sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Prefeitura já reconstruiu 45 pontes na zona rural


Nesta quarta-feira (07/02) foi entregue mais uma na Estrada São Luiz, que irá contribuir no escoamento da atual safra de soja
(Foto: Profeta)
A ponte sobre o Rio Pinhal, na Estrada São Luiz, próximo da divisa entre Apucarana e Londrina, foi entregue nesta quarta-feira (06/02) pelo prefeito em exercício Junior das Femac e o secretário de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves, na presença de agricultores da região. “Por essa estrada e a nova ponte irão passar nas próximas semanas dezenas de caminhões transportando cerca de 100 mil sacas da atual safra de soja”, informa Junior da Femac, destacando a importância desta obra.
Conforme assinala o prefeito, a conservação das pontes na zona rural do município tem sido realizada constantemente. “Queremos que o produtor rural tenha total segurança ao passar por uma ponte em Apucarana, pois a prefeitura tem feito os investimentos necessários”, justifica Junior da Femac. Ele lembra que desde 2013, na gestão do prefeito Beto Preto, a situação geral das pontes na zona rural de Apucarana era muito precária.
“O trabalho foi muito difícil e realizado gradativamente. Hoje das 72 pontes existentes na zona rural do município, já reconstruímos um total de 45 pontes a um custo médio de R$ 6 mil cada uma, lembrando que em alguns casos tivemos a ajuda de agricultores com o fornecimento de toras para a base e até cascalho para o assentamento das cabeceiras”, relata o prefeito em exercício.
O secretário Jaime Gonçalves anuncia que, nesta sexta (8) equipe de servidores do Município inicia a reconstrução de mais uma ponte na estrada do Pinhalzinho, que liga a São Pedro do Taquara. “No nosso planejamento de obras, a próxima ponte a ser recuperada é a do Rio Raposa, na estrada da Maria Preta”, informa.
Junior da Femac ressalta que os investimentos na manutenção ou reconstrução de pontes é constante, principalmente no período de chuvas, quando a vazão dos rios aumenta e, às vezes, leva embora as estruturas de travessia. “Em alguns casos, contamos com a parceria dos agricultores. A prefeitura cede a mão-de-obra, os maquinários e o material. Mas também há ocasiões onde o produtor rural nos auxilia com a cessão da madeira, doando eucaliptos, por exemplo”, conta o prefeito, acrescentando que nas pontes que fazem divisa, existem parcerias com os municípios vizinhos.
AGRICULTURA – Ainda com relação às estradas e pontes, Junior da Femac reitera que a agricultura é prioridade para a prefeitura, principalmente pelo que representa para a nossa economia. “Prova disso são ações que mantemos de forma continuada, como o Programa Terra Forte, incentivo à avicultura e também com a distribuição freqüente de mudas de café”, argumenta.
Ele lembra que pelo potencial de Apucarana na agricultura, o município foi brindado recentemente com a abertura nacional da safra de soja, com as presenças da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do governador Ratinho Junior. “Vale ressaltar ainda que, atualmente, Apucarana compra 72% de toda a alimentação escolar da agricultura familiar”, assinala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário