Vencedora da
licitação, empresa assume como concessionária do sistema de transporte coletivo
urbano de passageiros neste domingo, dia 1º de dezembro
(Fotos: PMA) |
A Viação
Apucarana Ltda apresentou oficialmente nesta terça-feira (26/11), em ato
defronte ao prédio da prefeitura, 14 ônibus zero quilômetro. A empresa, que
desde 1974 explora os serviços de transporte coletivo urbano de passageiros
mediante permissão precária, a partir deste domingo (01/12) passa a atuar como
concessionária, uma vez que venceu o processo licitatório aberto pelo
Município. O valor do contrato, para um período de 15 anos, é de
R$278.759.880,00.
Os veículos novos, movidos a diesel,
somam-se a outros 51 da atual frota e, conforme exigência estipulada na
concessão, dispõem de internet sem fio gratuita (wi-fi) e sistema de
acessibilidade a pessoas com dificuldades de locomoção. O investimento na
renovação da frota é na ordem de R$6 milhões.
A lisura do processo licitatório conduzido
pela administração municipal foi enaltecida pelo prefeito Júnior da Femac. “Não
foi um processo fácil, hoje são poucas as empresas que se interessam na
prestação deste serviço, mas desde o início, o ex-prefeito Beto Preto e eu, não
abrimos mão de que a contratação tivesse como base a qualidade, introdução de
tecnologias, frota renovada e tarifa baixa. Hoje posso dizer que, como gestor,
tenho muito orgulho do resultado final”, assinalou Júnior, frisando todo o
processo foi feito de forma transparente. “Uma licitação aberta para o mundo,
honesta, e que chegou a um contrato que oferecerá ao apucaranense o que há de
melhor em transporte coletivo no Brasil com a menor tarifa do Paraná. Esse é o
novo sistema de Apucarana: eficiente, inteligente, moderno, confortável, seguro
e com tarifa baixa”, destacou o prefeito.
A tarifa de R$3,40, fixada pela licitação,
entrará em vigor a partir de domingo. “Esse valor que ficará congelado até
dezembro de 2020, independente do diesel subir ou não”, esclareceu Júnior,
salientando o desafio da VAL dentro da nova modalidade. “Ela tem agora o
desafio de reconquistar as pessoas que deixaram de usar o transporte coletivo.
Neste sentido, a qualidade certamente fará a diferença, contribuindo para que o
negócio seja cada vez mais sustentável”, pontuou Júnior.
Além de uma frota moderna, com tempo médio
de uso de quatro anos, o contrato de concessão prevê que a VAL realize uma
série de outros investimentos em prol do usuário. Conforme ficou estabelecido
no contrato firmado com a empresa, serão instalados 700 pontos de ônibus novos,
num prazo de 5 anos. Deste total, 70 pontos de ônibus serão entregues até o
aniversário de Apucarana, no dia 28 de janeiro, sendo 50 pontos de ônibus com
cobertura de fibra de vidro e bancos, 10 pontos de ônibus, com estrutura de
ferro e cobertura e mais 10 pontos de ônibus com fechamento de laterais e de
fundo em vidro temperado, com banco e cobertura. “Pensamos principalmente em
atender as necessidades de quem mais precisa, como os idosos e as gestantes.
Estando bom para eles, está bom para todos. É o fim dos palitos amarelos, a
partir de agora todos os pontos terão bancos e cobertura”, comemorou o prefeito
Júnior da Femac.
A introdução de novas tecnologias também
faz parte das exigências do novo contrato. O Cartão Passe Fácil vai
possibilitar ao usuário o desembarque e embarque em outro ônibus para chegar ao
destino desejado, respeitando-se critérios de distância e horário, com uma
única passagem. “Isso é propiciar que as pessoas ganhem tempo, que o
trabalhador chegue ao seu emprego de forma mais ágil”, exemplificou Júnior.
A princípio, o cartão estará à venda
apenas na loja da VAL, na Rua Rio Branco, nº 652, ao lado do terminal urbano, e
será indispensável para uso do novo transporte coletivo urbano.
Na palma da mão – Em ato no salão nobre da
prefeitura, a VAL aproveitou a apresentação da nova frota para lançar o
aplicativo “Vou de ônibus Apucarana”. Já disponível para download nas lojas de
aplicativos para os sistemas android e IOS, a ferramenta possibilita aos
usuários obtenção de todas as informações necessárias para utilizar o sistema
de linhas e seus respectivos horários. “Por meio do aplicativo, o usuário
poderá consultar – em tempo real – em quantos minutos o ônibus chega no ponto
de ônibus no qual espera para embarque”, relata Roberto Jacomelli, administrador-executivo
da VAL, que ratificou as palavras do prefeito Júnior da Femac quanto à
qualidade do novo sistema que entra em operação no domingo. “Apucarana estará
servida do que há de melhor em inovação no transporte público, não devendo nada
a nenhuma cidade do Brasil. Vamos disponibilizar transporte de excelência, nos
empenhando a cada dia para manter a qualidade do serviço”, conclui Jacomelli.
SAC – O novo transporte coletivo urbano de
Apucarana irá dispor, a partir de domingo, de um número telefônico para
atendimento exclusivo dos usuários. Informações, dúvidas e reclamações poderão
ser feitas pelo telefone 3033-6868.
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