Estrutura que prevê
elevação de pista, marginais e alças de acesso será edificada na interseção da
estrada velha para Rio Bom e Rua Cristiano Kussmaul com o KM 237 da BR-376
(Rodovia do Café)
(Foto: Edson Denobi) |
O prefeito em
exercício Júnior da Femac vistoriou nesta quinta-feira (31/01) as obras de
duplicação dos 11,6 quilômetros do Contorno Sul de Apucarana. Acompanhado do
vereador Mauro Bertoli e do presidente do Distrito Industrial Sul, Adan
Lenharo, ele foi recebido pelos engenheiros da CCR Rodonorte, Luiz Carlos Fernandes
e Melissa Maronezi, que detalharam o projeto, com ênfase ao chamado viaduto da
estrada de Rio Bom, na interseção da Rua Cristiano Kussmaul com o KM 237 da
BR-376 (Rodovia do Café). “Vai ser uma obra de arquitetura muito interessante,
nos moldes da que está sendo executada no acesso ao município de Marilândia do
Sul. A pista será elevada para quem transita pelo contorno. Serão construídas
paredes com uma técnica chamada de terra armada, onde são usados blocos
pré-moldados de encaixe. Para quem vem pela rua Cristiano Kussmaul ou de Rio
Bom pela estrada velha, a passagem será por baixo da pista elevada, no mesmo
nível em que está atualmente”, explicou Júnior da Femac, prefeito em exercício.
O projeto do viaduto também prevê pistas
marginais e alças de acesso que vão garantir conversões com segurança, além de
prever todo o cuidado para o escoamento da água da chuva. “Para se ter a noção
da grandiosidade desta obra, pelo que os engenheiros nos informaram, será
necessária a movimentação de 70 mil metros cúbicos de terra, o que equivale a
cerca de 15 mil caminhões”, destacou Júnior, lembrando que a prefeitura vai
complementar a obra com investimentos na “Cristiano Kussmaul”, já temos projeto
aprovado e recursos garantidos junto ao Paranacidade, do Governo Ratinho Júnior,
para duplicar a rua Cristiano Kussmaul, que vai se tornar avenida e se tornará
em mais uma verdadeira entrada de Apucarana”, afirmou o prefeito.
Júnior também lembrou da luta da
administração municipal para não perder a duplicação. “Foi algo muito batalhado
pelo Beto Preto e por mim para que essa obra não saísse do cronograma e agora,
graças a todo este esforço político, estamos testemunhando essa obra belíssima
que resolve um conflito urbano desta região da cidade e beneficia industriais,
proprietários rurais, moradores de Apucarana e Rio Bom, bem como os usuários da
rodovia, que liga Curitiba a Maringá”, comemorou o prefeito em exercício. “O
Contorno Sul também está localizado em uma área estratégica de expansão da
cidade, que já vive um crescimento industrial e residencial”, pontuou Júnior.
O aspecto da segurança dos usuários também
foi destacado pelo presidente do Distrito Industrial Sul, Alan Lenharo. “Esse
cruzamento no KM 237 da BR-376 é um problema muito antigo. Está localizado em
uma curva, que possibilita pouca visibilidade aos motoristas, por isso muitos
acidentes graves já aconteceram aqui. Isso nos levou, inclusive, a criar uma
associação para dar mais força no pedido de providências, o que acontece agora
com essa grande estrutura atraída pela duplicação, que é o viaduto. Com certeza
motoristas e pedestres ganharão em segurança”, disse Lenharo.
Cessão
de área –
Durante a vistoria técnica, o prefeito em exercício Júnior da Femac destacou
ainda que todos os terrenos pertencentes ao patrimônio do município localizados
na área atingida pela duplicação serão cedidos com celeridade. “Recebemos esse
pleito da Rodonorte, que deve oficializar pedido em breve, mas já adiantamos
que no que depender da prefeitura todo esse trâmite de cessão será realizado
com a devida rapidez, como sempre foi dentro da gestão do prefeito Beto Preto.
Com relação às áreas de particulares, tenho a certeza de que os proprietários,
na maioria industriais, e por isso compreendem o valor e importância desta
duplicação, também vão dar sua parcela de contribuição para o desenvolvimento e
chegarão rapidamente a um bom termo com o DER, que é o órgão responsável pelas
desapropriações”, disse Júnior.
Duplicação
–
Iniciada no final do ano passado, as obras de duplicação do Contorno Sul de
Apucarana devem durar pelo menos mais um ano e meio. “Recebi a informação de
que os primeiros quatro quilômetros já estão praticamente prontos e devem ser
liberados para o tráfego dentro de três meses”, relatou Júnior da Femac. A
duplicação dos 11,6 quilômetros foi divido em etapas “A” e “B”. “A primeira é o
trecho em execução com início na altura do 10º BPM até o viaduto (Rua Cristiano
Kussmaul). Já o trecho “B” é do viaduto até o entroncamento próximo ao 30º
BIMec”, explica o prefeito. O investimento previsto é na ordem de R$70 milhões.
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