(Foto: AEN) |
Quinze escolas da
rede estadual do Paraná vão ser exclusivamente de Educação em Tempo Integral
(ETI) em 2020. A iniciativa vem ao encontro da meta do Estado de ter, até 2025,
60% das matrículas nessa modalidade. Em 13 escolas, o tempo integral será
ofertado tanto para turmas de Ensino Fundamental II quanto de Ensino Médio. As
outras duas são somente de Ensino Médio. Com isso, a rede estadual de ensino
terá 79 escolas com turmas de ETI no próximo ano letivo.
A ETI tem como uma de suas premissas a
Pedagogia da Presença, que propõe ao aluno assumir o papel de protagonista no
processo de ensino e aprendizagem. Já o professor não deve atuar somente com
foco na docência, mas também de modo a inspirar os estudantes na construção de
um mundo melhor.
Com essa modalidade de ensino, a
Secretaria de Estado da Educação e do Esporte visa a formação integral do
indivíduo ética, cultural, política, física e cognitivamente. Auxilia, ainda, o
jovem a organizar melhor o seu tempo. O secretário Renato Feder diz que o plano
é levar o ensino em tempo integral para mais escolas nos próximos três anos.
“O ensino em tempo integral amplia as
possibilidades de aprendizado do estudante, o coloca em contato com outras
disciplinas, com novos conhecimentos” diz. Segundo ele, nas escolas com ensino
integral haverá aulas de empreendedorismo e programação, por exemplo. “Mais
tempo na escola significa uma formação mais completa, mais preparação para o
que o jovem vai encontrar lá fora”, afirma Feder.
COMO
FUNCIONA
As escolas em tempo integral funcionarão
em turno único. São nove aulas por dia, com uma hora de almoço e dois
intervalos de 15 minutos, totalizando nove horas diárias de atividades e 45
horas semanais.
Além das disciplinas do Referencial
Curricular do Paraná, serão ofertadas matérias eletivas aos estudantes, que
buscam desenvolver as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) - conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório
cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida;
argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação;
responsabilidade e cidadania.
A ideia é que as eletivas sejam
modificadas a cada semestre e tenham abordagem interdisciplinar, desenvolvidas
por diferentes professores. Ainda, será dada ênfase a práticas experimentais em
laboratório para as disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia.
O ementário das disciplinas do primeiro
semestre de 2020 está em fase de revisão pelo Departamento de Desenvolvimento
Curricular da Secretaria da Educação.
JOVEM
COMO PROTAGONISTA
O protagonismo juvenil e o projeto de vida
dos estudantes compõem o eixo central do modelo pedagógico das escolas com
tempo integral. Com isso, busca-se orientar o adolescente para descobrir aonde
ele quer chegar e, assim, ajudá-los nessa jornada.
Nessas escolas, serão fomentados Clubes de
Protagonismo, desenvolvidos pelos próprios estudantes para que eles possam
explorar em conjunto seus interesses. “É importante que a escola esteja mais
conectada com a realidade dos nossos alunos”, diz o secretário. Para ele, o
estudante precisa ser capaz de se tornar um cidadão, de entender a dinâmica da
sociedade e do mundo em que ele vive e como vai atuar e ser um protagonista da
sua vida.
Ainda, os professores serão incentivados a
ocupar um espaço de mentoria, indicados pelos alunos com base na afinidade,
para que possam ser sanadas dúvidas a respeito dos conteúdos trabalhados em
sala.
Confira aqui (LINKAR: www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/ESCOLAS_ETI.pdf)
a lista de escolas que passam a ser exclusivamente de tempo integral em 2020.
Fonte:
AEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário