quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Gleisi: “condenação a jato quando cresce a possibilidade de Lula ser Nobel da Paz”


"Uma segunda condenação a jato foi proferida, exatamente quando cresce a possibilidade de Lula ser Nobel da Paz. Na memória do povo e na história, Lula será sempre maior do que seus carrascos", afirmou a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleis Hoffmann (PR)
247 - "A perseguição a Lula não para", afirmou a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), sobre a decisão da juíza federal Gabriela Hardt, substituta de Sérgio Moro na Operação Lava Jato, que condenou o ex-presidente Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo sobre o sítio em Atibaia.
"Uma segunda condenação a jato foi proferida, exatamente quando cresce a possibilidade de Lula ser Nobel da Paz. Na memória do povo e na história, Lula será sempre maior do que seus carrascos", completou a parlamentar.



Após expulsar cubanos, governo Bolsonaro vai encerrar o Mais Médicos


Após expulsar médicos cubanos do País, o governo Jair Bolsonaro decidiu encerrar o Programa Mais Médicos e substituí-lo por um plano de carreira que torne as regiões vulneráveis mais atrativas aos profissionais; a informação é de Mayra Pinheiro, secretária de gestão no trabalho e educação em saúde do Ministério da Saúde, cargo responsável pelo programa; depois de eleito, Bolsonaro afirmou ser contra o programa, que, segundo ele, submete médicos ao trabalho escravo
247 - Depois de expulsar médicos cubanos do País, o governo Jair Bolsonaro decidiu encerrar o Programa Mais Médicos e substituí-lo por um plano de carreira que torne as regiões de difícil provimento mais atrativas aos profissionais, de acordo com Mayra Pinheiro, secretária de gestão no trabalho e educação em saúde do Ministério da Saúde, cargo responsável pelo Mais Médicos. Ainda não dá detalhes sobre como seria esse plano. Este era o pedido feito pelas entidades médicas. O País ainda tem 1.462 vagas sem profissionais, mas a expectativa do Ministério da Saúde é que elas sejam preenchidas nesta semana, quando os cerca de 3.700 médicos brasileiros formados no exterior que se inscreveram no edital poderão escolher os municípios onde atuarão. 
Mesmo com um projeto de encerramento do programa em andamento, os médicos que atuam no projeto poderão continuar em seus postos de trabalho até o final de seus contratos, que tem duração de três anos. "Todas as vagas do atual edital foram completadas por brasileiros inscritos. E esse deverá ser o último edital do programa, que será substituído pela carreira federal em áreas de difícil provimento e que está em elaboração", afirmou Mayra Pinheiro ao jornal El País.
Criado em 2013 no governo Dilma Rousseff, o Mais Médicos tem como objetivo era levar profissionais para áreas mais vulneráveis do país, que sempre tiveram dificuldades de reter profissionais.
Em novembro, após ser eleito, Bolsonaro disse que sempre foi contra o programa "primeiro por uma questão humanitária, 70% [do dinheiro] ficam com o governo deles, e não temos a menor comprovação de que eles realmente sabem o que estão fazendo". "É trabalho escravo e eu não vou convidar pra ficar",disse. "É trabalho escravo e eu não vou convidar para ficar", afirmou Bolsonaro depois, em coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Com a ocupação total das vagas ocupadas pelos médicos brasileiros nesta semana, como previsto por Mayra, os profissionais estrangeiros inscritos, que deveriam escolher as cidades nos dias 18 e 19 deste mês, não devem participar do programa. Entre eles, estão cerca de 2.000 médicos cubanos. O governo estuda ajuda humanitária por meio do Ministério da Justiça para essas pessoas.


