Localizado na região
da Barra Funda, espaço que inclui a Praça Mauá e o corredor das bandeiras será
recuperado com diversos serviços. (Foto: Josias Profeta)
A história,
cultura e arquitetura do complexo da Estação Ferroviária de Apucarana,
localizado na região da Barra Funda, serão preservados. O espaço, incluindo a
Praça Mauá e o corredor das bandeiras, passará por uma ampla revitalização. As
melhorias serão feitas através de uma parceria entre a Rumo Logística, empresa
que administra este trecho ferroviário, e a Prefeitura de Apucarana.
Nesta segunda-feira (11/03), o prefeito de
Apucarana, Junior da Femac, esteve no local acompanhado por Andressa Vieira,
analista financeira da Rumo Logística e por Rinaldo Amaral dos Santos, do setor
de manutenção da empresa. Também estiveram presentes na visita técnica o
secretário de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves, o secretário de Gestão
Pública, Nicolai Cernescu, e o diretor-presidente do Instituto de
Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Lafayete Luz.
A Prefeitura ficará responsável pela parte
externa, abrangendo a pintura, poda de árvores, iluminação, restauração de
monumentos, plantio de grama, recuperação de calçadas e pavimentação das
vias de acesso. “A Rua Munhoz da Rocha será recapeada a partir da Rua Osório
Ribas de Paula até as proximidades da estação, e ainda a Rua Nicolau Kowalski,
que passa ao lado da Praça Mauá e que atualmente é de paralelepípedos, ganhará
uma camada de asfalto”, anunciou Junior da Femac.
O corredor das bandeiras, onde vários
mastros já estão quebrados, será resgatado mas com outro enfoque. “No lugar das
bandeiras dos estados, serão hasteadas bandeiras dos 26 países que mais
enviaram imigrantes para Apucarana”, afirma Junior da Femac, citando as
colônias ucraniana e japonesa, além de diversas outras etnias como portuguesa,
italiana e espanhola aqui estabelecidas.
O prefeito afirma que a medida segue uma
política iniciada pelo ex-prefeito e atual secretário de Estado da Saúde, Beto
Preto, que é revitalizar e devolver para a população espaços degradados. “Assim
foi feito com o Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) e o Parque
Jaboti, além do Parque Biguaçu onde os serviços estão em andamento. Agora, será
a vez da Estação Ferroviária a voltar a ser um espaço de visitação e de
celebração, sendo um ponto de encontro da história da cidade e com a da
ferrovia”, pontua
Junior da Femac lembra que o crescimento
da cidade ocorreu a partir do entorno da Estação Ferroviária, onde estavam
estabelecidas as instituições financeiras, o comércio e as empresas de
comercialização de grãos. “Tudo acontecia aqui. Acredito que todos conheçam uma
pessoa ou tenham um familiar que possa contar algo relacionada com a ferrovia.
Aos 75 anos, é hora de Apucarana se olhar e se admirar”, frisa o prefeito.
A Estação de Apucarana é o maior
entroncamento ferroviário do norte do Paraná e uma das únicas estações que
mantiveram as características originais. O primeiro ramal chegou a Apucarana no
dia 19 de abril de 1943 e atualmente o Município está inserido na rede nacional
de ferrovias através de dois ramais ferroviários. “Vamos cuidar de cada detalhe
para resgatar essa belíssima história, como por exemplo a restauração de uma
fonte de água destinada aos cavalos que eram utilizados no transporte dos
produtos que vinham nos vagões”, cita Junior da Femac.
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