sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Alunos da Apae de Apucarana protagonizam desfile cívico


Ao lado dos alunos e funcionários da Apae, também desfilaram diversas instituições convidadas
Os alunos da APAE de Apucarana protagonizaram hoje (6) pela manhã o desfile alusivo à Independência do Brasil. A festa cívica iniciou em frente ao antigo prédio da APAE, situado na Avenida Aviação, e foi concluída dentro da atual sede, localizada na Rua Denhei Kanashiro, onde houve a concentração final e a execução do Hino Nacional.
Ao lado dos alunos e funcionários da APAE, também desfilaram diversas instituições convidadas, como o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), Corpo de Bombeiros, 10º Batalhão de Polícia Militar, Colégio Agrícola Manoel Ribas, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Escola Estadual Professor Francisco Antonio de Sousa, Centro da Juventude e grupo de mães de alunos da APAE, entre outros.
Além da temática patriótica, os alunos empunharam faixas e cartazes em defesa de direitos básicos, como saúde, moradia e educação. Prestigiaram o desfile, o prefeito Junior da Femac, o presidente da APAE, Luiz Fernando Matiuzzi Lemos, a diretora de ensino da instituição, Isabel Ortega, a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro, e a professora Maria Agar, da Secretaria Municipal da Promoção Artística Cultural e Turística (Promatur).
“É uma festa cívica maravilhosa, em que a APAE demonstra toda sua organização e as crianças a sua capacidade e sentimento de amor a pátria. Uma pátria onde todos tenham a oportunidade de ser feliz”, disse Junior da Femac.
O presidente da APAE, Luiz Fernando Matiuzzi Lemos, lembra que o desfile da APAE já é uma tradição e faz parte do calendário oficial da Semana da Pátria no município. “Com o passar dos anos o desfile foi crescendo e passou a ter a participação de instituições militares e de ensino, em especial as localizadas na região da APAE. Fazer o desfile próximo a APAE garante a oportunidade, pela facilidade de locomoção, de nossos alunos participarem desta festa cívica”, afirmou Lemos.


Demori vai à Câmara falar sobre Vaza Jato


"Aceitei o convite para explicar à população a importância do nosso trabalho. O procurador @deltanmd também foi convidado. Vai ter ao vivo na TV Câmara", disse o jornalista Leandro Demori, do Intercept Brasil. "Convido Joice Hasselmann para aparecer na sessão. Ela tem direito a fazer perguntas e pode repetir a tese de que nós somos criminosos e devemos ser presos"
Leandro Demori
Leandro Demori (Foto: Alice Vergueiro/Abraji)

247 - O jornalista Leandro Demori, um dos editores do Intercept Brasil, informou no Twitter que irá à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10) falar sobre as reportagens do site, que vem revelando irregularidades da Operação Lava Jato. 
"ATENÇÃO: na terça eu estarei na Câmara dos Deputados para falar sobre #VazaJato. Aceitei o convite para explicar à população a importância do nosso trabalho. O procurador @deltanmd  também foi convidado. Vai ter ao vivo na TV Câmara", escreveu o jornalista no Twitter.
"Aproveito e convido @joicehasselmann  para aparecer na sessão. Ela tem direito a fazer perguntas e pode repetir a tese de que nós somos criminosos e devemos ser presos. Eu posso explicar porque ela está errada", acrescentou.
Desde o mês de junho, o Intercept publica reportagens mostrando troca de diálogos que demonstram as irregularidades da Lava Jato. Quando julgava os processos da operação em primeira instância, o atual ministro Sérgio Moro (Justiça) interferiu no trabalhadores de procuradores do Ministério Público Federal (MPF-PR). 
O ex-juíz negociou acordos de delação premiada e recomendou o acréscimo de informações na elaboração de uma denúncia contra um réu — Zwi Skornicki, representante da Keppel Fels, estaleiro que tinha contratos com a Petrobrás.
Moro também questionou a capacidade de um procuradora em interrogar o ex-presidente Lual e sugeriu a inversão da ordem das fases da operação.
Outra reportagem apontou que procurador Deltan Dallangnol duvidava da existência de provas contra Lula, acusado de ter recebido um apartamento da OAS como propina. 
O procurador também usou a delação da OAS para tentar barrar a indicação de um ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal com a morte de Teori Zavascki em 2017.
Várias outras irregularidades foram apontadas. Em agosto, o jornalista Glenn Greenwald afirmou que divulgação das ilegalidades da operação está só no começo. "Muito mais. Estamos mais perto do começo do que do final", escreveu ele no Twitter (veja aqui).
 


