quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Apucaranenses avaliam propostas do governo para o próximo quadriênio


Audiência pública deu oportunidade para lideranças locais se manifestarem sobre obras e programas
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, promoveu na terça-feira (27), à noite, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, mais uma audiência pública para discussão do Plano Plurianual. O objetivo é reunir sugestões para servir de base no processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) de 2020 a 2023.
As primeiras audiências foram realizadas em Curitiba e Ponta Grossa. Ontem, quarta-feira (28) a audiência foi realizada em Umuarama, nesta quinta-feira (29) acontece em Cascavel e amanhã sexta-feira (30) será em Guarapuava.
Em Apucarana, o evento teve a participação do coordenador da região metropolitana, o ex-deputado estadual Miltinho Pupio; e representantes da sociedade civil organizada, incluindo representantes da Acia, UTFPR, Fap, Unespar, Sanepar, Seab, Emater, Crea-PR, Associação dos Engenheiros, 30º Bimec, 10º BPM, conselhos municipais, secretários e vereadores. Todos acompanharam a apresentação do que está sendo planejado pelo Governo do Estado até 2023 e puderam dar sugestões de obras para contemplar a região.
O secretário do planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, abriu a audiência pública assinalando que o governo Ratinho Junior está pensando o Paraná para os paranaenses. “E isso acontece necessariamente com a participação ativa da iniciativa privada, do setor produtivo rural, das universidades e, enfim de toda a sociedade organizada”, frisou. Ele Lembrou que o governador está alinhado com a bancada federal, incluindo os três senadores do Paraná e está planejando um significativo conjunto de obras, contemplando todas as regiões do Estado.
Valdemar Bernardo Jorge enfatizou que as audiências visam ouvir opiniões e sugestões dos paranaenses, de acordo com a realidade de cada região. “Os recursos estão sendo economizados no patamar de 20% do que era gasto anteriormente, além de terem sido extintas sete, das vinte e cinco secretarias de estado que havia, justamente para fazer caixa e viabilizar obras”, comentou Jorge, acrescentando que, nesta semana, o governador Ratinho Junior lançou um banco de projetos no valor de R$ 350 milhões.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, destacou na abertura da audiência, a importância da oportunidade de os apucaranenses poderem discutir e opinar no PPA do Governo do Estado. “O governador Ratinho Junior está priorizando o planejamento e, democraticamente, vem ouvindo a população em todas as regiões”, enalteceu o prefeito.
PROPOSTAS – Em Apucarana, foram apresentadas as propostas do governo no PPA para as áreas de moradia popular, saúde e inovação tecnológica. Vários participantes falaram sobre a necessidade de Apucarana conquistar mais um hospital de porte regional, para atender a crescente demanda. O principal argumento é que o Providência atende uma clientela de cerca de 350 mil habitantes e que a região merece uma estrutura maior.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), o empresário Jayme Leonel, defendeu a criação do curso de Medicina, para contemplar os estudantes da região centro-norte do Estado. “Este é um sonho antigo dos apucaranenses e acreditamos que o nosso pólo universitário já comporta a oferta do curso de medicina”, comentou Leonel.
O professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ronie Galeano, sugeriu a criação de um parque tecnológico em Apucarana. “O campus de Apucarana tem uma área disponível de 28 mil m², e a cidade já agrega três cursos da área na UTFPR, na Unespar e na Fap”, argumentou Galeano.
O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública. Ele tem duração de quatro anos, com início no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e término no final do primeiro ano de seu sucessor, de modo a permitir a continuidade do processo de planejamento.
Após as audiências públicas e adequações finais, o Projeto de Lei do PPA tem prazo até 30 de setembro para ser encaminhado à Assembleia Legislativa, onde será analisado e poderá receber emendas parlamentares.
ELETRÔNICO – Quem não pôde comparecer ao encontro tem ainda a oportunidade de participar com ideias e sugestões por meio de um formulário eletrônico disponível no site www.planejaparana.pr.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário