sábado, 28 de setembro de 2019

Família e namorada desejam que Lula aceite o regime semiaberto


Tanto os filhos e netos de Lula como a namorada Rosangela da Silva, com quem o ex-presidente pretende se casar desejam que ele passe para o regime semiaberto e volte para sua casa, depois de uma prisão política que já dura mais de 500 dias
(Foto: Reprodução/Twitter)

247 – No que depender da opinião dos filhos, netos e da namorada Rosangela Silva, com quem o ex-presidente pretende se casar, Lula deve aceitar o regime semiaberto e voltar para a casa, em São Bernardo do Campo, segundo informa a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna.
Lula foi preso em abril do ano passado pelo ex-juiz Sergio Moro, com a finalidade de ser impedido de disputar uma eleição presidencial que ele venceria no primeiro turno. Com sua prisão política e sua exclusão do processo eleitoral, foi aberto o caminho para a ascensão de Jair Bolsonaro, de quem Moro se tornou ministro. Ontem, os procuradores da Lava Jato pediram que Lula passe para o semiaberto, mas ele pretende ter sua inocência reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.
Saiba mais no artigo de Helena Chagas:
Por Helena Chagas, no Divergentes e para o Jornalistas pela Democracia 
Nosso sistema penal seria uma maravilha se cada condenado cumprindo sentença tivesse do Ministério Público que o acusou a atenção que o ex-presidente Lula recebeu de Deltan Dallagnol e seus colegas nesta sexta, quatro dias depois de ter completado 1/6 da pena e ganhado direito à progressão de regime. Será que os procuradores da Lava Jato que pediram que Lula saia da cadeia de Curitiba para cumprir pena em regime domiciliar ficaram bonzinhos de repente?
Nada disso. Tudo indica que o movimento da força tarefa da Lava Jato seja uma tentativa de se antecipar a uma possível liberação de Lula no Supremo Tribunal Federal. Derrotados esta semana no plenário da Corte, que acolheu a augumentação de que o réu delatado tem direito a apresentar suas alegações finais depois das do delator, os procuradores farejaram que, muito possivelmente, o próximo passo do Supremo poderá ser soltar o ex-presidente. Antes de mais essa derrota, portanto, tentam esvaziar o habeas corpus de Lula e outros recursos de sua defesa.
E qual a diferença, alguns devem estar se perguntando. Afinal, o importante, para quem está preso, é parar de ver o sol nascer quadrado. Para Lula, que por ‘n’ razões já mostrou que não é um preso comum, não é bem assim. O próprio presidente determinara à sua defesa para não mover uma palha no rumo da progressão de regime porque, depois da revelação da chamada Vaza Jato, deflagrada pelo site The Intercept, passou a apostar numa anulação de sua sentença com base na acusação de parcialidade contra o ministro e ex-juiz Sergio Moro. No mínimo, num habeas corpus ou outro tipo de medida cautelar para que aguarde em liberdade o julgamento da imparcialidade de Moro.
Para Lula, o líder político, a forma de sair da cadeia faz toda a diferença. Sair tendo o reconhecimento do STF de que quem o julgou não foi imparcial equivale a mais do que uma absolvição. Nesse caso, estaria pronto para voltar às ruas e retomar seus planos policos de onde parou: a candidatura à presidência da República. E cheio de discurso. Coisa muito diferente, para ele, seria passar à prisão semi-aberta ou domiciliar, sujeito à vigilância e, até, ao humilhante uso de uma tornozeleira.
Todo mundo sabe que a questão hoje não é mais se Lula será solto ou não – mas em que condições e quando isso ocorrerá, com seus devidos impactos políticos. É isso que está em jogo.
O STF, que não teve coragem ainda para retomar, na Segunda Turma, o julgamemto do HC de Lula, tem dado sinais de que, quem sabe, terá chegado a hora de dar um freio de arrumação na Lava Jato. A força tarefa, após seguidas derrotas também no Legislativo, já percebeu isso e, mais uma vez, está atuando politicamente. Para Curitiba, a forma como Lula sair da cadeia também fará toda a diferença, inclusive no lugar que vai ocupar na história.

