quarta-feira, 31 de julho de 2019

Feira do Produtor recebe a visita de alunos da rede municipal de Apucarana


A atividade faz parte do Programa Agrinho, desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR e a Autarquia de Educação, com o objetivo de levar informações sobre saúde, segurança e consciência ambiental às crianças
Um grupo de alunos da Escola Albino Biachi conheceu, na manhã de hoje (31/7), a Feira do Produtor de Apucarana. A visita é uma das etapas do Programa Agrinho, desenvolvido em parceria pelo Sistema FAEP/SENAR-PR e a Autarquia Municipal de Educação.
Com o tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para mudar o mundo”, o Programa Agrinho visa levar informações sobre saúde, segurança e conscientização ambiental ao espaço escolar.
“Nós percebemos que as crianças desconheciam a importância do solo para a agricultura e a subsistência antes da realização desse projeto. Na visita de hoje, elas puderam entrevistar os produtores e entender melhor o caminho dos alimentos desde o campo até o supermercado,” explicou a professora de ciências Tacyemy da Silva dos Santos.
A coordenadora Edileusa Aparecida de Oliveira acrescentou que a turma do 3º ano já havia assistido a palestras com agrônomos, produzido e distribuído panfletos de conscientização ambiental na comunidade do Jardim Trabalhista, fabricado repelentes naturais à base de citronela, e feito campanhas de recolhimento de pilhas e baterias.
“Por fim, nós estamos agendando uma visita dos estudantes à zona rural, para que eles vejam de perto como acontecem as plantações,” disse a coordenadora.
A aluna Ágatha Douhei Paschoal, de 9 anos, ficou encantada ao conhecer uma produtora rural que fornece produtos para a rede municipal de ensino, por meio da chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Os pães e bolachas que eu como na escola são feitos pela dona Elenice, que é uma senhora bem legal!”
“Eu gostei de ir à feira porque aprendi sobre os alimentos naturais e saudáveis. Descobri também que a esponja que usamos para tomar banho vem de uma árvore,” completou o aluno Victor Pinheiro de Oliveira, 9 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário