Rodovia liga o Vale do Ivaí ao
Norte Pioneiro, fazendo a ligação de Londrina por Apucarana através da Estrada
Irineu Sachelli
Os
deputados estaduais Arilson Chiorato (PT), de Apucarana, e Tercílio Turini
(PPS), de Londrina, protocolaram nesta quarta (13) requerimento ao Governo
Estadual solicitando a retomada das discussões e análises sobre a construção da
Rodovia do Desenvolvimento.
O prefeito de Apucarana Sebastião Ferreira Martins Junior, o Junior da Femac,
esteve hoje na Assembleia Legislativa articulando a questão junto dos
deputados.
O projeto, que já vem sendo debatido por lideranças regionais há alguns anos, sugere a interligação da região Vale do Ivaí com o Norte Pioneiro. A proposta cria uma ligação direta entre os municípios de Apucarana e Londrina através da Estrada Irineu Sachelli, cortando o município de Londrina pelas já existentes Rodovia Álvaro Godoy e PR 445.
O projeto, que já vem sendo debatido por lideranças regionais há alguns anos, sugere a interligação da região Vale do Ivaí com o Norte Pioneiro. A proposta cria uma ligação direta entre os municípios de Apucarana e Londrina através da Estrada Irineu Sachelli, cortando o município de Londrina pelas já existentes Rodovia Álvaro Godoy e PR 445.
O deputado Arilson Chiorato destaca que este projeto é muito positivo para o
desenvolvimento de toda a região “A Rodovia do Desenvolvimento vai permitir que
o Vale do Ivaí, desde Ivaiporã, tenha ligação direta até a região Norte
Pioneiro, no município de Assaí, sem passar por nenhuma praça de pedágio”,
conta.
Para ele, outro ponto positivo é o fato de que esta via também desafoga o trânsito para aqueles que percorrem o trecho Londrina – Apucarana “Hoje, quem vai de Apucarana para Londrina, além de pagar pedágio, acaba precisando atravessar o município de Arapongas e enfrentando congestionamentos em horário de pico”, salienta.
Ainda segundo o deputado, o projeto não traz apenas uma nova via de logística, mas também contempla a todos os milhares de veículos que circulam pelas rodovias da região “Não apenas os caminhões e o setor de logística se beneficiam com isso. Afinal, a saúde, a educação, a segurança e nossos cidadãos também circulam por essas vias”.
Arilson conta que a viabilidade desta rodovia é incontestável “Atualmente para você percorrer esse trajeto, desde o município de Assaí, passando por Londrina até Apucarana vai trafegar pelo Anel de Integração, que além do alto preço do pedágio, também possui uma rota mais longa do que a que estamos propondo”, salienta.
A criação desta via também deve fortalecer o desenvolvimento regional e criar novas áreas de expansão econômica. Outro fator destacado por Chiorato é o de que a rodovia pode ser criada à partir de estradas vicinais, como a Irineu Sachelli “Temos estradas vicinais que fazem várias ligações entre os municípios da região. Podemos aproveitá-las, asfaltando e transformando em rodovia. Apenas a ligação entre Londrina e Apucarana já traria imensos benefícios para a região, tendo em vista que à partir de Apucarana é possível chegar aos municípios do Vale do Ivaí”.
Da Assessoria de Comunicação
Para ele, outro ponto positivo é o fato de que esta via também desafoga o trânsito para aqueles que percorrem o trecho Londrina – Apucarana “Hoje, quem vai de Apucarana para Londrina, além de pagar pedágio, acaba precisando atravessar o município de Arapongas e enfrentando congestionamentos em horário de pico”, salienta.
Ainda segundo o deputado, o projeto não traz apenas uma nova via de logística, mas também contempla a todos os milhares de veículos que circulam pelas rodovias da região “Não apenas os caminhões e o setor de logística se beneficiam com isso. Afinal, a saúde, a educação, a segurança e nossos cidadãos também circulam por essas vias”.
Arilson conta que a viabilidade desta rodovia é incontestável “Atualmente para você percorrer esse trajeto, desde o município de Assaí, passando por Londrina até Apucarana vai trafegar pelo Anel de Integração, que além do alto preço do pedágio, também possui uma rota mais longa do que a que estamos propondo”, salienta.
A criação desta via também deve fortalecer o desenvolvimento regional e criar novas áreas de expansão econômica. Outro fator destacado por Chiorato é o de que a rodovia pode ser criada à partir de estradas vicinais, como a Irineu Sachelli “Temos estradas vicinais que fazem várias ligações entre os municípios da região. Podemos aproveitá-las, asfaltando e transformando em rodovia. Apenas a ligação entre Londrina e Apucarana já traria imensos benefícios para a região, tendo em vista que à partir de Apucarana é possível chegar aos municípios do Vale do Ivaí”.
Da Assessoria de Comunicação
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