Grifes de Apucarana
apresentaram novas coleções e empresários estão otimistas em relação ao
fechamento de negócios no pós-evento
A proposta da
quinta edição do Apucarana Fashion Day de ser o grande show da moda paranaense
em 2019 foi alcançada. Os números confirmam essa tendência, no evento que
aconteceu nos dias 17 e 18 outubro, ocupando uma área de quase 10 mil m² do
Clube de Campo Água Azul. O AFD teve mais de 50 profissionais envolvidos na
organização, backstage, produção, modelos, maquiagem, entre outros setores.
O ponto alto do AFD 2019 foi o desfile de
nove marcas regionais, que também expuseram seus produtos em showroom aberto
para todo o público. Mais de 700 pessoas se inscreveram de cidades como
Apucarana, Jandaia, Astorga, Maringá, Londrina, Curitiba e São Paulo. “Porém,
como era aberto e ainda tínhamos a Feira de Máquinas anexo ao salão, o número
de pessoas durante o desfile era muito maior”, informa a presidente do Sivale,
Elizabete Ardigo.
O prefeito Junior da Femac participou dos
dois dias do evento e se manifestou entusiasmado com a organização e a
qualidade reconhecida das roupas e acessórios confeccionados em Apucarana. “A
cidade se consolida como o maior pólo de produção de camisetas, jeans, bonés e
roupas em geral no Paraná, gerando milhares de empregos e fazendo girar a nossa
economia”, destacou Junior, enaltecendo ainda o desfile de moda, com produção
de alto nível.
O empresário Cesar Ramos, da Manos Caps,
participou do AFD pela terceira vez. Ele explica que além de ser uma vitrine,
sempre gera algum tipo de negócio. “Estamos lançando nossa coleção Guerreiros
de Rua neste ano. O AFD proporciona este espaço e ainda gera oportunidades de
contatos importantes para a marca”, frisa Cesar.
Ruan Silva, da grife John Roger, diz que a
marca já tem 4 lojas próprias e está presente em mais de 60 multimarcas pelo
Brasil. “Apesar disso, um evento como o AFD é mais uma oportunidade de testar a
marca, de colocar ela em contato com o cliente, de interagir, de lançar
conceitos. Por isso, é tão importante participar do AFD, que cresce a cada
edição”, frisa Ruan.
Fernanda Mendes, da Streets ArtCaps,
participou pela primeira vez do AFD. “Fiquei muito feliz com a estrutura
oferecida e com a oportunidade de apresentar nossos produtos. Desde a Rodada de
Negócios, Show Room, quanto no desfile. Aproveitei tudo que era possível no AFD
e já dei meu nome para a edição de 2020”, conclui a empresária.
Encerrando o AFD, na noite de sexta-feira
(18), o Cantor Vitor Kley, se apresentou cantando seus maiores sucessos para um
público estimado em 3 mil pessoas, que não se intimidou com a chuva. O AFD foi
realizado pelo Sivale e a Prefeitura de Apucarana, tendo como correalizadores o
Sebrae-Paraná e o SENAI; com patrocínio da FIEP e apoio do Instituto Bellas,
Unespar, UTFPR, APL de Bonés, Sicoob e ACIA.
Hackathon
premia ideia inovadora
Uma maratona de conhecimento. Assim pode
ser definido o Hackthon, que reuniu 45 estudantes de moda, engenharia, design,
entre outras áreas, durante 24 horas consecutivas. “Das 18 horas de quinta as
18 horas de sexta, estes os participantes se mantiveram firmes na busca de
soluções alternativas para a destinação dos resíduos originados pelas
indústrias de confecção de Apucarana”, explica a Consultora do Sebrae, Beatriz
Poletto.
O tema foi escolhido pelo Arranjo
Produtivo de Boné e do Vestuário de Apucarana (APL), que está completando 15
anos de atuação. “Os empresários se reuniram e consideraram que este tema seria
um ótimo desafio”, pondera Poletto.
O resultado vencedor foi o de utilizar os
tecidos e demais rejeitos têxteis num papel de parede isolante acústico. “Foi
algo que realmente despertou a atenção dos jurados e pode virar uma Startup”,
ressalta a Consultora do Sebrae, Beatriz Poletto.
O Hackathon teve a organização do Sebrae e
contou com mais de 20 mentores de faculdades de Apucarana, Londrina, Maringá e
região.
Rodada
de Negócios gera expectativa positiva
Na manhã no dia 18, aconteceu também a
Rodada de Negócios, reunindo 15 fornecedores com 8 compradores nacionais. O
empresário James Rodrigues, da empresa Vest Mais, avaliou positivamente o AFD.
“Foi a primeira vez que participei de um evento deste nível e para mim foi excelente.
Tive a oportunidade de abrir meu leque de contatos e acabei fazendo um negócio
com outra empresa fornecedora da rodada”, ressalta o empresário.
A empresária, Nely Dias, da Brigida Fios,
da cidade de Marumbi, participou como fornecedora. “Também foi nossa primeira
experiência e ficamos felizes de ver a aceitação do nosso produto. Dos oito
compradores presentes, temos boas perspectivas de geração de negócios no
pós-evento”, avaliou Neli.
A presidente do Sivale, Elizabete Ardigo,
explica que este tipo de evento coloca o empresário com um comprador que muitas
vezes ele nunca teria a oportunidade de conhecer. “O Sebrae ficou responsável
pela seleção dos compradores. Veio de agência de eventos a comprador de um dos
grandes magazines do Brasil. Foi uma oportunidade única”, avalia.
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