Justiça solta Vaccari


A juíza Ana Carolina Bartolamei Ramos, da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, decidiu nesta sexta-feira revogar o mandado de prisão de João Vaccari Neto. Ex-tesoureiro nacional do PT, Vaccari progrediu para o regime semiaberto com a anuência do Ministério Público. Vaccari compõe, com Lula e José Dirceu, o trio dos presos políticos mais emblemáticos do tempo devastador da Lava Jato. Haverá uma festa na CUT de Curitiba na noite desta sexta para receber Vaccari
247 com Fórum e Blog do Esmael - Em reconhecimento de que sua condenação carecia de provas, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, está deixa a prisão em Curitiba nesta sexta-feira (6). A Justiça permitiu que ele cumprisse o resto de sua pena em regime semiaberto, garantindo a ele a possibilidade de ir para a casa, mas sem sair de Curitiba. Os próximos passos da defesa será transferi-lo para São Paulo, onde moram sua esposa e filhos
A decisão foi tomada pela juíza substituta Ana Carolina Bartolamei Ramos, da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba. Vaccari, no entanto, não poderá deixar a capital paranaense sem aviso prévio. Tal modalidade de regime semiaberto, chamado de “harmonizado”, é característica do sistema penal do Paraná.
“Assim sendo, o pedido formulado para fins de conceder ao reeducando o direito de cumprir sua DEFIRO pena em regime semiaberto harmonizado, submetido à monitoração eletrônica”, decidiu a juíza.
A promotora Dorenides Guerra Pires, do Ministério Público do Paraná, que acompanhou a defesa do ex-tesoureiro do PT,  já havia deferido a ida de Vaccari para o semibaerto nesta semana.
Vaccari foi preso em abril de 2015 após condenação na Lava Jato. A defesa sempre sustentou que Vaccari foi injustamente preso porque, até hoje, nada foi provado contra ele. A condenação do ex-tesoureiro, como  praxe na Lava Jato, se deu com base apenas em delação premiada.
Gilmar Carneiro, sindicalista e um dos fundadores do PT, é um dos responsáveis por buscar Vaccari em Curitiba nesta tarde, acompanhado de Vagner Freitas, presidente da CUT. Gilmar contou que a decisão estava sendo muito aguardada desde o início da semana.
“Este é um reconhecimento de que o Vaccari é um preso político. Afinal, não acharam nada contra ele ou contra a família dele, todos os processos são hipotéticos. O mesmo deverá acontecer com Lula até o final do mês”, disse. Gilmar contou também que dirigentes do partido realizarão uma festa na CUT de Curitba esta noite, para receber Vaccari. A família dele também estará presente na comemoração.
Vaccari recebeu indulto na semana passada sobre pena de 24 anos imposta pela Justiça Federal de Curitiba, mas ainda constava com condenação de 6 anos e 8 meses de prisão referente a um empréstimo do pecuarista José Carlos Bumlai. Além disso, o juiz Ronaldo Sansone Guerra considerou que o ex-tesoureiro do PT preenchia os requisitos para receber o indulto natalino editado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) em dezembro de 2017, que prevê o benefício a presos não reincidentes e que tenham cumprido um quinto de suas penas. A medida foi validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2019.
Clique aqui para ler a íntegra da decisão judicial.


Gleisi rebate Bolsonaro: "povo brasileiro já percebeu o grande farsante que você é"


A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, respondeu a Jair Bolsonaro, para quem a esquerda nunca "deu certo" no mundo. "O povo brasileiro já percebeu o grande farsante que vc é, @jairbolsonaro e sua grande traição ao Brasil. Diferente de vc, nós do PT não temos medo da democracia", afirmou ela. Na tarde desta sexta-feira (6), a hashtag #voltaPT era o assunto mais comentado do Brasil nos trendings topics do Twitter