Apucarana promove formação continuada dos motoristas, merendeiras, zeladores, e secretários escolares


Eles acompanharam a palestra ‘Somos todos educadores’, hoje (6), no Cine Teatro Fênix 
(Foto: Profeta)

Os motoristas, merendeiras, zeladores e secretários escolares da rede municipal apucaranense também estão passando por formação continuada durante a Semana Pedagógica de 2019. Na tarde de hoje (6/2), no Cine Teatro Fênix, eles acompanharam a palestra ‘Somos todos educadores’, ministrada pela MBA em Gestão das Organizações de Ensino e coach educacional Laiz Sousa Beerends.
A Autarquia Municipal de Educação compreende que o professor não é o único agente responsável pela formação do aluno no contexto escolar. “Os demais servidores também são importantes, pois as crianças aprendem observando a forma como eles agem e reagem nas diversas situações do dia-a-dia,” explicou a superintendente geral da AME, Ana Paula Cunha, que representou no ato a secretária Marli Fernandes.
“A cordialidade que o servidor demonstra para com o próximo, a dedicação ao trabalho, a maneira de dizer sim ou não quando são solicitados, tudo isso é percebido pelas crianças que aprendem rapidamente através do exemplo. Por isso, a formação continuada de todos os funcionários é essencial,” acrescentou o prefeito em exercício Junior da Femac.
Ele também anunciou um reforço na equipe da rede municipal de ensino. “Eu visitei ontem alguns CMEIs e conversei pessoalmente com os servidores. Diante da necessidade apresentada por eles, assumi o compromisso de convocar novos profissionais, aprovados em concurso público, para auxiliá-los em suas funções,” adiantou.
A secretária municipal de ensino, Marli Fernandes, que se encontra em Brasília para uma reunião no Ministério da Educação, enviou um vídeo aos servidores. “Eu quero deixar registrado o respeito e carinho que sinto por todos da nossa rede. Muito obrigada pelo trabalho de vocês,” disse.


Apucarana prepara escolas e centros infantis para a volta às aulas


Além da roçagem, que é executada por três equipes compostas ao todo por 14 operários, o prefeito em exercício Júnior da Femac também determinou a dedetização dos prédios escolares 
(Foto: Divulgação)
Com o retorno do atendimento nos 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) agendado para o dia 12 de fevereiro e, a volta às aulas nas 36 escolas da rede municipal de Apucarana para o dia 14 de fevereiro, o prefeito em exercício Júnior da Femac solicitou agilidade às equipes de roçagem da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. “Com o período de férias, praticamente todos os nossos prédios escolares estão precisando de manutenção no que diz respeito a jardinagem. Algo típico desta época do ano, por isso os pais, professores e demais funcionários podem ter a certeza de que até o retorno das atividades todo o trabalho de roçagem e limpeza estará executado por nossas equipes e os prédios estarão em plenas condições de uso”, garantiu Júnior.
Além da roçagem, que é executada por três equipes compostas ao todo por 14 operários, o prefeito em exercício também determinou a dedetização dos prédios escolares. “Em breve, nossos 12 mil alunos vão estar novamente em atividade e, ao reencontrarem o centro infantil, a escola, que são lugares onde passam grande parte do dia, vão poder usufruir de um ambiente totalmente favorável para o seu desenvolvimento”, anunciou Júnior, que também solicitou o reforço da sinalização de trânsito nas imediações de todas as unidades de ensino da cidade. “Atuamos para garantir a segurança de nossas famílias de forma plena. A sinalização viária é um ponto muito importante e a sua manutenção fundamental para garantir um trânsito seguro para quem vai levar e buscar seu filho, bem como para os demais condutores”, avaliou o prefeito.
Dentre os prédios escolares que já receberam os serviços de roçagem e limpeza estão o CMEI Cosap da Vila Apucaraninha, Escola Presidente Médici, CMEI Sonhos de Esperança, Escola Professor Idalice Moreira Prates, Escola Fernando José Acosta, CMEI Alice Pereira de Araújo, CMEI Geralda Bormaita, Escola Monsenhor Arnaldo Berltrame, Escola Vida Nova e CMEI Um lugar ao Sol (CAIC), Escola Dr. Edson Giacomini, Juiz Luiz Fernando de Araújo, CMEI Izabel Holak.
Nesta quinta e sexta-feira estão agendados serviços na Escola Marcos Freire, Escola Marilda Nolli, Escola Dr. Osvaldo dos Santos Lima, CMEI Maria Gravena, Escola Karel Kober, Escola Augusto Weyand, Escola Humberto de Alencar Castelo Branco e CMEI Maria de Nazaré.


Juíza Gabriela Hardt condena Lula a 12 anos e 11 meses por sítio de Atibaia


A juíza federal Gabriela Hardt, substituta de Sérgio Moro na Operação Lava Jato, condenou o ex-presidente Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo sobre o sítio em Atibaia; a acusação é de que Lula teria recebido R$ 1 milhão em propinas referentes às reformas do imóvel; uma perícia realizada no sistema de pagamentos de propina da Odebrecht, no entanto, colocou por terra a acusação de que a empreiteira teria destinado qualquer soma a Lula para a reforma
247 - A juíza federal Gabriela Hardt, substituta de Sérgio Moro na Operação Lava Jato, condenou o ex-presidente Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo sobre o sítio em Atibaia.
A acusação é de que Lula teria recebido R$ 1 milhão em propinas referentes às reformas do imóvel, que está em nome de Fernando Bittar, filho do amigo de Lula e ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar. Segundo a sentença, as obras foram custeadas pelas empreiteiras OAS, Odebrecht e Schahin.
Uma perícia realizada no sistema de pagamentos de propina da Odebrecht e apresentada pela defesa ao ex-juiz Sérgio Moro, no entanto, colocou por terra a acusação de que a empreiteira teria destinado qualquer soma a Lula para a reforma do sítio. O documento afirma que "não foram encontrados no material examinado documentos ou lançamentos que possam estar relacionados com o objeto da presente ação penal".
Um texto publicado em dezembro pela defesa do ex-presidente detalhou seis pontos que desmascaram a farsa do processo, com base no qual o Ministério Público Federal, em suas alegações finais, pediu a condenação do petista e argumentou que o sítio pertence a ele. A defesa de Lula sustenta que o MPF desconsiderou as provas apresentadas pela defesa.
Além de Lula, executivos da OAS e da Odebrecht foram condenados na mesma sentença sobre o sítio. Léo Pinheiro, da OAS, pegou 1 ano e 7 meses. Marcelo Odebrecht foi condenado a 5 anos e 4 meses. O pai de Marcelo, Emílio Odebrecht, foi condenado a 3 anos e 3 meses.


Carlos Bolsonaro apela: não confiem em nada da Globo


Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, usou o Twitter para atacar as organizações Globo, pertencente a família Marinho, que está em pé de guerra com o clã Bolsonaro; "A imprensa ligada à grobo acordou com uma fome desesperadora de distorcer informações e mentir descaradamente. Apavorados em pensar em não ter a barganha pública financeira jogam suas últimas suas fichas! Não confiem em nenhuma informação! É manipulação sórdida!", postou; mais cedo, ele já havia feito uma postagem contra os 'ditos "meios de comunicação"' em função das críticas ao projeto de reforma da Previdência
247 - O vereador fluminense Carlos Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro, usou sua conta no Twitter para atacar as organizações Globo, conglomerado de comunicações da família Marinho, que está em pé de guerra com o clã Bolsonaro. "A imprensa ligada à grobo acordou com uma fome desesperadora de distorcer informações e mentir descaradamente. Apavorados em pensar em não ter a barganha pública financeira jogam suas últimas suas fichas! Não confiem em nenhuma informação! É manipulação sórdida!", postou.
Em outra postagem, o vereador também já havia atacado os críticos do projeto de reforma da Previdência que o governo pretende adotar e que penaliza os trabalhadores, além de engordar os lucros das instituições financeiras responsáveis pela administração dos fundos de previdência privada. "A divulgação proposital entre ditos "meios de comunicação" e grupelhos sobre a reforma da previdência não reflete a verdade. Quando o Presidente sair do hospital conduzirá junto com seus Ministros os caminhos com transparência, verdade e pulso até a referida chegar ao Congresso", escreveu.
Confira as postagens de Carlos Bolsonaro sobre o assunto
06/02/2019, a imprensa ligada à grobo acordou com uma fome desesperadora de distorcer informações e mentir descaradamente. Apavorados em pensar em não ter a barganha pública financeira jogam suas últimas suas fichas! Não confiem em nenhuma informação! É manipulação sórdida!
 

