Em 2017, a redução do total de assinantes havia sido maior, de 3,6% (com finalização de 677 mil contratos)
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As operadoras de TV paga perderam no ano passado 549 mil
assinantes. O serviço fechou 2018 com 17,5 milhões de contratos ativos,
segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A redução de mais de 500 mil pessoas representou uma queda de
3% na base de usuários. Em 2017, a redução do total de assinantes havia sido
maior, de 3,6% (com finalização de 677 mil contratos).
Esse movimento
mantém o encolhimento da base, que chegou a ter 19 milhões de pessoas
em 2015. Já na comparação entre dezembro de 2018 e novembro do mesmo ano, a
perda foi de 21 mil acessos.
Na
divisão por tecnologia, os serviços por satélite (DTH) seguem majoritários,
representando 54% do mercado (9,4 milhões de acessos). Contudo, o predomínio
diminuiu. Em 2015, eles tinham participação de 58% (11,1 milhões). Já a TV a
cabo saiu de 40% quatro anos atrás (7,8 milhões) para 42% no ano passado (7,3
milhões). No mesmo período, ganhou espaço, ainda que timidamente, a oferta por
fibra ótica, que saiu de 0,9% para 4% (702 mil).
Já
no recorte por grupos comerciais, de acordo com dados da Anatel sistematizados
pela consultoria Teleco, a Claro domina quase metade do mercado (48.9%).
De origem mexicana, o conglomerado atua no mercado por meio da NET e da Claro
TV, além de oferecer serviços de telefonia móvel, banda larga móvel e
telefonia, sendo um dos maiores conglomerados de telecomunicações do país.
Em
segundo lugar vem o grupo Sky (30,1%), com atuação sobretudo em TV por
assinatura por satélite (DTH) e controlado pela empresa americana AT&T. A
Oi fechou 2018 com 9,1% de participação e a Vivo, do grupo espanhol Telefónica,
com 8,9% (inclusos aí os acessos da GVT, empresa comprada pelo grupo). A Oi,
grupo nacional com diversos acionistas, enfrenta dificuldades financeiras e um
processo de recuperação judicial. Com informações da Agência Brasil.
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