247 - A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), respondeu a Jair Bolsonaro, para quem a esquerda nunca "deu certo" no mundoNa tarde desta sexta-feira (6), a #voltaPT era o assunto mais comentado do Brasil nos trendings topics do Twitter.
"O povo brasileiro já percebeu o grande farsante que vc é, @jairbolsonaro  e sua grande traição ao Brasil. Diferente de vc, nós do PT não temos medo da democracia. É ela q vai colocar o país de novo no rumo certo, com soberania, crescimento e justiça social. Aguarde", escreveu a parlamentar na rede social.
Em um discurso no qual disse que vai “impor” a militarização nas escolas públicas, Bolsonaro afirmou que a "esquerda não deu certo em lugar nenhum do mundo". "Quando me apontar um lugar que deu certo, me avise que eu mudo. E eu começo a gritar LL por aí (SIC)", disse.
Em live nesta quinta-feira (5), Bolsonaro também disse: "ou me apoiam ou o PT volta". 
Com uma agenda baseada na entrega de setores estratégicos para estrangeiros, corte de direitos e investimentos, Bolsonaro vê a sua desaprovação superar sua aprovação. 
De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada na última segunda-feira (2), a reprovação do ocupante do Planalto subiu de 33% para 38% em relação ao levantamento anterior do instituto, feito no início de julho. Aaprovação de Bolsonaro também caiu, de 33% em julho para 29% agora.  
A popularidade dele caiu até mesmo entre os mais ricos (renda mensal acima de 10 salários mínimos). Neste segmento, a aprovação caiu de 52% em julho para 37% agora.

Prefeitura de Apucarana tem ações reconhecidas com o Selo Sesi ODS


Projetos da Autarquia de Educação, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e da Guarda Municipal de Apucarana receberam o selo, ontem, em Curitiba, por contribuírem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Quatro projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Apucarana foram contemplados, ontem (5/9), com o Selo Sesi ODS 2019. O título é concedido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) às empresas, indústrias, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que promovem as melhores ações para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, os ODS são uma coleção de dezessete metas a serem cumpridas até 2030. Elas preveem o combate à pobreza e à fome, a redução das desigualdades, a melhoria da qualidade de vida, o fomento à educação de qualidade, entre outros itens.
A Autarquia Municipal de Educação recebeu o selo pelo desenvolvimento dos projetos Amigos da Alimentação e Educação e Saúde de mãos dadas. O primeiro busca prevenir a obesidade entre os alunos, com ações de monitoramento regular do peso, aulas de educação alimentar e estímulo à prática de atividades físicas. Já o segundo, que é realizado em parceria com a Autarquia de Saúde, faz o acompanhamento das condições de saúde dos estudantes, com atividades como avaliação bucal, aplicação de flúor, identificação de crianças com problemas de visão e audição, verificação da situação vacinal e campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti.
“Nós ficamos honrados em receber este selo. É motivo de alegria saber que, por meio da educação, estamos contribuindo para a qualidade de vida das crianças e ajudando a construir um mundo mais sustentável,” afirmou a diretora-presidente da AME, Marli Fernandes.
O projeto Educação para o Trânsito rendeu o selo Sesi ODS para a Guarda Municipal de Apucarana. Por meio dele, dois agentes da corporação percorrem as escolas municipais conversando com os alunos do 4º ano sobre a importância do respeito à sinalização viária e do uso dos equipamentos de segurança. “Este título concedido pelo Sistema Fiep representa a valorização do nosso trabalho e um incentivo a mais para ampliarmos a iniciativa,” disse o comandante da GMA, Alessandro Carletti.
Além de receber o selo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família ficou entre os cinco finalistas da categoria Poder Público, do Prêmio Sesi ODS, pela implementação da Rede de Mulheres Solidárias e Protagonismo Feminino. “Nós ficamos muito felizes com o resultado, pois foram mais de 400 projetos inscritos. O mérito é das mulheres apucaranenses. A rede oferece a elas capacitação sobre os pilares da economia solidária, auxilio para montarem os próprios empreendimentos e espaços para comercializarem seus produtos nos bairros e na área central. A geração de renda é fundamental na vida das pessoas e das famílias,” explicou a secretária da pasta, Denise Canesin.
O prefeito Junior da Femac parabenizou as secretarias e órgãos da administração municipal que tiveram seus trabalhos reconhecidos na avaliação Sesi ODS. “A nossa equipe procura sempre oferecer a melhor qualidade nos serviços prestados, e esse objetivo vem sendo alcançado em todas áreas da gestão pública,” afirmou.
“Como coordenadora dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a região do Vale do Ivaí, eu fico contente de ver que a nossa cidade está comprometida com a agenda proposta pelas Nações Unidas,” completou a vereadora Márcia Sousa. Ela também recebeu um Selo Sesi ODS, em nome da Câmara Municipal de Apucarana, pelo desenvolvimento do projeto Parlamento Jovem.
O Hospital da Providência e o Rotary Club 28 de Janeiro ainda foram contemplados com selos nesta edição. A empresa Antares Reciclagem Eireli recebeu menção honrosa na categoria Indústria, do Prêmio Sesi ODS.