Inquérito que acusa Flávio Bolsonaro de lavagem chega à PGR


A PRG (Procuradoria-Geral da República) recebeu um inquérito da Polícia Federal em que o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) é investigado por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral; o processo envolve "negociações relâmpago de imóveis" que teriam resultado no "aumento exponencial" do patrimônio do filho do presidente Jair Bolsonaro; trata-se de outro caso que não aquele em que o ex-assessor do senador, Fabrício Queiroz, está envolvido
247 - A PRG (Procuradoria-Geral da República) recebeu um inquérito da Polícia Federal em que o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) é investigado por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral. O processo envolve "negociações relâmpago de imóveis" que teriam resultado no "aumento exponencial" do patrimônio do filho do presidente Jair Bolsonaro. Trata-se de outro caso que não aquele em que o ex-assessor do senador, Fabrício Queiroz, está envolvido.
A reportagem do jornal O Globo informa que "a possível conduta criminosa imputada ao senador está registrada em um despacho assinado pelo subprocurador Juliano Baiocchi. As suspeitas são de lavagem de dinheiro por meio da compra de imóveis e a declaração à Justiça Eleitoral do valor de um imóvel abaixo do seu preço real. Não há detalhes nos documentos sobre quais negociações de imóveis despertaram a suspeita de lavagem de dinheiro." O inquérito diz: "trata-se de notícia de fato na qual o representante relata que o deputado estadual do Rio de Janeiro Flavio Nantes Bolsonaro teria tido aumento exponencial de seu patrimônio por meio de negociações relâmpagos de imóveis, além de ter declarado à Justiça Eleitoral imóvel cujo valor seria consideravelmente maior que o declarado, havendo indícios do crime de falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro."
A matéria ainda complementa: "é o primeiro caso envolvendo o senador a chegar à PGR. A investigação corria em sigilo no Rio desde março do ano passado. Com a eleição de Flávio para o Senado, os documentos foram remetidos a Brasília pelo procurador regional eleitoral do Rio, Sidney Madruga, que também pediu que a PF interrogasse Flávio: 'A Procuradoria Regional Eleitoral promove o retorno dos autos, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, para oitiva de Flávio Nantes Bolsonaro, e cumprimento de outras diligências porventura necessárias'."




Projeto de iniciativa popular gera polêmica em Arapongas

Osvaldinho, presidente da Câmara de Arapongas

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Arapongas um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, contendo cerca de 12 mil assinaturas, que trata de repasse de subvenção social por parte da Prefeitura à Irmandade Santa Casa local. O projeto foi lido na primeira sessão ordinária do Legislativo após o recesso, realizada nesta segunda-feira à tarde. A matéria foi bastante comentada pelos vereadores de modo geral, que prometem a sua aprovação.

A intenção do abaixo-assinado é encontrar uma alternativa legal de socorro à instituição, que enfrenta graves problemas financeiros decorrentes de diversos fatores, um deles relacionado à defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que não é corrigida há cerca de 15 anos, e também a questões burocráticas de transferências governamentais. O hospital é referência em Arapongas e região no atendimento às mães gestantes.
O vereador Fernando Henrique Oliveira (PSDB) diz que, a princípio, ele havia feito uma indicação na Câmara Municipal para que parte do duodécimo do Legislativo devolvido ao Executivo fosse destinada à Santa Casa, como forma de auxílio à manutenção dos seus serviços prestados à população. Na entanto, a promotoria pública alegou que não há lei específica que regulamenta este repasse. No seu entender, com a aprovação deste projeto de iniciativa popular pela Câmara, o Município terá respaldo jurídico para fazer a transferência deste ou outro recurso municipal à Santa Casa.
Na sessão de segunda-feira, ele apresentou um requerimento verbal convidando o promotor do patrimônio público, Tiago Trevisoli, a comparecer na próxima sessão ordinária da Câmara, segunda-feira, dia 11, para esclarecer dúvidas quanto ao repasse de recursos municipais à entidade e debater o assunto com os vereadores.
O presidente da Câmara, Osvaldo Alvess dos Santos (PSC), o Osvaldinho, diz que ele e demais companheiros não são contra o projeto, pelo contrário, querem ajudar a Santa Casa. Mas para isso ele quer saber a real situação financeira da Santa Casa, quando arrecada, quanto gasta e onde gasta.
INCONSTITUCIONAL
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), que retorna de suas férias legais nesta semana, disse que este projeto de lei de iniciativa popular é inconstitucional, porque não pode mexer no orçamento do Município. Segundo ele, quem deve tratar de assuntos de média e alta complexidade na área de saúde é o Estado, não o Município.  “Além disso, eu já repasso recurso mensalmente à Santa Casa através de convênio”, frisou.