Vereador quer bar aberto até mais tarde em Apucarana


Projeto de Lei de autoria do vereador Antonio Marques da Silva – o Marcos da Vila Reis (PSD), nesse sentido, consta da ordem do dia para ser apreciado pelos vereadores na sessão da Câmara da próxima segunda-feira (30).
A proposta, se aprovada pelos vereadores, prorroga o horário de atendimento dos bares, lojas de conveniência e similares das 23 para às 24 horas. A proposta ainda estende para a 1h00 o horário de funcionamento nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados.
Na exposição de motivos para justificar a proposição o vereador se limitou a informar que atende reivindicações.
Para entrar na pauta, o Projeto de Lei que leva o nº 121/2019 contou com pareceres favoráveis das comissões e da assessoria jurídica da Casa.
A lei vigente, de autoria do então vereador João Aparecido Michelin, aprovada pela Câmara em 2004, fixou das 6 às 23 horas o horário de atendimento de bares e similares do município.
A sessão a ser realizada na próxima segunda-feira (30), começa às 16 horas e deve registrar presença de todos os vereadores. Na pauta de matérias constantes da ordem do dia, além do projeto do vereador Marcos da Vila Reis, outras 51 estão relacionadas para apreciação dos vereadores. 








Gleisi denuncia golpe de Dallagnol: “Lula tem direito à liberdade”


Presidente criticou o parecer da Lava Jato que defende que o ex-presidente Lula progrida para regime semiaberto de prisão. “O STF deve julgar suspeição de Moro e anular o processo soltando Lula imediatamente, sem regime de prisão. Isso é golpe do Dallagnol“, afirma Gleisi

Rede Brasil Atual - A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), criticou a decisão da equipe da Operação Lava Jato de pedir à Justiça mudar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prisão em regime semiaberto de prisão.
“Lula tem direito à liberdade plena, seu processo foi viciado, fraudado, c/ foco político, conforme revelações da #VazaJato. O STF deve julgar suspeição de Moro e anular o processo soltando Lula imediatamente, sem regime de prisão. Isso é golpe do Dallagnol“, afirma Gleisi, em rede social.
Os procuradores Deltan Dallagnol, Roberto Pozzobon e Laura Tessler assinaram o pedido, feito nesta sexta-feira (27), em meio à grande repercussão da importante derrota sofrida pela Lava Jato ontem (26) no Supremo Tribunal Federal. Segundo informa a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, existe possibilidade de que Lula, caso aceite a progressão de regime, cumpra a pena em casa.
A defesa do ex-presidente reiterou que Lula deve ter sua “liberdade plena restabelecida porque não praticou qualquer crime e foi condenado por meio de um processo ilegítimo e corrompido por flagrantes nulidades”. Em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins anunciou para segunda-feira (30) uma reunião com Lula, e que será dele a decisão sobre o assunto.
De acordo com os procuradores, “o cumprimento da pena privativa de liberdade tem como pressuposto a sua execução de forma progressiva”. Lula já teria cumprido um sexto dela, e portanto já poderia cumprir a condenação em regime semiaberto.


MPF pede à Justiça que Lula cumpra pena no regime semiaberto


Procuradores da Lava Jato argumentam que o ex-presidente já teria cumprido um sexto da pena e, portanto, poderia cumprir a condenação em regime semiaberto. Assinam o pedido, entre outros, os procuradores Deltan Dallagnol, Roberto Pozzobon e Laura Tessler. Defesa de Lula quer a suspeição de Moro

