segunda-feira, 15 de julho de 2019

Economia Solidária de Apucarana capacita turma em Cambira


Referência regional, projeto coopera com município vizinho auxiliando na primeira formação de empreendedoras econômico-solidárias
O Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), pela primeira vez atuou em cooperação com um município vizinho, auxiliando no curso de 20 horas/aula de capacitação de 54 empreendedoras econômico-solidárias, que terminou na última sexta-feira (12/7).  A superintendente da Semaf, Bete Berton, ministrou o curso, levando a experiência adquirida em cinco anos do programa, que em Apucarana já capacitou 859 mulheres.
A cerimônia de conclusão do curso e entrega dos certificados teve a presença do prefeito de Cambira, Emerson Toledo, da secretária de Assistência Social e primeira dama do município, Vanessa Marques da Silva, da coordenadora do projeto de Economia Solidária de Cambira Valdinéia Avincola, da secretária da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana, Denise Canesin, e foi realizada no Centro do Idoso de Cambira.
As formandas estavam muito animadas com a perspectiva que o curso inaugurou para elas. Antonia Domingos, por exemplo, disse que imaginava que as aulas seriam “chatas”, mas que foi ao primeiro dia para, pelo menos, tentar. “Mas adorei e acabei vindo todos os dias, fiz novas amizades, e acho que o trabalho vai ser muito bacana”, afirmou.
Joyce Bortolotti, que trabalha com artesanato, falou que o curso foi “muito maravilhoso” e que não esperava que fosse tão gratificante. Para ela, as aulas ensinaram “diferentes maneiras e formas de trabalhar e progredir.” Maria Glória de Lima Freitas também afirmou ter aprendido muito e ter gostado do curso, que considerou excelente.
O prefeito de Cambira, Emerson Toledo, destacou que a maior obra, hoje, não está em nenhuma construção. “O que precisamos é de investimentos em pessoas. Na partilha, na convivência. E é isso que a economia solidária nos traz”, disse.  A secretária de Assistência Social , Vanessa Marques, falou que acredita que as mulheres que começaram no projeto têm condições de tornar possíveis muitos de seus sonhos.
Inspiração  A superintendente da Semaf, Bete Berton, ficou muito satisfeita com o resultado da capacitação. Aplaudida de pé pelas concluintes do curso, elogiada por todos, Bete Berton disse reconhecer nas formandas muita determinação e espírito cooperativo. “Ficamos muito felizes em ver que nossa iniciativa vem atingindo os objetivos a que se propõe e que nosso projeto pode ser replicado”, disse.
“Servir de inspiração é motivo de grande orgulho para nós”, falou a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin. Ela salientou também que a Rede de Mulheres Solidárias ganhou um espaço de exposição na próxima Expocam, a ser realizada entre 15 e 18 de agosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário