quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Lula diz que não se arrepende de nenhuma indicação ao STF


Em mais uma entrevista em Curitiba, ao site jurídico MIgalhas, Lula diz que não se arrepende de nenhuma das oito indicações de ministros que fez ao STF: "eu não os indiquei pra pedir favor, não indiquei pra defenderem o PT. Eu indiquei para defenderem a Constituição"
(Foto: Ricardo Stuckert | STF)

247 - Lula foi o presidente da República que mais indicou ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF) depois do fim da ditadura: oito. Em mais uma entrevista em Curitiba, ao site jurídico MIgalhas, Lula diz que não se arrepende de nenhuma delas "eu não os indiquei pra pedir favor, não indiquei pra defenderem o PT. Eu indiquei para defenderem a Constituição". 
Lula só perde para Getúlio Vargas (21), Floriano Peixoto (15), Deodoro da Fonseca (15) e João Figueiredo (9) em indicações para a Corte Suprema. Entre 2003 e 2010, indicou os ministros Cezar Peluso, Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Menezes Direito e Dias Toffoli.
Na entrevista, ele mencionou Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa, afirmando ter “o maior orgulho” de haver indicado mais uma mulher na Suprema Corte e o primeiro negro do Tribunal. Ao contar como fazia para escolher o próximo ministro, explicou que “sempre conversava” com o ministério da Justiça, a AGU, a Casa Civil, e sempre consultava personalidades do mundo jurídico.
 Assista a um trecho da entrevista:

PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário