quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Apucarana recupera 200 quilômetros de estradas rurais


Entre as estradas atendidas com as melhorias está a do Barro Preto, localizada na região do patrimônio de São Domingos.
(Foto: Profeta)
No período de um ano, a Prefeitura de Apucarana fez a recuperação de mais de 200 quilômetros de estradas rurais. Os serviços atenderam diversas regiões do Município, garantindo o transporte de insumos e o escoamento da produção. Foram atendidas as comunidades rurais do Xaxim, Rio do Cerne, Correia de Freitas, Vila Reis, São Domingos, Pirapó e Caixa de São Pedro.
O balanço foi divulgado nesta semana pelo prefeito Junior da Femac, após reunião de trabalho com o secretário municipal de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves. Além da relação de estradas já recuperadas, o secretário apresentou ao prefeito um cronograma com os próximos serviços que serão executados.
O prefeito de Apucarana afirma que as melhorias foram realizadas em várias regiões do município, especialmente em locais onde existem aviários e também onde há propriedades da agricultura familiar atendidas pelo Programa Terra Forte.
Junior da Femac lembra que nesta semana foi iniciada a entrega de mais uma remessa de insumos aos agricultores familiares, visando melhorar a fertilidade do solo. “São 400 toneladas de calcário e 50 toneladas de fosfato. Para que os insumos cheguem até as propriedades é necessário que as estradas estejam em boas condições”, pontua.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, na região do Xaxim foram recuperadas, além da estrada principal, as estradas do Franciscon e do Botafogo. “Já na região do Cerne, além da estrada principal, foram feitas as estradas do Cantor, São Luiz, Ivo Crente e do Ferraz”, cita Gonçalves.
Na região do Distrito de Correia de Freitas, foi recuperada e cascalhada a estrada que liga ao Município de Califórnia, vias dentro da Vila Rural Volveno Bertoli e a Estrada da Jacucaca. “Na Vila Reis, fizemos as estradas do DER, da Santa Luzia, do Moinho Velho e do Cruzeirinho, além do Parque Industrial da Vila Reis”, enumera Gonçalves.  Outro distrito que recebeu melhorias é do Pirapó, onde foram recuperadas as estradas do Perobinha, Fazenda Colina e do Kuhn.
Conforme Mauro Toshio Kitano, diretor do Departamento Municipal de Estradas Rurais, atualmente a equipe da Prefeitura está na região do Patrimônio de São Domingos. “Os operários trabalham na Estrada do Barro Preto. Os serviços compreendem a limpeza da lateral e das caixas de retenção de água, cascalhamento e lombadas”, informa Toshio.
No “São Domingos”, outras estradas já foram recuperadas como a da Paineirinha, do Coruja, do Cachorro e do Galvão. “Na sequência, atenderemos as estradas do Lindolfo, Odair Costa e do Barbeiro”, anuncia.
Depois, a equipe se deslocará para a região do Barreiro e, posteriormente, para o Distrito de Caixa de São Pedro. “Nesta região, já fizemos a Vila Rural Terra Prometida e as estradas da Máquina de Arroz, da Taiuva, do Dezessete e Ubatubinha. E, em breve, retornaremos para recuperar as estradas do Setenta, do Cunha e da Fazenda Valéria”, informa Toshio.
A equipe da patrulha mecanizada rural da Prefeitura é composta por 15 funcionários e diversos maquinários, como caminhões, pá carregadeira, rolo compressor, motoniveladora, retroescavadeira hidráulica e trator esteira.


