segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Portal vai cadastrar empresas para licitações da prefeitura


Iniciativa visa facilitar a participação de empresas locais nas compras públicas do município
As ações da administração municipal de Apucarana para garantir maior participação das empresas da cidade nos processos licitatórios da prefeitura acaba de ganhar um novo reforço. Em reunião com o prefeito Junior da Femac, o SEBRAE anunciou que começou a disponibilizar um portal que vai servir de canal facilitador neste trâmite de compras públicas.
“A nossa ideia é trabalhar de forma conjunta, construir um programa de compras que vai de chamar ‘Compras Apucarana’. É exatamente dentro deste programa que o SEBRAE começa a disponibilizar um portal online, no qual as empresas de Apucarana podem se cadastrar e o poder público, por sua vez, também vai cadastrar as licitações disponíveis”, explica o consultor do SEBRAE Apucarana, Tiago Cunha.
“A empresa tendo o produto ou o serviço que a prefeitura está licitando, automaticamente vai receber um e-mail com essa informação para que decida pela participação ou não no processo licitatório”, detalha Cunha.
Para serem incluídas nesse canal de informação, as empresas, precisam entrar o portal www.compraspr.com.br para se cadastrar. Em caso de dúvidas os interessados podem entrar em contado com o SEBRAE pelo telefone 3420-7400. O SEBRAE também vai oferecer capacitação às empresas sobre os procedimentos de participação nos processos licitatórios
De acordo o prefeito Junior da Femac, é necessário criar um ambiente que permita uma participação cada vez maior de empresas locais nos processos licitatórios. “Muitos produtos e serviços acabam sendo fornecidos por empresas de fora. Nos primeiros 8 meses deste ano a prefeitura gastou R$ 251 milhões em compras. Queremos que esse dinheiro fique o máximo em Apucarana ou no Vale do Ivaí”, defende o prefeito.
Junior da Femac lembra que há dois meses foi aprovada uma lei municipal para garantir um tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte. O foco é estimular a participação em licitações do município.
A lei estabelece que as micros e pequenas empresas de Apucarana tenham um limite de 10% do melhor preço válido nas concorrências públicas. Prevê também licitações exclusivas para micros e pequenas empresas de Apucarana, cujo valor de contratação seja de até R$ 80 mil.
“São esforços que já foram implementados e outros estão por vir, visando à geração de mais emprego e renda e, ao mesmo tempo, para garantir que o dinheiro gerado pelas empresas permaneça no município”, afirma Junior da Femac.
O presidente do Comitê Gestor Municipal da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e secretário municipal da Indústria e Comércio, Edison Peres Estrope, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Comércio de Apucarana, Jayme Leonel, participaram da reunião com os consultores do SEBRAE e relataram ao prefeito a constatação de um crescimento na participação das empresas locais nos processos licitatórios da prefeitura nos últimos meses.
“Estamos obtendo resultados positivos graças a criação de mecanismos de incentivo para que empresas locais participem de licitações públicas, como a revisão da lei de licitações e pela divulgação que o Comitê Gestor Municipal faz juntamente com o SEBRAE”, avalia Estrope.
Também participaram da reunião a consultora do SEBRAE Apucarana, Beatriz Poletto; o secretário municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernesku; diretor da UTFPR, Marcelo Ferreira da Silva; gerente do SESI/SENAI Apucarana, Márcia Kulka; e o vice-presidente da ACIA, Vanderlei Faganelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário