Sindicalistas ligados aos transportes realizam nesta
quarta-feira (5) uma plenária nacional em Brasília (DF) para organizar a
participação dos trabalhadores na greve geral contra a Reforma da Previdência
no dia 14 de junho; a mobilização dos transportes afeta a economia com um
efeito paralisante sobre o comércio, a indústria, a agricultura e os serviços;
a participação dos trabalhadores do ramo é considerada decisiva para o sucesso
da mobilização
247 -
Sindicalistas de todo o País ligados aos transportes realizam nesta
quarta-feira (5) uma plenária nacional em Brasília (DF) para organizar a
participação dos trabalhadores na greve geral convocado de forma unificada
pelas 10 centrais sindicais brasileiras e movimentos sociais para o próximo 14
de junho. O protesto será contra a proposta de Reforma da Previdência do
governo Jair Bolsonaro. A greve dos transportes não fica circunscrita ao
universo do setor, afeta a economia globalmente com um efeito paralisante sobre
o comércio, a indústria, a agricultura e os serviços de modo geral. Por isto, a
participação dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo é considerada decisiva
para o sucesso da greve geral.
“Podem apostar que
realizaremos uma das maiores greves da nossa história”, afirmou o presidente da
CTB, Adilson Araújo.
Entre outras categorias, o setor dos
transportes compreende motoristas e cobradores de ônibus urbanos e rodoviários,
metroviários, ferroviários, caminhoneiros, marítimos e aeroviários. A reunião
ocorrerá a partir das 13 horas no auditório Nereu Ramos da Câmara dos
Deputados.
Os transportes ocupam uma posição especial
no processo de produção e distribuição das mercadorias (e no deslocamento
daquela que Karl Marx considerava uma mercadoria especial, a força de trabalho)
e, por consequência, também desempenham um papel estratégico numa greve geral.
Dentre os pontos da proposta, está o
regime de capitalização, em que o trabalhador abre uma conta individual para
fazer uma espécie de poupança e bancar seus benefícios no futuro. Setores
progressistas criticam duramente este alegando que o mesmo beneficia os bancos
e prejudicam trabalhadores mais pobres.
Outro ponto polêmico são os 40 anos de
contribuição para o cidadão ter direito a uma aposentadoria integral, o que
ignora as diferenças de expectativas de vida no campo e na cidade.
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