Deltan queria fazer marketing com monumento à Lava Jato, apontam mensagens

O procurador da república Deltan Dallagnol
O procurador da república Deltan Dallagnol (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Reportagem dos jornalistas Felipe Bächtold, da Folha de S.Paulo e Paula Bianchi, de The Intercept Brasil informa que Deltan Dallagnol queria erguer um monumento à Operação Lava Jato, que condenou o presidente Lula, criminalizou a atividade política e destruiu a engenharia nacional
247 - Reportagem dos jornalistas Felipe Bächtold, da Folha de S.Paulo e Paula Bianchi, de The Intercept Brasil informa que Deltan Dallagnol queria erguer um monumento à Operação Lava Jato, que condenou o presidente Lula, criminalizou a atividade política e destruiu a engenharia nacional.
"Precisamos de estratégias de marketing. Marketing das reformas necessárias", disse o procurador Deltan Dallagnol em grupo de conversa com colegas em maio de 2016  aponta a reportagem
 Mensagens obtidas pelo site The Intercept Brasil indicam que Dallagnol alimentava a ideia de fazer um monumento à Lava Jato em Curitiba.    
O projeto nunca foi concretizado, mas foi discutido por procuradores com a chefia do Ministério Público Federal no Paraná e até com o então juiz Sergio Moro. 
O plano de Deltan era erguer uma escultura que simbolizasse a operação Lava Jato e suas ideias sobre projetos legislativos tramitando no Congresso "A minha primeira ideia é esta: Algo como dois pilares derrubados e um de pé, que deveriam sustentar uma base do país que está inclinada, derrubada. O pilar de pé simbolizando as instituições da justiça. Os dois derrubados simbolizando sistema político e sistema de justiça..."  
O plano foi levado pelo procurador, que é chefe da força-tarefa, a Moro. Deltan esperava obter apoio do magistrado para colocar a peça na praça em frente à sede da Justiça Federal, que já virara local de atos em apoio à Lava Jato.


Marreco e Allan prontos para o Sertões/2019


Dupla de Apucarana participa pela quarta vez do maior rally das Américas, agora na categoria Prodution 
Marreco e Allan prontos para o Sertões/2019   
(Foto: Profeta)
Em evento realizado na noite de segunda-feira (19), na Cervejaria Artesanal Haywa, a dupla apucaranense Otávio Enz “Marreco” (piloto) e Allan Enz (navegador) confirmaram sua quarta participação do Rally dos Sertões, desta vez na categoria prodution, com um Mitsubishi TR-4. A largada acontece no sábado, dia 24, em Campo Grande-MS, quando acontece o prólogo (tomada de tempo), que irá definir a ordem de todas as categorias, incluindo carros, motos, UTV e quadriciclos.
“O desafio está lançado. Serão 4.800 quilômetros de percurso, sendo 2.832km de especiais com terrenos variados, incluindo estradões, trechos de areia e outros mais travados”, comentou o piloto Marreco, lembrando que o Sertões/2019 parte de Campo Grande-MS e segue até Fortaleza-CE, durante oito dias. Ele agradeceu ainda o empresário Junior da Femac, que nos últimos três anos foi um dos patrocinadores da equipe.
Segundo o premiado navegador, Allan Enz, o Sertões é o maior rally das Américas. “São 187 veículos e 302 competidores em busca dos títulos mais cobiçados do off-road brasileiro. Junto com mais uma dupla de Curitiba, nós iremos representar o Paraná no 27º Sertões e, com certeza, vamos estar novamente na briga na categoria prodution”, avalia.
O prefeito Junior da Femac participou do evento, com a presença da imprensa local e destacou que a dupla Marreco e Allan está entre as melhores do off-road nacional. “Desejamos a eles boa sorte na competição e que mais uma vez levem o nome de Apucarana para todo o país”, comentou Junior, que presenteou pai e filho com uma bandeira de Apucarana.
A edição de 2019 é a mais competitiva da história do Sertões.  A prova mais importante do off-road nacional tem representantes de 163 cidades brasileiras e 21 estados e o Distrito Federal. A lista de inscritos inclui 11 estrangeiros e 12 mulheres. Os estrangeiros vêm da Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal e dos EUA.
O Rally dos Sertões 2019 vai percorrer sete estados e 40 cidades até a chegada em Aquiraz, no Ceará, no dia 1º de setembro. O roteiro da prova este ano prevê oito etapas e mais de 2.832 km de especiais cronometradas. Conforme o roteiro, a primeira etapa terá 487 km, entre Campo Grande e Costa Rica, no dia 25 de agosto.
O Sertões movimenta toda a cadeia produtiva das cidades por onde passa. Cerca de 1.700 pessoas que compõem a caravana da competição fazem compras e usam serviços locais durante a prova, como hotéis, supermercados, bares e restaurantes; postos de gasolina, farmácia, lojas, serviços de manutenção de veículos e muito mais. Outro fator importante é a divulgação das cidades, roteiros turísticos e das belezas naturais dos estados através da mídia.