“Este é um projeto eleitoreiro e politiqueiro para enganar a população”, disse Onofre. (leia mais na edição impressa da Tribuna desta quarta-feira, dia 6 de fevereiro)

Fonte: TN Online

Conselho aprova prorrogação de contrato de gestão da Funeas


Entidade foi criada para administrar unidades hospitalares e mantém conta com a Secretaria de Estado da Saúde

O conselho curador da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) aprovou nesta terça-feira (5) a prorrogação por mais seis meses do Contrato de Gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde para a administração de unidades hospitalares. Até lá, a nova diretoria vai concluir um diagnóstico e o custo efetivo da instituição.
Neste período não haverá interrupção do atendimento à população. O pedido de prorrogação foi apresentado pela nova diretoria e avalizada pelo conselho também prorroga, pelo mesmo prazo, a contratação de funcionários pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), cujos contratos vencem no dia 4 de março. Esses profissionais somam cerca de 90% dos 500 funcionários da Funeas.
De acordo com o presidente da Funeas, Marcello Machado, o Contrato de Gestão vence no próximo dia 23, e ainda não foi possível ter uma visão ampla da situação porque a entidade não dispõe de um sistema informatizado com o registro, gerenciamento, controle e emissão de relatórios sobre todas as áreas, como situação financeira, compras e licitações, entre outras.
CONTROLES - Segundo ele, “todos os setores fazem registros e controles em documentos editados em Word e Excel”, o que pode conter erros de digitação entre outros problemas, além de demandar trabalho manual na avaliação dos dados.
A nova direção da Funeas ainda não sabe o montante das dívidas da entidade. O saldo em caixa na transição de governo era de R$ 30,8 milhões. Até o momento foram feitos pagamentos que somam R$ 4,3 milhões. Muitos pagamentos estavam atrasados desde outubro, e vários fornecedores e prestadores de serviços – incluindo médicos – já ameaçam parar as atividades.
Funeas foi criada em 2016 como fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos, para administrar as unidades próprias da Secretaria da Saúde.
Fonte: AEN

Moro vai à Câmara hoje detalhar para deputados projeto de lei anticrime


Governo federal deve apresentar o texto ao Congresso em breve

Marcelo Camargo/Agência Brasil 
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, vai à Câmara dos Deputados, na tarde de hoje (6), para detalhar o projeto de lei anticrime aos deputados federais da Frente Parlamentar de Segurança Pública. O governo federal deve apresentar o texto ao Congresso em breve.
Agendada a pedido da Frente Parlamentar, a reunião está prevista para as 14 horas, no Auditório Nereu Ramos. A expectativa é que 350 pessoas participem do encontro, capacidade máxima do local. Coordenador da frente, o deputado federal Capitão Augusto (PR-SP) declarou que as medidas já anunciadas por Moroserão “tranquilamente” aprovadas na Câmara. As informações são da Agência Brasil.
Na segunda-feira (4), o ministro discutiu o pacote de medidas com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, e, posteriormente, com governadores, vice-governadores e secretários estaduais de Segurança Pública com quem esteve reunido a manhã inteira. No início da tarde, o ministro apresentou a jornalistas os principais aspectos do pacote anticrime.
O projeto federal prevê alterações em 14 leis, como o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos, o Código Eleitoral, entre outros. O objetivo das mudanças legais, segundo o governo, é tentar reduzir os crimes violentos, de corrupção e os praticados por integrantes de facções criminosas.
"Não adianta nada mexermos no restante da legislação se o processo penal não funcionar, se ele não chegar ao fim em tempo razoável. Não adianta elevarmos a pena para o crime de homicídios [por exemplo], se o processo não chega ao fim”, disse Moro ao justificar a inclusão, no projeto de lei, de medidas para assegurar a execução provisória da condenação criminal após o julgamento em segunda instância.
Outra mudança é sobre a legítima defesa. Segundo o texto, juízes poderão reduzir pela metade ou mesmo deixar de aplicar a pena para agentes de segurança pública que agirem com “excesso” motivado por “medo, surpresa ou violenta emoção”. A medida causou críticas e recomendações de várias entidades sociais.
O projeto de lei também proporá mudanças no Código Penal que, se aprovadas, resultarão no maior rigor no cumprimento das penas. De acordo com algumas dessas propostas, criminosos reincidentes, bem como os condenados pelos crimes contra a administração pública, como peculato, corrupção ativa e passiva, e que cometerem roubos com o uso de arma de fogo sejam condenados a cumprir suas penas inicialmente em regime fechado.
O projeto também confere maior peso aos tribunais do júri, cujas decisões passariam a ser imediatamente cumpridas. Outra medida seria a que permite o confisco de bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e o compatível com seu rendimento lícito.
Fonte: Notícias ao Minuto

