Foto: Orlando Kissner/ALEP |
O
processo para contratação do serviço de publicidade para a Assembleia
Legislativa do Paraná está em fase de finalização do edital e vai pagar R$ 25
milhões para até três agências de publicidade selecionadas. O contrato terá
duração de 12 meses, podendo ser renovado por mais 60 meses, conforme prevê a
lei. A expectativa é de que o documento com as regras para
participar da disputa esteja pronto dentro de 15 dias e seja publicado até
julho.
A
iniciativa é inédita no legislativo paranaense e a verba foi destinada para
elaboração de campanhas institucionais que divulguem o trabalho dos
parlamentares, a exemplo do que já acontece em outras assembleias
estaduais. Segundo a diretora de comunicação da casa, Kátia Chagas,
“a assembleia vai dar um salto de qualidade no trabalho que vem sendo
realizado. Nessa parceira que será definida a partir da licitação, será
possível divulgar mais os projetos apresentados e as atividades que são feitas.
Esse assunto já está sendo discutido faz tempo e essa é uma prática que já está
sendo adotada em outros estados”.
Na semana
passada os representantes interessados em concorrer, participaram de uma
reunião com a equipe técnica que está cuidando da elaboração das regras.
Vários critérios devem ser levados em consideração e vencerá quem atingir 80
pontos ou mais na avaliação, dentro do valor de R$25 milhões. Atualmente,
19 assembleias possuem oficialmente serviço de publicidade contratado.
“Vamos fazer esse processo da maneira mais transparente
possível, estamos trazendo todos os representantes das agências de publicidade
para demonstrar que há transparência nesse processo”, afirma Kátia Chagas.
A principal dificuldade encontrada para a
formulação do edital foi a inexistência de um histórico da própria Assembleia,
que nunca teve um contrato de publicidade. Por isso, uma comissão foi criada
para buscar exemplos do governo federal e de outros estados e se dedicar a
compreender todas as exigências legais para esse tipo de contratação. “Pela
primeira vez a Assembleia vai ter uma agência de publicidade, para fazer
publicidade institucional. Não pessoal, não personalizada, de instituição.
Partiu-se do pressuposto que a sociedade paranaense conhece muito pouco o papel
da Assembleia na vida dos paranaenses. O principal desafio foi pelo
desconhecimento das pessoas, pelo não hábito de se fazer publicidade na
Assembleia. Foi o choque inicial de explicar para todo mundo a importância
disso”, explica Marlo Litwinski, coordenador da comissão de licitação.
O edital será avaliado pela Procuradoria Jurídica
da Assembleia antes de ser publicado em Diário Oficial.
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