247 - O Ministério Público Federal apresentou pedido à Justiça para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passe a cumprir pena no regime semiaberto. Assinam o pedido, entre outros, os procuradores da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol, Roberto Pozzobon e Laura Tessler.
Eles argumentam que Lula já teria cumprido um sexto da pena e tem bom comportamento carcerário e que, portanto, poderia ser beneficiado com a progressão de regime, informa reportagem da jornalista Mônica Bergamo.
Os autores pedem que o ministro Edson Fachin, do STF, seja comunicado do pedido no âmbito do habeas corpus que trata da suspeição de Sergio Moro na atuação dos processos em que o ex-presidente está envolvido. A defesa de Lula terá de se pronunciar.
À reportagem da Folha, Cristiano Zanin, advogado de Lula, respondeu: "Na segunda-feira vou conversar novamente com o ex-presidente sobre o assunto; a posição dele orientará a nossa manifestação no processo. Mas seja qual for a posição de Lula sobre a progressão, isso jamais poderá prejudicar o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro pelo STF, como pretende o Ministério Público, pois todo o processo deve ser anulado, com o restabelecimento da liberdade plena do ex-presidente".


Grito 'Ei, Bolsonaro, VTNC', explode no Rock in Rio


O famoso grito que se alastrou pelo carnaval de 2019 no Brasil "Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*", ganha, agora, o público do Rock in Rio, festival de Rock que começou ontem no Rio. Quando o DJ Alok sugeriu "vamos excluir tudo o que há de ruim nas nossas vidas", a multidão entoou o tradicional grito antifascista

247 - O famoso grito que se alastrou pelo carnaval de 2019 no Brasil "Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*", ganha, agora, o público do Rock in Rio, festival de Rock que começou ontem no Rio. Quando o DJ Alok sugeriu "vamos excluir tudo o que há de ruim nas nossas vidas", a multidão entoou o tradicional grito antifascista. 

Veja o Twitter de Lua: 

Alok: vamo excluir tudo que há de ruim na nossa vida

Público: EI BOLSONARO VAI TOMAR NO CU

AMEI KKKK
3.535 pessoas estão falando sobre isso

Filho de Teori coloca em dúvida 'acidente' com o pai após confissão de Janot


"O ex-Procurador Geral da República abertamente admitindo que queria matar um Ministro do STF e ainda tem gente querendo me convencer que o avião caiu por acidente!", postou ele
Filho de Teori Zavascki pede investigação sobre emails de Moro e Dallagnol
Filho de Teori Zavascki pede investigação sobre emails de Moro e Dallagnol (Foto: Nelson Jr./SCO/STF )

247 – "Francisco Zavascki, filho de Teori, se manifestou em seu Facebook após Rodrigo Janot revelar os planos para matar Gilmar Mendes", informa o colunista Lauro Jardim.
"O ex-Procurador Geral da República abertamente admitindo que queria matar um Ministro do STF e ainda tem gente querendo me convencer que o avião caiu por acidente!", postou ele
Teori Zavascki, então relator da Lava-Jato no STF, morreu em janeiro de 2017 num acidente de avião na região do litoral de Paraty (RJ).




Apucarana instala novos parques infantis


Primeiros conjuntos de equipamentos foram fixados nesta sexta-feira, no Jaboti e Biguaçu
(Foto: PMA)

