terça-feira, 4 de junho de 2019

Relator do decreto das armas organizou evento com patrocínio da Taurus


Roque de Sá/Agência Senado
O senador Marcos do Val (PPS-ES), relator que defendeu a manutenção do decreto das armas do presidente Jair Bolsonaro, organizou o evento "Heróis Reais", que condecora policiais por "bravura" e "inovação" com patrocínio da Taurus e da CBC, fabricantes nacionais de armas e munições, respectivamente
247 - O senador Marcos do Val (PPS-ES), relator que defendeu em parecer a manutenção do decreto das armas do presidente Jair Bolsonaro - considerado inconstitucional pela consultoria técnica do Senado e por diversos juristas -, foi responsável por organizar um evento patrocinado por empresas fabricantes de armas.
Trata-se da premiação "Heróis Reais", que condecora policiais em 2017. O evento contou com patrocínio da Taurus e da CBC, fabricantes nacionais de armas e munições, respectivamente. A informação é do jornal O Globo.
Marcos criou o prêmio para oferecer reconhecimento a policiais por "bravura" e "inovação", dando como prêmio viagem à Taurus. Com a decisão de entrar para a política, o agora senador suspendeu o evento em 2018.
Apesar disso, o senador nega que exista conflito de interesses. Para ele, o decreto abre o setor para mercado internacional e isso prejudicaria as empresas que atual no Brasil com exclusividade.
"De forma alguma eu faria algo com tendências a beneficiá-las. Não sou do meio político e seria incoerente com a minha ideologia jogar o mesmo jogo. Como sou da área de segurança pública, é coerente que eu faça relatórios sobre o tema, assim como senadores ligados à área médica ou de esportes atuarem nesses temas", completou Marcos do Val, que em relatório apresentado na semana passada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), disse que Bolsonaro não extrapolou seus poderes e apenas definiu critérios objetivos para o que já estava previsto no Estatuto do Desarmamento.
Instrutor policial e consultor da área de segurança, o senador se gaba por ter atuado nos Estados Unidos para policiais locais, inclusive a Swat, e ministrado cursos no FBI e outras agências daquele país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário