Trata-se de um trecho
de 3,3 quilômetros da Rodovia PR-340 (Avenida Minas Gerais), entre o viaduto do
Contorno Sul da BR-376 e a Praça Tibagi, nas imediações do Estádio Municipal Olímpio
Barreto
(Foto: PMA) |
O prefeito de
Apucarana, Junior da Femac, deverá encaminhar nos próximos dias o projeto de
engenharia para a duplicação de uma das entradas da cidade. Trata-se de um
trecho de 3,3 quilômetros da Rodovia PR-340 (Avenida Minas Gerais), entre o
viaduto do Contorno Sul da BR-376 e a Praça Tibagi, nas imediações do Estádio
Municipal Olímpio Barreto.
O assunto foi discutido nesta sexta-feira
(27/09) pelo prefeito, em reunião com os engenheiros Ramirez Colodel, da
Superintendência Regional Ponta Grossa do DER-PR, e Ademar Kahl Santos e
Emerson Cooper Coelho, do Consórcio Esteio Conspel que presta consultoria ao
DER. Também participaram da reunião, que tratou ainda de diversos outros
assuntos, o secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, e o vereador
Marcos da Vila Reis.
De acordo com o prefeito, o projeto de
engenharia foi elaborado pela Depai Empreendimento Ltda, empresa contratada
pelo Município pelo valor de R$ 180 mil. “Os volumes que compõe o projeto
contém a memória descritiva e a justificativa do projeto, descrevendo de forma
ampla e abrangente os estudos realizados, suas conclusões e recomendações”,
afirma Junior da Femac, informando que nos próximos dias irá protocolar o
projeto na superintendência de Ponta Grossa do DER, órgão responsável pela
avaliação e aprovação do projeto.
O projeto de engenharia prevê serviços
terraplanagem, de pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização horizontal e
vertical, paisagismo e urbanismo. “Hoje existem três faixas de rolamento, sendo
duas no sentido Califórnia-Apucarana e uma no sentido contrário. Com mais uma
faixa de rolamento e outras adequações, o trecho ficará mais seguro e com um
melhor fluxo de veículos”, avalia Junior da Femac.
Para a elaboração do projeto, foram
realizados diversos estudos, entre eles de tráfego, de traçado, topográfico,
hidrológico, geolócido e de segurança de trânsito. Uma estimativa preliminar
indica que a execução da obra vai absorver cerca de R$ 5 milhões, que serão
custeados com recursos já assegurados junto ao Governo Ratinho Júnior.
O prefeito afirma ainda que a obra há anos
se faz necessária devido à expansão industrial e habitacional. “Nesta região a
iniciativa privada está presente, com grandes empresas já fixadas há tempo e
outras chegando. De um outro lado, o poder público através da gestão Beto
Preto, vem promovendo a expansão industrial, com a estruturação do Parque da
Juruba, e a expansão habitacional, com o Conjunto Habitacional Fariz Gebrim”,
observa o prefeito, lembrando ainda a existência de importantes bairros no
trecho, como o Núcleo Habitacional Adriano Correia e o Núcleo Habitacional
Michel Soni (Recanto do Lago), além do campus Apucarana da Universidade
Estadual do Paraná (Unespar).
OUTRAS
DEMANDAS
– O prefeito Junior da Femac aproveitou o encontro para tratar de diversos
outros assuntos com o DER, como a desapropriação de áreas para a implantação do
acesso no Contorno Sul, na intersecção entre a rodovia e a estrada que liga ao
município de Rio Bom. “Também discutimos melhorias no acesso às chácaras, na
região do Jardim Curitiba, nas proximidades da trincheira instalada em frente
ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, e também sobre intervenções na
intersecção do Contorno Sul com a BR 376, nas proximidades do 10º Batalhão da
Polícia Militar, completa Junior da Femac.
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