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Obras, começou a instalar ontem novos parques infantis em áreas de lazer da cidade. Os dois primeiros já foram fixados nesta sexta-feira (27) em espaços dos parques Jaboti e Biguaçu. Nesta primeira etapa, mais duas unidades serão instaladas no Parque Ecológico da Raposa, uma no Núcleo João Paulo – em local a ser definido ainda – e mais um no distrito de Vila Reis.
O prefeito Junior da Femac diz que pretende renovar os brinquedos em diversas áreas de lazer, incluindo praças e parques municipais, complementando estruturas já existentes. “Estamos substituindo os brinquedos metálicos, por um material de melhor qualidade e que também garante mais segurança para as crianças. Trata-se da madeira plástica, um produto 100% ecológico, resultante da aplicação de moderna tecnologia industrial”, comenta o prefeito.
O secretário de obras, engenheiro Herivelto Moreno, explica que o processo de fabricação da madeira plástica agrega matérias-primas recicláveis, como por exemplo, resíduos plásticos industriais dos mais variados. “Esses resíduos são misturados para que sejam transformados em peças semelhantes à madeira natural. Os brinquedos de madeira plástica não sofrem desgaste com as chuvas e têm maior durabilidade, com uma composição totalmente sustentável”, informa Moreno.
O investimento do Município, mediante processo licitatório, foi de R$ 136.798,00, na compra de seis unidades de variadas dimensões. O prefeito Junior da Femac justifica que as atividades ao ar livre geram qualidade de vida às crianças com uma melhora significativa em sua saúde, tanto física como mental. “É dever do Município o cuidado com a saúde e lazer da população, incluindo uma especial atenção em relação às crianças, criando espaços agradáveis que podem e devem substituir a televisão, o celular e os jogos eletrônicos”, avalia.


Apucarana encaminha ao DER projeto de engenharia para duplicação de acesso


Trata-se de um trecho de 3,3 quilômetros da Rodovia PR-340 (Avenida Minas Gerais), entre o viaduto do Contorno Sul da BR-376 e a Praça Tibagi, nas imediações do Estádio Municipal Olímpio Barreto 
(Foto: PMA)

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, deverá encaminhar nos próximos dias o projeto de engenharia para a duplicação de uma das entradas da cidade. Trata-se de um trecho de 3,3 quilômetros da Rodovia PR-340 (Avenida Minas Gerais), entre o viaduto do Contorno Sul da BR-376 e a Praça Tibagi, nas imediações do Estádio Municipal Olímpio Barreto.
O assunto foi discutido nesta sexta-feira (27/09) pelo prefeito, em reunião com os engenheiros Ramirez Colodel, da Superintendência Regional Ponta Grossa do DER-PR, e Ademar Kahl Santos e Emerson Cooper Coelho, do Consórcio Esteio Conspel que presta consultoria ao DER. Também participaram da reunião, que tratou ainda de diversos outros assuntos, o secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, e o vereador Marcos da Vila Reis.
De acordo com o prefeito, o projeto de engenharia foi elaborado pela Depai Empreendimento Ltda, empresa contratada pelo Município pelo valor de R$ 180 mil. “Os volumes que compõe o projeto contém a memória descritiva e a justificativa do projeto, descrevendo de forma ampla e abrangente os estudos realizados, suas conclusões e recomendações”, afirma Junior da Femac, informando que nos próximos dias irá protocolar o projeto na superintendência de Ponta Grossa do DER, órgão responsável pela avaliação e aprovação do projeto.
O projeto de engenharia prevê serviços terraplanagem, de pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização horizontal e vertical, paisagismo e urbanismo. “Hoje existem três faixas de rolamento, sendo duas no sentido Califórnia-Apucarana e uma no sentido contrário. Com mais uma faixa de rolamento e outras adequações, o trecho ficará mais seguro e com um melhor fluxo de veículos”, avalia Junior da Femac.
Para a elaboração do projeto, foram realizados diversos estudos, entre eles de tráfego, de traçado, topográfico, hidrológico, geolócido e de segurança de trânsito. Uma estimativa preliminar indica que a execução da obra vai absorver cerca de R$ 5 milhões, que serão custeados com recursos já assegurados junto ao Governo Ratinho Júnior.
O prefeito afirma ainda que a obra há anos se faz necessária devido à expansão industrial e habitacional. “Nesta região a iniciativa privada está presente, com grandes empresas já fixadas há tempo e outras chegando. De um outro lado, o poder público através da gestão Beto Preto, vem promovendo a expansão industrial, com a estruturação do Parque da Juruba, e a expansão habitacional, com o Conjunto Habitacional Fariz Gebrim”, observa o prefeito, lembrando ainda a existência de importantes bairros no trecho, como o Núcleo Habitacional Adriano Correia e o Núcleo Habitacional Michel Soni (Recanto do Lago), além do campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
OUTRAS DEMANDAS – O prefeito Junior da Femac aproveitou o encontro para tratar de diversos outros assuntos com o DER, como a desapropriação de áreas para a implantação do acesso no Contorno Sul, na intersecção entre a rodovia e a estrada que liga ao município de Rio Bom. “Também discutimos melhorias no acesso às chácaras, na região do Jardim Curitiba, nas proximidades da trincheira instalada em frente ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, e também sobre intervenções na intersecção do Contorno Sul com a BR 376, nas proximidades do 10º Batalhão da Polícia Militar, completa Junior da Femac.


Campanha em prol de unidade oncológica do Hospital da Providência finaliza com sorteio de prêmios


De um total de 5 mil cupons, 4.082 foram validados em forma de doação, resultando em uma arrecadação de R$408.200,00 que serão revertidos para construção da unidade de radioterapia do Hospital da Providência 
Campanha em prol de unidade oncológica finaliza com sorteio de prêmios
(Foto: PMA)

A Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência realizou nesta sexta-feira (27/09) o sorteio de encerramento da campanha “Doação Premiada”, em prol da construção do novo setor de radioterapia da unidade hospitalar. De um total de 5 mil cupons, 4.082 foram validados em forma de doação, resultando em uma arrecadação de R$408.200,00. O ganhador do primeiro prêmio, uma Mercedes-Benz GLK 280, 2008, modelo 2009, foi o bilhete nº 0400, em nome de Renato Franciscon. Já o segundo prêmio, um Fusca Relíquia Itamar, ano 94, saiu para o bilhete nº 1955, tendo como ganhador Ricardo Tizeu. Os automóveis foram doação de voluntários do hospital.
Com auditoria do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Jaime Leonel, da presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aida Assunção, do pastor Valdir Silvério dos Reis e do padre Nelson Muchenski, o sorteio contou com a presença do prefeito Júnior da Femac e muitos doadores, que acompanharam o evento com muita expectativa. “Posso dizer que este é um momento muito saboroso, histórico, onde a comunidade entra e dá a sua contribuição na construção desta importante unidade de radioterapia, que vai atender Apucarana e região”, assinalou o prefeito.
Ele frisa que o sucesso de doações se deve ao espírito de solidariedade inerente ao apucaranense. “Mesmo em um momento de crise vivido por todo brasileiro, presenciamos esta ação belíssima, que teve total engajamento de toda equipe do hospital, voluntários, veículos de comunicação, entre outros colaboradores, enfim, é Deus fazendo parte deste movimento que teve início com a conquista do equipamento de radioterapia junto à Itaipu Binacional, pelo deputado Federal Sérgio Souza e com grande articulação do nosso secretário de Estado de Saúde Beto Preto”, disse Júnior da Femac, lembrando que a Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde, já destinou R$1 milhão e prefeituras de cidades do Vale do Ivaí também já colaboraram com recursos para a obra.
Os números dos globos de sorteio foram retirados pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Francisley Poim, pela voluntária da UTC Ângela Blanski, pela voluntária do grupo Anjos do Providência, Odete Françolin e pela paciente da UTC Maria Angélica. Acompanhada do diretor-executivo, Guilherme Borges, a diretora-geral do Hospital da Providência, irmã Geovana Aparecida Ramos agradeceu a todos que estiveram envolvidos na campanha. “Foram 4.082 doações que vão fazer a diferença para a construção do setor de radioterapia, que vai ajudar no tratamento de pessoas que lutam pela cura do câncer, pela vida”, disse.
Nova unidade – O ultramoderno equipamento de radioterapia para a Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência de Apucarana foi conquistado pelo deputado Federal Sérgio Souza junto à Itaipu Binacional. O investimento é de cerca de R$ 8 milhões, sendo R$ 5 milhões o valor do equipamento, que é fabricado nos Estados Unidos, e R$ 3 milhões destinados a sua estrutura física (bunker) para abrigar a tecnologia. Nos últimos anos, mais de 87 mil atendimentos para pacientes oncológicos foram realizados e 36 mil quimioterapias, atendendo 17 municípios da região. Atualmente, quem precisa do tratamento de radioterapia precisa recorrer a Londrina, Curitiba ou outros centros.


