecis, esses desgraçados. É a gente denunciar o que esta bandidagem está fazendo, e eu não vou me acovardar”, afirma o deputado Otoni de Paula, em vídeo compartilhado por Carlos Bolsonaro

Do DCM – Carlos Bolsonaro, que voltou ao Twitter, compartilhou vídeo em que o deputado federal Otoni de Paula, de maneira sensacionalista, alerta o povo brasileiro para reportagem que estaria sendo preparada pela TV Globo sobre o caso Marielle. “URGENTE! Trama de Witzel a Bolsonaro é revelada pelo Deputado Otoni de Paula”, escreveu Carlos Bolsonaro no Twitter.
Otoni de Paula Júnior está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele foi vereador na cidade do Rio de Janeiro e, nessa condição, entregou ao juiz Marcelo Bretas a Medalha Pedro Ernesto.
Apesar de ser filiado ao mesmo partido de Wilson Witzel, ele ataca o governador.
“Pode ser que eles estejam preparando uma matéria igual àquela do porteiro para o Jornal Nacional. Ou de hoje (ontem) até o Fantástico de domingo. E só há um jeito da gente segurar esses imbecis, esses desgraçados. É a gente denunciar o que esta bandidagem está fazendo, e eu não vou me acovardar”, afirma.


Nova denúncia sobre morte de Marielle deve atingir clã Bolsonaro – e o presidente se vacina


O próprio Jair Bolsonaro criou a expectativa de que sua família será atingida por revelações sobre o caso, ao dizer que "novas armações virão". Segundo o jornalista Josias de Souza, Bolsonaro "parece atormentado pela síndrome do que está por vir". O também jornalista George Marques questiona: "acusou o golpe?"
(Foto: PR | Mídia Ninja)

247 – Tudo indica que o clã Bolsonaro será atingido por novas revelações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, nos próximos dias. Isso porque o próprio Bolsonaro se vacinou contra o que está por vir, ao dizer que novas armações estão sendo preparadas por adversários, insinuando que o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, poderia acusar alguém de sua família pelo brutal assassinato. A atitude de Bolsonaro gerou certa perplexidade, no meio jornalístico. 
"Ora, um presidente que diz coisas definitivas sobre um assassinato —vêm aí novas armações contra mim—, mas não define muito bem as coisas, não precisa de imprensa ou de gente malévola para se enrolar. Bolsonaro tropeça na própria língua. Parece atormentado pela síndrome do que está por vir. E o país se pergunta: O que só Bolsonaro sabe sobre o caso Marielle?", questionou Josias de Souza, em sua coluna no Uol.
Percepção semelhante foi a do jornalista George Marques, que comentou sobre a vacina de Bolsonaro em seu twitter:
O que parece certo é que o clã em breve terá que voltar a dar explicações sobre o caso, que tem relação direta com as milícias apadrinhadas pela família Bolsonaro.

Vox: aprovação de Lula aumenta e 60% consideram que governo Bolsonaro segue caminho errado


Segundo informa pesquisa da Vox Populi divulgada neste sábado, a aprovação de Lula saltou de 48% para 55%. Enquanto isso, para 60% dos entrevistados, o governo Bolsonaro segue no caminho errado

247 - Uma pesquisa Vox Populi sobre o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, feita a pedido do Partido dos Trabalhadores, realizada nos dias 2 a 10 de dezembro, revela que a popularidade de Lula aumentou. Em abril, enquanto ainda era preso político, Lula tinha 48% de apreciação. Já em liberdade, em dezembro, Lula obteve 55% de popularidade.
Já Bolsonaro segue o caminho oposto. 60% dos entrevistados consideram que o ocupante do Planalto segue no caminho errado e 34% consideram que ele está sendo um presidente pior que Lula.
A pesquisa Vox Populi consultou 2.004 pessoas. 

51% dos brasileiros avaliam que Bolsonaro é um presidente pior do que Lula


No poder apenas porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi impedido de disputar as eleições presidenciais de 2018, por meio de uma condenação artificial e política, Jair Bolsonaro é visto como um presidente pior do que Lula por 51% dos brasileiros e apenas 28% avaliam que ele conduz uma gestão melhor para o país, segundo aponta pesquisa Vox Populi
Foto: Marcos Corrêa/PR | Ricardo Stuckert)

247 – Uma pesquisa Vox Populi sobre o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, feita a pedido do Partido dos Trabalhadores, revela vários dados interessantes sobre a situação de desalento da população brasileira. De acordo com o levantamento, apenas 28% dos brasileiros avaliam que Bolsonaro é um presidente melhor do que foi Lula (6% dizem muito melhor e 22% cravam apenas melhor). Para outros 51%, Bolsonaro é pior do que foi Lula (17% disseram muito pior e 34% marcaram apenas pior).
O dado é importante porque Lula só não é o atual presidente do Brasil porque foi alvo de uma farsa judicial que culminou na sua prisão e na sua interdição política – o que foi denunciado inclusive pelo Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas. Sem o golpe de estado de 2016, que derrubou ilegalmente a ex-presidente Dilma Rousseff, e sem a fraude eleitoral de 2018, Lula seria presidente – e não Bolsonaro.
Confira, abaixo, a íntegra da pesquisa:


Fio solto: Acidente com radialista chama atenção para o cumprimento de lei em Apucarana

Cezar Neves ficou ferido após enroscar em um fio telefônico (Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)

O acidente ocorrido com radialista Cezar Neves, ontem (13), pela manhã, quando se dirigia de moto ao trabalho e acabou “laçado” por um fio telefônico solto na Rua Clóvis da Fonseca, em frente ao Instituto do Cego, em Apucarana, chama a atenção para o cumprimento de leis aprovada pela Câmara de Vereadores.
O profissional que trabalha na Rádio 98FM conta que assustou na hora devido à quantidade de sangue que saiu do corte feito pelo fio telefônico no queixo. “Pensei que fosse sangue do pescoço, fiquei apavorado e recebi ajuda de alguns pedreiros que trabalhavam na obra. Fui levado por um rapaz que passava na rua à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas por sorte o corte maior foi no queixo. Mesmo assim, o machucado no pescoço atingiu a jugular direita até a orelha esquerda. Se eu tivesse mais rápido, o fio tinha cortado minha jugular e eu poderia ter morrido”, conta ele ao Portal TN Online (Veja).
Para o radialista, fios soltos são problemas sérios e pessoas se machucam diariamente na nossa cidade. Ele espera que tomem providências.
Em nota, a Copel (aqui) afirmou que está atuando em toda cidade, retirando cabos de telefone que estão fora do padrão. Segundo a companhia, o fio que atingiu o motociclista radialista na manhã desta sexta-feira (13), rompeu após ser atingido por um galho de árvore.  Ela pede para a população denunciar a ocorrência de fios soltos nas ruas.
Em setembro, a Câmara de Vereadores aprovou a lei 119/2019 que dispõe sobre o alinhamento e retirada de fios em desuso e desordenados, existentes em postes de energia elétrica, em Apucarana.
De acordo com a norma, a Copel é obrigada a realizar o alinhamento dos fios por ela utilizados e fazer a retirada dos fios não utilizados nos postes existentes no Município.
Ainda segundo a lei, a Copel é obrigada a notificar as empresas que utilizam os postes como suporte dos seus cabeamentos, a fim de que façam o alinhamento dos seus cabos e demais instrumentos por elas utilizados e que, proceda a retirada do que não estão mais utilizando.
A lei aprovada na Câmara, é de autoria do vereador Lucas Leugi, e determina a manutenção da fiação alocada nos postes, a cada sessenta dias (60) sob pena de sanções previstas no sistema Tributário do Município.


Glenn critica Youtube por espalhar propagandas do "fascista charlatão" Olavo de Carvalho



"Hoje de manhã, quando escolhi a música para minha meditação matinal, o YouTube me mostrou - sem pedir ou querer - um vídeo de um astrólogo fascista charlatão", postou o jornalista Glenn Greenwald
247 – O jornalista Glenn Greenwald, editor do Intercept, avalia que o Youtube pode estar contribuindo para a radicalização do Brasil ao promover conteúdos do astrólogo Olavo de Carvalho, guru do bolsonarista, e um dos maiores difusores de fake news e discurso de ódio no Brasil. Confira abaixo:


Desmatamento da Amazônia dispara em novembro e sobe mais de 100%


A destruição da maior floresta tropical do mundo totalizou 563 km² em novembro, 103% a mais do que no mesmo mês do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Sputinik – O desmatamento na Amazônia brasileira saltou para o nível mais alto para o mês de novembro desde o início da manutenção de registros em 2015, de acordo com dados preliminares do governo publicados nesta sexta-feira.
A destruição da maior floresta tropical do mundo totalizou 563 km² em novembro, 103% a mais do que no mesmo mês do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Isso elevaria o desmatamento total no período de janeiro a novembro para 8.934 km², 83% a mais do que no mesmo período de 2018 e uma área quase do tamanho de Porto Rico.
Os dados divulgados pelo INPE foram coletados através do banco de dados DETER, um sistema que publica alertas sobre incêndios e outros tipos de empreendimentos que afetam a floresta tropical.
Os números do DETER não são considerados dados oficiais de desmatamento. Isso vem de um sistema diferente chamado PRODES, também gerenciado pelo INPE. Os números do PRODES divulgados no mês passado mostraram que o desmatamento subiu ao ponto mais alto em mais de uma década este ano, saltando 30% de 2018 para 9.762 km2.