Após exoneração, Marcelo Álvaro diz que retorna amanhã ao Turismo


Segundo ele, a medida é para que assuma como parlamentar no Congresso

O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) afirmou hoje (6), no Twitter, que a exoneração do cargo de ministro do Turismo é temporária e que amanhã (7) retorna à pasta. Segundo ele, a medida é para que assuma como parlamentar no Congresso.
Em tempos de fake news, importante avisar: hoje tomo posse na Câmara dos Deputados e amanhã retorno às atividades frente ao Ministério do Turismo”, escreveu.
O decreto de exoneração, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, está publicado na edição de hoje (6) do Diário Oficial da União.
Fonte: Notícias ao Minuto


Endividamento e inadimplência sobem de dezembro para janeiro

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O percentual de famílias com dívidas (com atraso ou não) no país subiu de 59,8% em dezembro de 2018 para 60,1% em janeiro deste ano. A parcela de inadimplentes, ou seja, aqueles com dívidas ou contas em atraso, também cresceu no período: de 22,8% para 22,9%.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (5) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com a CNC, no entanto, a piora dos indicadores na comparação mensal não compromete a expectativa de evolução da economia. Segundo a economista Marianne Hanson, da CNC, as taxas de juros em patamares mais baixos constituem fator favorável a esse resultado, e as famílias brasileiras também se mostraram mais otimistas em relação à sua capacidade de pagamento.
Comparação com 2018
Apesar disso, na comparação com janeiro de 2018, houve queda em ambos os indicadores, já que naquele mês a parcela de endividados era de 61,3% e o percentual de inadimplentes era de 25%. Aqueles que declararam não ter condições de pagar contas passaram de 9,5% em janeiro do ano passado para 9,1% em janeiro deste ano.
Fonte: Paranaportal

Justiça Federal retoma audiências da Lava Jato na semana que vem

Foto: Geraldo Bubniak/AGB

A Justiça Federal do Paraná retoma na semana que vem as audiências de instrução de ações penais decorrentes da operação Lava Jato. Na segunda-feira (11) prestam depoimento cinco testemunhas de acusação em processo que tem como réus o ex-prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, conhecido como Dr. Hélio (PDT), o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares e mais quatro pessoas. Todos respondem pelo crime de lavagem de dinheiro.
A denúncia do Ministério Público Federal foi apresentada à Justiça em outubro de 2016. De acordo com o MPF, Dr. Hélio foi beneficiado com cerca de R$ 4,2 milhões, que foram obtidos a partir de um empréstimo fraudulento feito pelo Banco Schahin ao pecuarista José Carlos Bumlai. O empresário retirou ao todo R$ 12 milhões, junto à instituição financeira, mas nunca pagou a quantia. Serão ouvidos no dia 11 de fevereiro, o pecuarista José carlos Bumlai, o empresário Salim Schahin, o ex-deputado estadual do PT Francisco Carlos de Souza e os advogados Castellar Modesto Guimarães Filho e José Caubi Diniz Junior.
As audiências estão marcadas para as dez horas da manhã e duas horas da tarde. Esta é a primeira audiência da Lava Jato em 2019 depois do retorno do recesso do judiciário. Os últimos depoimentos relacionados à Lava Jato foram realizados em novembro de 2018 em ação penal que tem como réu o ex-presidente Lula e que apura se o petista recebeu propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia (SP). Esta ação penal está em fase final e aguarda sentença do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba.
Fonte: Paranaportal