Prefeito é homenageado nos 51 anos do 30º BIMec


Representando o Executivo, o prefeito e a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro, foram agraciados com título de “Amigo do Batalhão” 
(Foto: PMA)

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, foi uma das personalidades homenageadas na solenidade alusiva aos 51 anos do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec). Representando o Executivo, o prefeito e a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro, foram agraciados com título de “Amigo do Batalhão”. A cerimônia ocorreu nas dependências do batalhão e foi presidida pelo general de brigada, Roberth Alexandre Eickhoff.
O prefeito afirma que o 30º BIMec tem uma história de parceria e uma ligação afetiva com Apucarana. “Quantas pessoas das nossas famílias passaram aqui pela 30º BIMec. Temos diversos exemplos de pessoas que hoje são professores, empresários, profissionais liberais e pais de família que aprenderam valores e conceitos que levam para toda a sua vida”, frisa Junior da Femac.
O prefeito citou a participação de militares na realização da Prova Pedestre 28 de Janeiro e em mobilizações de combate à dengue, entre outras parcerias. “O 30º BIMec nos ajuda e nos também ajudamos esta organização militar, como aconteceu quando a nossa equipe de esportes colaborou no treinamento dos militares e que se sagraram campeões dos jogos militares da 15ª Brigada”, reitera Junior da Femac.
O general Eickhoff, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, destaca a grande área de abrangência da unidade do Exército sediada em Apucarana. “É um dos batalhões que tem uma das maiores áreas de responsabilidade. Mesmo que não esteja situado exatamente sobre a faixa de fronteira, o 30º BIMec também atua no combate a ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais, sem esquecer a sua missão principal que é o preparo para a guerra e a defesa da integridade territorial”, salienta o general.
O tenente-coronel Alexandre Colombo, comandante do 30º BIMec, destaca o trabalho de formação dos jovens que ingressam na corporação e também a participação em missões nacionais e internacionais. “Todos os anos recebemos recrutas, entre os quais estão cidadãos de Apucarana, que são devolvidos para a cidade formados com valores éticos aprimorados. Embora sejamos um batalhão jovem, com apenas 51 anos, já temos uma história de realizações como na missão de paz no Haiti e atuando na pacificação dos complexos do Alemão, da Maré e da Penha, no Rio de Janeiro”, exemplifica Colombo.
HISTÓRICO – Localizado na BR-376, na saída para Curitiba, o 30º BIMEC teve sua origem em 9 de setembro de 1965, quando a 4ª Companhia do 13º Regimento de Infantaria, de Ponta Grossa, foi destacada para Apucarana por ser um importante ponto estratégico e estar situado em entroncamento rodoferroviário, na região Norte do Paraná.
Em 30 de setembro de 1968, data em que é comemorado o aniversário do 30º BIMec, passou a ser denominada 4ª Companhia de Infantaria, sendo subordinada à Infantaria Divisionária da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba, funcionando a partir de então, com autonomia administrativa.
As instalações da antiga Estação de Ferro Central do Paraná foram utilizadas como sede provisória do aquartelamento até a construção dos novos prédios, situados atualmente na BR-376. O quartel atual foi inaugurado em 15 de setembro de 1970. No ano seguinte, a 4ª Companhia de Infantaria foi transformada em 30ª Batalhão de Infantaria Motorizado e sua subordinação foi transferida para o comando da 15ª Brigada, em Cascavel.
Em 2013, a unidade militar passou a se chamar 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, após a transformação da unidade em infantaria mecanizada, quando passou a receber diversos novos equipamentos, como o veículo blindado guarani.