Guinada histórica

O desmatamento geralmente diminui em novembro e dezembro, durante a estação chuvosa da região amazônica. O número do mês passado era extraordinariamente alto.
Pesquisadores e ambientalistas culpam o presidente Jair Bolsonaro por encorajar fazendeiros e madeireiros ao pedir que a Amazônia seja desenvolvida e enfraquecer a agência ambiental do governo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disseram que governos anteriores tiveram um papel importante no aumento do desmatamento, dizendo que políticas incluindo cortes no orçamento de agências como o Ibama estavam em vigor bem antes da posse do novo governo em 1º de janeiro.
O Ministério do Meio Ambiente não fez comentários sobre os dados do DETER de novembro.
Fonte: Brasil 247

Mundial de Clubes: Hoje sai o adversário do Flamengo na semifinal; saiba tudo sobre datas, times, onde assistir


O duelo entre Al-Hilal e Espérance abre os trabalhos nas quartas de final neste sábado e define quem pegará o Flamengo na primeira semifinal
Simon Holmes/Getty Images
SIMON HOLMES/GETTY IMAGEs

Após a partida preliminar entre Al-Sadd e Hienghène, o Mundial de Clubes 2019 começa para valer neste sábado (14/12/2019). O duelo entre Al-Hilal e Espérance abre os trabalhos nas quartas de final da competição e define quem pegará o Flamengo na primeira semifinal. No domingo (15/12/2019), Monterrey e Al-Sadd decidem quem será o adversário do Liverpool.
A seguir, o Metrópoles destaca tudo sobre a competição que tem final agendada para 21 de dezembro.

Os clubes

Flamengo

Campeão da Copa Libertadores 2019, o Flamengo é o representante da América do Sul na competição. O time comandado pelo português Jorge Jesus conquistou o direito de disputar o Mundial ao bater o River Plate, da Argentina, por 2 x 1.

Al-Hilal
Time montado no início do ano pelo português Jorge Jesus, o Al-Hilal é o representante da Ásia na competição. O time conquistou o direito de disputar o Mundial ao ser campeão da Liga dos Campeões da Ásia, após superar o Urawa Red Diamonds, do Japão, em dois jogos (1 x 0 e 2 x 0).
Espérance

O Espérance é o representante da África no Mundial de Clubes. O time da Tunísia conquistou o direito de disputar a competição após muita polêmica na final africana. Após empate por 1 x 1 com o Wydad Casablanca, de Marrocos, no jogo de ida, o time tunisiano vencia a volta por 1 x 0, quando sofreu empate, aos 15 minutos do segundo tempo. O lance deveria ter sido revisado pelo VAR, mas a tecnologia não estava funcionando. A equipe marroquina se recusou a jogar o restante e a Confederação Africana de Futebol declarou o Espérance campeão.

Monterrey

Campeão pela quarta vez da Liga dos Campeões da Concacaf, o Monterrey é o representante da América Central e do Norte no Mundial. A vaga na competição foi conquistada após vitória por 1 x 0 sobre o Tigres no duelo de ida e empate por 1 x 1 na volta.

Al-Sadd
Atual campeão catariano, o Al-Sadd conquistou o direito de disputar o Mundial de Clubde por ser o representante do país-sede. Antes de garantir presença nas quartas de final, teve que bater o Hienghène Sports por 3 x 1, e agora encara o Monterrey.
Liverpool

Atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Liverpool é o representante europeu de 2019 e também favorito ao título. A vaga na competição foi conquistada após bater o também inglês Tottenham por 2 x 0.

Os estádios

Khalifa International

O Estádio Internacional Khalifa, também conhecido como Estádio Nacional, tem capacidade para 50 mil torcedores e foi inaugurado no ano de 1976. Ele também será uma das sedes na Copa do Mundo de 2022 e é o palco de estreia do Flamengo na próxima terça-feira (17/12/2019).

Jassim Bin Hamad
O Estádio Jassim Bin Hamad é a casa da seleção de futebol do Catar. Ele fica Doha e foi construído em 1974. A capacidade da arena é para cerca de 17 mil torcedores e foi onde Al-Sadd e Hienghène se enfrentaram na fase preliminar.
Education City Stadium*

O Estádio da Cidade da Educação é um dos estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2022. A arena, assim como as demais, fica em Doha, capital do país, e terá capacidade para pouco mais de 45 mil torcedores. O palco, porém, não ficou pronto a tempo da competição e foi retirado. Os três jogos marcados para a arena foram realocados para o Khalifa.

Onde assistir*

Sábado: o canal por assinatura SporTV transmite os dois jogos do dia: Al-Hilal x Espérance (11h) e Monterrey x Al-Sadd (14h30)

Terça-feira (17/12/2019): a TV Globo transmite com exclusividade Flamengo x Al-Hilal ou Espérance (14h30)
Quarta-feira (18/12/2019): a TV Globo transmite com exclusividade Liverpool x Monterrey x Al-Sadd (14h30)
Sábado (21/12/2019): a final do Mundial será transmitida pela TV Globo (14h30) e a disputa pelo 3º lugar ainda está a definir (dependa da presença do Flamengo)
*A programação está sujeita a alteração por parte da emissora

Fonte: Metrópoles