Um dos maiores
gargalos rodoviários do Paraná, o Trevo Cataratas (BR-277), em Cascavel, será
totalmente reconfigurado com a construção de um viaduto. A passagem em nível
vai facilitar o fluxo de cerca de 30 mil veículos que circulam pelo local por
dia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9) pelo governador Carlos Massa
Ratinho Junior no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
A obra integra um pacote de oito projetos
que serão executados com recursos do acordo de leniência de R$ 400 milhões
firmado pela Ecorodovias com o Ministério Público Federal (MPF). A empresa
controla a Ecovia e a Ecocataratas e fará investimentos de R$ 150 milhões até
2021 ao longo da BR-277, principal corredor rodoviário e de exportação do
Paraná.
O acordo prevê R$ 130 milhões para a
execução de três obras no trecho da Ecocataratas, no Oeste do Estado, e R$ 20
milhões em cinco obras da Ecovia, no trecho entre a Região Metropolitana de
Curitiba e o Litoral. Outros R$ 220 milhões estão sendo abatidos com a redução
de tarifas e R$ 30 milhões serão pagos em multas.
O governador também anunciou a inclusão no
acordo de leniência homologado pela Justiça Federal da doação de todos os projetos
executivos elaborados pela concessionária, o que permitirá celeridade ao Estado
na execução das obras que não foram contempladas, inclusive com possibilidade
de abatimento no contrato da nova concessão se houver melhorias com recursos do
Tesouro.
Trevo Cataratas
O Trevo Cataratas
é um entroncamento por onde passam mais de 30 mil veículos por dia e reúne as
rodovias BR-369, no sentido de Maringá, a BR-277, entre Guarapuava e Foz do
Iguaçu, a BR-467, em direção a Toledo, e a Avenida Brasil, que é principal via
de acesso a Cascavel.
O governador afirmou que o trevo é o
principal gargalo logístico do Estado e que a obra será executada em duas
fases, com implementação de passagens de nível e retirada dos semáforos. “É uma
obra emblemática. A população cobrava do Estado há mais de 30 anos”, destacou
Ratinho Junior.
Nos próximos dias técnicos da prefeitura
vão se reunir com a concessionária, o Departamento de Estradas de Rodagem
(DER-PR) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para tratar dos desvios necessários
nas pistas para a execução das obras.
Campos
Gerais-Oeste
Os R$ 130 milhões da Ecocataratas serão
investidos em dois projetos além do Trevo Cataratas: melhorias nas vias
marginais na BR-277, em Foz do Iguaçu, e terceiras faixas entre Cascavel e
Guarapuava. A concessão da empresa se estende por 543 quilômetros da BR-277,
que recebe movimento de cerca de 11 milhões de veículos por ano, mais da metade
(55%) no transporte de cargas.
As melhorias nas vias marginais
acontecerão entre o Trevo Charrua e o Viaduto Costa e Silva, liberado na última
sexta-feira (6). As terceiras faixas entre Cascavel e Guarapuava (passando por
Laranjeiras do Sul, Candói e outras cidades) serão executadas com parte desses
recursos, mas ainda não há previsão de quilometragem ou quantidade.
Região
Metropolitana e Litoral
Os R$ 20 milhões
da Ecovia serão investidos em cinco projetos que viabilizarão mais segurança
para moradores, turistas e no sistema de escoamento de produção até o Porto de
Paranaguá.
A Ecovia administra 296 quilômetros de
estradas – os 84 quilômetros da BR-277 entre a capital e Paranaguá, além de
segmentos rodoviários da PR-508 e PR-407, e das alças de ligação a Morretes e
Antonina. Nesse trecho trafegam 6,6 milhões de veículos por ano, 35%
relacionado ao transporte de cargas.
As obras serão a duplicação da PR-407 no
entroncamento com a PR-412, uma extensão de 830 metros em cada sentido,
compondo uma rótula, no perímetro urbano de Pontal do Paraná; uma passarela no
km 01 da Avenida Ayrton Senna, em Paranaguá; uma passarela no km 77 em São José
dos Pinhais, atendendo a comunidade São Judas Tadeu; a alça de retorno na
BR-277 com a PR-508; e a iluminação de cinco quilômetros na BR-277 na entrada
de Paranaguá, para melhorar a segurança da movimentação de cargas, da população
e evitar prostituição.
Acordo com a
Rodonorte prevê duplicações, viadutos e trincheiras
O governador
Carlos Massa Ratinho Junior também já anunciou as 12 obras que serão executadas
com R$ 365 milhões liberados pelo acordo de leniência firmado pela
concessionária CCR-Rodonorte e o Ministério Público Federal (MPF). São oito
interseções de nível (viadutos, trincheiras e passagens) e cerca de 30
quilômetros de duplicações nas rodovias sob responsabilidade da empresa.
As obras que serão feitas são as
interseções I-04 – Jardim Guarany – Campo Largo – BR-277; I-06 – Cercadinho –
Campo Largo – BR-277; I-19 – acesso a Castrolanda/Socavão – Castro – PR-151 com
PR-340; I-09 – Trevo de Brotas – Piraí do Sul – PR-151; intervenções em trechos
da Avenida Souza Naves – Ponta Grossa – BR-373; I-27 acesso secundário Ponta
Grossa – PR-151; I-60 acesso ao Contorno Leste de Ponta Grossa – BR-376; e as
duplicações na BR 376 dos km 431 ao 420; 420 ao 412; 412 ao 411,3;403 ao 399,8
e 399,8 ao 394,5.
O sistema rodoviário atendido pela
Rodonorte no Paraná abrange a BR-277, entre Curitiba e São Luiz do Purunã; a
BR-376, entre Apucarana e São Luiz do Purunã, passando por Ponta Grossa; a
PRC-373/PR-151, entre Ponta Grossa e Jaguariaíva; e a BR-373, no perímetro
urbano de Ponta Grossa (Av. Souza Naves), ligação da cidade com as saídas para
o Norte do Paraná e Foz do Iguaçu.
O acordo de leniência prevê R$ 750 milhões
de investimentos até o final da concessão, sendo R$ 365 milhões para a execução
de obras e outros R$ 350 milhões para arcar com redução em 30% da tarifa de
todas as praças de pedágio por ela operadas, medida em vigor desde abril. Houve
ainda o pagamento de multa para o Estado no valor de R$ 35 milhões.
Novo Anel de
Integração terá 4,1 mil quilômetros
O Anel de
Integração do Paraná será modernizado a partir de 2021. A licitação será feita
pelo governo federal e terá 4,1 mil quilômetros de estradas estaduais e
federais – o atual tem 2,5 mil quilômetros.
O novo programa de concessões incorpora ao
polígono original três estradas estaduais: PR-092 (Norte Pioneiro), PR-323
(Noroeste) e PR-280 (Sudoeste). O leilão também deve abranger os trechos
paranaenses das BRs 163 (Oeste), 153 (de Ourinhos a União da Vitória) e 476
(Rodovia do Xisto). O governo federal investiu R$ 60 milhões no projeto.
Pelo cronograma da Empresa de Planejamento
e Logística S.A (EPL), contratada pela União para fazer os estudos de
viabilidade da nova concessão, a modelagem técnica, econômico-financeira e
jurídica será concluída em 2020. O documento vai concentrar todas as
informações necessárias para a licitação, incluindo formas de cobranças,
projetos prioritários e valores previstos de tarifas. (AEN).
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